Heidi Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 Recebi este texto há pouco e achei por bem partilhá-lo: Quando fui convidado para no início de ano escrever um artigo, recordei-me de um pequeno conselho que recebi do meu saudoso Avô: «Quando tiveres um limão, faz uma limonada». Este foi um conselho de um grande educador que eu recordo com muita saudade. Mas um tolo procede exactamente ao contrário. Se a vida lhe dá um limão, renuncia e diz: «Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte». Depois queixa-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade. Segundo o meu Avô, o homem refletido, porém, ao receber um limão, pensa: «Que lição posso tirar eu deste infortúnio? Como poderei melhorar a minha situação? Como poderei transformar este limão numa limonada?». Com o avançar dos anos, e alguma experiência que vou tendo de vida, verifico que uma das mais espantosas características da humanidade é «o seu poder para transformar em grandes os pequenos casos e insignificantes da vida». Recordo ainda a propósito, a minha estadia na Guiné quando cumpria o serviço militar obrigatório. Odiava o sítio. Causava-me repugnância. Nunca me sentira tão infeliz. Fazia um calor insuportável, no mato e em pequenas barracas, com alguns companheiros tão desanimados quanto eu, e indígenas com quem não se podia falar. A humidade do ar chegava a atingir 90%. Chuvas torrenciais, alimentos cheios de areia dos ventos que por vezes sopravam sem cessar! Sentia-me tão infeliz, com tanta pena de mim, que não resisti e escrevi a meus pais. Disse-lhes que ía renunciar a tudo aquilo e que a minha intenção era desertar. Que não podia suportar mais aquele inferno. Preferia viver numa prisão! Em resposta, meu pai enviou-me apenas dois versos que modificaram por completo a minha vida: Dois homens olharam através das grades da prisão: Um viu a lama, outro as estrelas. Li e reli esses versos, por várias vezes. Senti-me envergonhado. Até que resolvi descobrir o que havia de positivo na situação em que me encontrava. E, esforçar-me por olhar as estrelas. Passei a conviver com os nativos e surpreendeu-me as suas reacções: Quando lhes demonstrei interesse pela cerâmica e pelo que teciam, ofereceram-me algumas das suas peças mais apreciadas - peças que haviam negado vender a outros. Apreciei as formas fascinantes das árvores, admirei o crepúsculo daquelas paragens. O que foi que produziu essa surpreendente transformação? A Guiné não se transfomara! Os nativos tão pouco tinham mudado! Mas eu, sim, mudara a minha atitude mental. Transformei aquela horrível experiência numa das aventuras mais emocionantes da minha vida. Recordo ainda uma verdade antiga que os gregos ensinaram quinhentos anos antes de Cristo: «As melhores coisas são sempre as mais difíceis». No século XX, Harry Emerson Fosdick repetiu-a : «A felicidade não é um prazer; é em grande parte uma vitória». Uma vitória que advém de uma sensação de êxito, de triunfo, tal como transformar limões em limonadas. «Nada, senão o instante, me conhece...» Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 «As melhores coisas são sempre as mais difíceis». No século XX, Harry Emerson Fosdick repetiu-a : «A felicidade não é um prazer; é em grande parte uma vitória». Uma vitória que advém de uma sensação de êxito, de triunfo, tal como transformar limões em limonadas. I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aerogel Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 Adorei este texto... e tenho a certeza que vou ter uma melhor visão das coisas a partir de agora... todos estes pequenos fragmentos me ajudam a perceber o lado bom das coisas, mesmo quando pequenas e supostamente, insignificantes... É bem possível ficar "colado" a qualquer objecto simples durante "horas", mesmo sem recorrer a drogas... Quantas vezes fico a olhar para um nó na madeira, para uma cadeira, para um risco na parece... como se estivesse em acido... e sem ter metido nada... É a vida... hehehe, a minha, pelo menos! Alguem partilha? Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda... E que rica prenda! In the 60's people took acid to make the world weird. Now the world is weird and people take prozac to make it normal. Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões. Ignorando activamente: 9 users! Link to comment Share on other sites More sharing options...
floating machine Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 Aerogel, lá por não teres metido nada não quer dizer q não estejas ainda em efeito d ácido... isso ainda demora a passar -_- mas concordo perfeitamente ctg e tb m acontece mtas vezes... como ainda agora disseste no outro tópico, "Afinal de contas... o que é a realidade? Pode ser o que eu quiser... basta para isso, acreditar..." tb acredito q o mundo é tal qual como o pintamos... só é pena é ainda não conseguir pinta-lo sempre da maneira mais bela... ainda m deixo abater por certas contrariedades... mas ainda sou novinho, c muito para aprender... e c a ajuda d amigos como vocês hei-d lá chegar certamente tb gostei mto deste texto hestya... grazie -«««dub your floating mind »»»- https://floatingmachine1.bandcamp.com/ https://www.facebook.com/floatingmachinesounddesign/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Oink Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 A minha interpretação deste texto é um pouco diferente das k li por aki... Faz-me lembrar aquela frase: É preciso muito caos interior para parir uma estrela que dança... Eu sou shanti e jogo Mafia Wars Link to comment Share on other sites More sharing options...
