Jump to content
  • Create New...

Recommended Posts

Este cogumelo, muito apreciado por muita boa gente, incluindo eu :D existe á nossa volta um pouco por todo lado. Aqui vão algumas dicas.... para informar ehehe

Nome Científico - Amanita muscaria

Nome Vulgar - Mata-moscas ou Amanita

Habitat - Presente em quase todos os tipos de bosques de folhosas e florestas de resinosas, denotando preferência por solos ácidos. Bastante comum em zonas de média montanha, mais rara nas zonas mais baixas.

Descrição - Fungo que apresenta um chapéu de 10-20cm, globoso quando jovem, adquirindo gradualmente uma forma convexa e finalmente quase plana. Cutícula húmida, brilhante, de cor vermelho vivo, laranja-avermelhado ou laranja--amarelado, facilmente destacável do chapéu, coberta por escamas pequenas, brancas ou amareladas, dispostas concentricamente e que se desprendem com facilidade. Margem plana a ligeiramente convoluta, inteira a algo estriada. Lâminas livres, numerosas e apertadas, de coloração esbranquiçada ou tenuemente amarelada. Esporada de cor branca. Pé cilíndrico, largo, branco, bolboso, com a superfície um pouco flocosa, que se desprende facilmente do chapéu. Anel presente, apical, membranoso, amplo, branco, ornamentado com escamas brancas a amareladas. Volva presente, aderida, formada por várias camadas de escamas com disposição concêntrica e justapostas na base do pé e de cor branca. Carne compacta, branca, excepto por debaixo da cutícula onde se apresenta com tons mais ou menos alaranjados. Odor e sabor suaves.

Toxixidade - Cogumelo não comestível, tóxico mas não mortal como, erradamente, se crê. Apresenta propriedades alucinogénicas ou psicotrópicas :blink: que se devem à presença de muscinol e ácido iboténico na sua constituição. Os sintomas deste tipo de intoxicações são semelhantes ao de uma intoxicação alcoólica: confusão, dificuldades na fala e visão, agitação, euforia, indiferença, terminando com um sono de 10 a 15 horas -_- . É confundido, muitas vezes, com Amanita caesarea, um dos melhores cogumelos comestíveis. Esta confusão ocorre com exemplares de ambas as espécies muito jovens ou muito velhos. No entanto, Amanita caesarea distingue-se com relativa facilidade pela sua volva saciforme (em forma de saco) e pelos tons amarelo-ouro das lâminas e do pé.

Um conselho... válido para todos os k experimentam coisas novas... façam-no sp acompanhados.

Abraços alucinados

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

Have FUN!

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/7552-amanita-muscaria/

• Administrador

És capaz de ter bem razao.... e o velho feiticeiro e o gato Israel davam bem neles...

Os malandros...

Um gajo era puto nesses tempos e não se apercebia das coisas mas agora tudo começa a fazer sentido...

Os estumpfes eram dealers. Tal como se pode observar pela imagem....eles com os cogumelos na mão para fazerem mais umas 'poçoes mágicas'.... á pois...

És capaz de ter bem razao.... e o velho feiticeiro e o gato Israel davam bem neles...

Os malandros...

Um gajo era puto nesses tempos e não se apercebia das coisas mas agora tudo começa a fazer sentido...

Os estumpfes eram dealers. Tal como se pode observar pela imagem....eles com os cogumelos na mão para fazerem mais umas 'poçoes mágicas'.... á pois...

;) É, não é? Se fosse nos dias de hoje era logo literatura proibida!

então e a lagarta na alice no pais das maravilhas??

alias esse conto é uma clara alusão ao consumo de cogumelos :umnik2:

(Gandhi)

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

Have FUN!

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

então e a lagarta na alice no pais das maravilhas??

alias esse conto é uma clara alusão ao consumo de cogumelos :umnik2:

Na passagem de ano tb fiz chá e tive de mudar rapidamente de técnica...

Muito fraquitos :ph34r:

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Já experimentei desses cogumelos, meti uns 5 cogumelos e não me bateu nadinha ... tava muita bezano mas de certeza que a moca dos shrooms se iria sobrepor à do alcool :S

o problema não é o alcool...

o problema é a qualidade dos cogumelos em circulação.

nem td o que aparece por ai é real

(Gandhi)

(Karen Blixen)

Have FUN!

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

Ouvi falar aqui à uns anos de grandes peregrinações aos Alpes na Suíça em busca dos ditos.

:D vamos todos em excursão até á suiça entao (ouvi dizer k por esta altura á umas festinhas á maneira por la) e trazemos um carregamento po ppl todo?

k dizem?? ^_^

já dizia a minha avó: O QUE É NACIONAL É BOM....

(Gandhi)

(Karen Blixen)

Have FUN!

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

não será antes latitude ??;)

Acho que deve ser um pouco uma mistura de altitude e latitude...;)

ps: quando tiver com mais disposição digitalizo umas fotos de uns, tiradas no alto alentejo....neste sitio eles nascem em simbiose com as raizes das estevas

Random Mode @ Beatport

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Na zona do piodão/arganil encontram-se literalmente ao pontapé..

Vou ver se acho uma foto lá pa casa de um em que tropeçei :)

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Agora fizeste-me lembrar uma cena curiosa que ouvi acerca dos amanitas....que podes "beber o teu mijo" que a substancia activa não é transformada pelo corpo isto é....nunca se perde a substancia depois de ingerida....alguem confirma?

Random Mode @ Beatport

:blink::blink::blink::blink::blink: +

And over and over again...

Txiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... quando arranjar os melos ideais compro logo uma arrastadeira :lol:

Fizeste-me lembrar a cena com a piada.....mas eu captei de outra forma, tipo os cogumelos do alentejo é como a cerveja, bebes pra mijar (em certos casos...há dias que bate mais)....é que pelo que dizem eles não batem mesmo quase nada

Random Mode @ Beatport

A Amanita muscária é um cogumelo enteógeno, que proporciona visões e introvisões de profundo significado. Alguns pesquisadores acreditam que ele é o soma, dos Vedas (a mais antiga literatura sagrada da humanidade). Essa planta contém elementos que permanecem intactos em sua passagem pelo organismo, por isso os xamãs siberianos guardavam e consumiam a própria urina para ser bebida no inverno, quando não havia o cogumelo.

:) não eram os guerreiros mas sim os xãmas mas... ya!! :D:D

(Gandhi)

(Karen Blixen)

Have FUN!

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Member Statistics

4,907
    Total Members
    653
    Most Online