Ya lightsphere, era mm isso k eu ia dizer! Leiam Bob Katz! Eu acho que a masterização é uma ciencia muito parecida com a alquimia. Não é para qualquer um... É muito dificil SABER masterizar a sério.
Ja agora vai ai mais uma dica que acho que ainda ninguém falou. Para quem já deu uns tokes nesse assunto chamado MASTERIZAÇAO, de certeza que ja teem alguns albuns de eleição, que estão espantosamente masterizados (parece ridiculo, mas no POP ha bons exemplos (o dinheiro conta muito, às vezes)).
Ouve alguns minutos desse teu album preferido, e volta à faixa que estás a masterizar, para comparar. Dá muito jeito!
Ah, e uma BOA ESCUTA é essenciaLISSIMO. Tenho uns Sony MDR-7509 HD, e fico sempre surpreendido com o resultado final que sai dp d qualquer masterização (agora).
E, já agora, convém ouvir o resultado final em várias escutas, estou mesmo a falar de radio do carro, aparelhagem caseira, PA, colunas d televisao. Se conseguires um bom resultado mediano em todas essas escutas, estás no bom caminho
E outra coisa: não se fiem só em software. O hardware é o maior segredo para uma boa masterização.
(não estou a dizer que hardware é melhor que software (em todos os aspectos). Acho que são coisas distintas, e não gosto muito de as comparar porque não faz muito sentido. É bom para umas cenas, é mau para outras...depende!)
Boas misturas...
Ah, e se eu só pudesse usar UM processador para masterizar, usaria um limitador de banda (tipo o L3 da waves, mas se calhar em hardware,lol).