Heidi Posted November 26, 2004 Author Share Posted November 26, 2004 Quantas vezes fico a olhar para um nó na madeira, para uma cadeira, para um risco na parece... como se estivesse em acido... e sem ter metido nada... É a vida... hehehe, a minha, pelo menos! Alguem partilha? Atão não amigo? Acontece-me também estar sóbria e ficar ali «paradona» a fixar algo, a distinguir as rugas, a textura, as cores... como que se a tentar ver mais do que normalmente vejo, e na prática é mesmo isso, se nos alhearmos um pouco dos stresses do dia a dia, das ideias pré-concebidas, conseguimos discernir muito mais além e ter uma perspectiva bem mais animadora das coisas! «Nada, senão o instante, me conhece...» Link to comment Share on other sites More sharing options...
WhyNauthy Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 tb gostei mt deste texto!!!! Aerogel eu sou mt observador, e digo-te uma coisa...pareçe k estou sp em acido :suprised: :Lolol: :hammer: http://zallux.hi5.com ============================U ==========================N =========================i ==========================T =========================Y "...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..." MENOG'S Web Page online now Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 Dois homens olharam através das grades da prisão:Um viu a lama, outro as estrelas. Gostei bastante do texto e realmente ha coisas que lemos que nos fazem mudar a maneira de olhar para a vida, esta frase para mim é a pura realidade, cada um vê as coisas à sua maneira e a realidade é o que cada um de nós quiser. (será que nenhum deles via as grades?! ) tb acredito q o mundo é tal qual como o pintamos... só é pena é ainda não conseguir pinta-lo sempre da maneira mais bela... Amigo as tintas tao caras Qt a ficar especado a olhar para uma coisa...hoje fiquei 15m a olhar para um monte de roupa passada que tava na minha cama.. :hammer: "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
MacIntoxico Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 Não é a isso k alguns chamam de meditação ........ ???? "A verdade é única, embora os sábios a conheçam como muitas." Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted November 26, 2004 Share Posted November 26, 2004 eu chamo lhe anhanço... "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
LoBobueMaU Posted November 27, 2004 Share Posted November 27, 2004 LoOoll muito bom.. hestya adorei, vou colar essa frase para não esquecer.. Muito bom a vida leva uma voltaaaa.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
LoBobueMaU Posted November 27, 2004 Share Posted November 27, 2004 Recordo-me de muita gente dizer que gostaria de ir à Indía, sei que muitas influências e pensamentos estão presentes: Goa, hinduísmo, budismo, todo aquela mescla de gente no rio, cor por todo lado, os camiões decorados, os valores espirítuais que transparecem uma harmonia. Mas será isso o que nos leva a fazer a viagem? Acontece com frequência fazer uma viagem e tudo é giro, tudo é bom, as coisas são todas maravilhosas, isto porque a nossa disposição é de aventura e de descoberta. Talvez a nossa goa ou o nosso espírito de viagem possa estar presente no dia-a-dia. Pelo menos na tribe elastik está cá esse pensamento de olhar para as estrelas e não para a lama. Por isso vou deixar uma sugestão, um pensamento a praça do rossio está toda decorada com luzes, é um espaço que não é muito vivído á noite, aquela praça enorme com aquele espírito de memórias passados, ali á espera que o preencham com vida, com uma festaaaaa, isso era linduuu. :hammer: a vida leva uma voltaaaa.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ganeisha Posted November 27, 2004 Share Posted November 27, 2004 Este texto está lindo Cris. A primeira vez que o li li-o logo em voz alta, até soa melhor aos ouvidos É realmente uma grande caracteristica de muitos seres humanos, ver só o lado mau das coisas, quando há tantas coisas boas que podem advir de situações más. Aprendemos muito com elas DJ Ganeisha Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lunatika Posted July 24, 2006 Share Posted July 24, 2006 Se tiveres um limao, faz uma limonada. Se tiveres um porco, faz porcaria. Se tiveres um macaco, faz macadas. (desculpem nem li o topico, so vi o titulo.) Link to comment Share on other sites More sharing options...
gypsia Posted August 23, 2006 Share Posted August 23, 2006 se não tiveres um limão... vai cravar ao vizinho. tou a curtir. o texto está lindo. é sempre bom ver o lado positivo das coisas. quem inventou a distância não sabia o que era a saudade Link to comment Share on other sites More sharing options...
Heidi Posted August 23, 2006 Author Share Posted August 23, 2006 Este foi um conselho de um grande educador que eu recordo com muita saudade. Mas um tolo procede exactamente ao contrário. Se a vida lhe dá um limão, renuncia e diz: «Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte». Depois queixa-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade. Como eu hoje depois de ser multada... às vezes completamente shame on me, quando tenho estes ataques de desespero e auto-piedade... O que vale é que normalmente depois de um belo pranto, tudo se resolve e volto a descomprimir. Gypsia obrigada por andares a remexer no sótão do Elastik, já nem me lembrava deste texto... «Nada, senão o instante, me conhece...» Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now