ola, eu nem costumo escrever muito neste fórum, mas estou extremamente espantado com a resposta do Richard, pessoa que ah uns tempos atrás, criticou severamente o trabalho de alguns artistas "mainstream" mas que na verdade são excelentes músicos e com projectos fora da musica electrónica. Os meus parabéns pela tua evolução e pela consequente maturidade que demonstraste na tua resposta, seria fantástico se todos os produtores, djs e amantes da musica conseguissem distinguir um trabalho, de um musico, como tu o fizeste agora.
Concordo também com o que dizes da musica nocturna, ao ponto da qualidade ser tão fraca, que eu não percebo como alguém consegue ter coragem para toca-la seja em que P.A for. Deixo aqui também claro, que existe boa musica nocturna, com bastante qualidade, boa produção e ate bastante musical, mas infelizmente ainda abunda e muito a fraca produção deste estilo . Pessoalmente, eu nunca direi que sou adepto de full on, goa, dark, seja o que for, para mim eh musica, e a prioridade tem de ser a qualidade.
Quero também dizer que existe espaço para vários géneros musicais num só evento, e continuo sem perceber porque eh que em Portugal, o mainfloor de um evento eh composto apenas por artistas de dark/psy/goa/progressivo, quando existem tantos estilos que hoje em dia devem ser ouvidos, como eh o caso do electro, techno ,minimal, DnB, entre outros, e que certamente, se os promotores apostassem em diversidade musical em cada evento que fazem, isso iria trazer mais pessoas, de varias faixas etárias e de varias culturas. Porque eh disso que uma festa vive, o contacto com diferentes pessoas, o conhecimento e a descoberta. Não querendo parecer arrogante, acho que deveríamos olhar com mais atenção para os eventos que se fazem la fora, principalmente no sul da América, onde a diversidade musical eh imensa e o choque cultural eh um beneficio para o sucesso de cada evento, e trazer esse conceito para cá, temos todas as condições, temos os meios, só faltam mais pessoas que realmente sejam profissionais no que fazem.
Com isto já me alonguei bastante para o que queria dizer, de qualquer forma para rematar, quero deixar aqui um alerta para aqueles que apenas criticam um trabalho, sem avalia-lo como um todo, os artistas são como as outras pessoas, existem contas para pagar, material para comprar, despesas como qualquer cidadão também as tem, e se o caminho mais fácil para ter uma vida mais desafogada eh fazer um estilo mais comercial, eu não vejo nenhum mal nisso, ate porque, se não vendesse, certamente que "eles" não o fariam .
espero que entendam, que esta resposta baseia-se apenas numa opinião pessoal, escrevo apenas como amante da musica e não, com qualquer tipo de rotulo seja ele ..produtor,dj ou musico.
Abraços, João Marques