light sphere:
Tou de acordo k a normalização aumenta o nivel do ruido k se encontra no sample, até pela razão de k aumenta o nivel de todas as frekuencias, logo tb das do ruido k antes tinham um nivel tao baixo k nao se ouvia. Mas o problema e k o som k keres podia n se ouvir tb....logo n sera correcto chamar lhe apenas um calculo com perda de informação.
Agora, em termos práticos prefiro fazer um normalize a um pequeno sample k andar a comprimilo ou nao o usar so pa ser purista do audio, e nao deixar entrar um minimo de ruido na mistura. Perde se mto tempo e não sinto essa diferença compensada na kualidade de audio a nao ser k seja um sample mto grande.
E como a kestão é falta de nivel o melhor e arranjar samples bem feitos e puxar sempre o maximo k se puder sem distorcer logo na fonte.
Em relação á maior parte dos sons terem de ser clipados....pá...não é verdade. Clippar é introduzir distorção e isso só se aplica se kiseres um som distorcido. A distorção digital e madrasta e ouve se logo fria e dura (click). Os plugins k simulam distorção analógica (essa sim kentinha e boa) usam algoritmos pa simular o k se conhece dessa distorção analógica de maneira cientifica. Isto é, comprimem e criam harmónicos de frekÊncias altas.
Kuando falas em saturação analógica: tás a falar de emuladores software ou de máquinas analógicas "reais"?
Bota k chuta K aprender é k é bom (a seguir a )