Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

Na noite do dia 27 para 28 de agosto, o planeta Marte vai estar a menos de 20 milhões de quilômetros da Terra, pela primeira vez em 73 mil anos, oferecendo assim uma oportunidade única de observação.

 

O planeta vermelho se afasta às vezes até 400 milhões de quilômetros, mas no próximo mês vai estar mais próximo, o que facilitará o exame de detalhes de sua superfície, inclusive com pequenos telescópios, segundo a revista "Céu e Espaço."

 

A última vez que a Terra e Marte estiveram tão próximos foi 73 mil anos atrás, em uma época na qual os primeiros homens modernos começavam a se aventurar fora do continente africano e onde, na Europa, apenas os homens de Neantherdal puderam observar um disco ocre muito grande no horizonte noturno.

 

O grande período de afastamento entre os dois planetas se deve principalmente à complexidade da mecânica celeste, mais precisamente às especificidades das órbitas de Marte e da Terra. Enquanto nosso planeta leva 365,25 dias para dar uma volta inteira ao sol, Marte precisa de duas vezes este tempo (686,98 dias) para fazer o mesmo. Sendo assim, os dois planetas só se encontram do mesmo lado do sol uma vez em 780 dias.

 

Entretanto, todos estes encontros celestes não são equivalentes devido a pequenas diferenças e, afinal de contas, apenas uma vez em cada 79 anos Marte e Terra se encontram na mesma posição.

 

O planeta vermelho já esteve outra vez tão perto da Terra no dia 22 de agosto de 1924, a cerca de 55,777 milhões de km, o que de qualquer maneira está muito longe da distância de 19,446 milhões de km que deve alcançar no dia 27 de agosto.

 

A observação não vai se limitar a este instante histórico já que agosto inteiro será o mês do planeta Marte. Ao direcionar os instrumentos para a constelação de Aquário --no começo de agosto ou nas últimas duas horas antes do final do mês-- bastará uma lente de 60 mm de abertura (um telescópio de 115 mm ou de 150 mm seria melhor) para fazer uma "viagem" inédita à Marte.

 

*noite deverá ser magica pelo que se pede um ceu limpo para observar :rolleyes:

Fui pesquisar sobre a hora de visualização e encontrei este artigo em:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia....Canal=undefined

 

 

Mensagem colocada a circular via e-mail

Informação sobre aproximação de Marte à Terra no dia 27 é falsa

18.08.2006 - 12h12 Lusa

 

 

O planeta Marte não vai estar visível e nem se encontrará à distância mínima da Terra no próximo dia 27, contrariamente ao que informa um e-mail que está a circular na Internet, esclareceu o Observatório Astronómico de Lisboa.

 

Uma mensagem anónima refere que o planeta Marte será o mais brilhante no céu nocturno, em Agosto, e que observado a olho nu poderá parecer tão grande como uma Lua cheia, especialmente no dia 27, altura em que vai estar mais próximo da Terra.

 

A mesma mensagem informa que este fenómeno será particularmente visível pelas 00h30 e que se vai repetir em 2287.

 

Segundo fonte do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta informação "é falsa" e tem gerado "alguma confusão". O Observatório esclarece que "Marte não se encontra à distância mínima da Terra", que "não se vê a olho nu do tamanho da Lua" e que nem tão-pouco é visível no céu.

 

As aparições mais favoráveis de Marte são raras devido, principalmente, à grande excentricidade da órbita, sendo que as maiores aproximações entre este planeta e a Terra ocorrem em intervalos de cerca de 15 anos, "ocasiões sempre aproveitadas pelos astrónomos".

 

Contudo, o valor dessa distância é variável e por vezes acontecem recordes, como sucedeu a 27 de Agosto de 2003.

 

No entanto, mesmo quando o disco de Marte aparece "em condições ideais", como naquela data, a olho nu este planeta aparece "apenas cerca de duas vezes o tamanho habitual", ou seja, "ao lado da Lua, Marte parece sempre uma simples estrela". Nessas condições, Marte "pode atingir um tamanho aparente que, com uma amplificação de apenas 75 vezes, aparece através do telescópio tão grande como a Lua a olho nu".

 

Mas nada disto acontece durante este mês de Agosto, uma vez que "Marte nem sequer se vê, pois está muito próximo do Sol", sendo a sua conjunção em Outubro.

 

Segundo o OAL, a informação contida no e-mail que agora circula pode ter por base a notícia do acontecimento de 27 de Agosto de 2003, uma vez que certas informações registadas na altura são as mesmas agora mencionadas.

A alegria é um tesouro k vale mais do que ouro

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    723
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!