Prótese Posted January 5, 2011 Share Posted January 5, 2011 Outra coisa que é um disparate pegado é a tua última frase. Alguns dos fármacos mais extensivamente estudados pelo Homem, desde a sua descoberta até aos dias de hoje, encontram-se na tabela I dos EU. A maioria sim, mas muitas das substancias, precisamente por estarem classificadas dessa maneira, nao podem ser estudadas livremente de um modo saudavel e proveitoso para o ser humano, pois nao servem os "propositos" da DEA no que toca a substancias psicoactivas. Acho que era esse o aspecto a que o Free Too se estava a referir. Como disseste no outro topico e bem, o LSD eh das subtancias ilegais mais estudadas da historia, mas nem por isso compreendemos ainda o seu total potencial, precisamente por os estudos e as experiencias controladas nos seres humanos terem sido praticamente proibidas desde os anos 70. Mesmo os beneficios da Cannabis apenas vao saindo a conta gotas (e cada vez sao mais) precisamente por ser uma substancia proibida e como tal nao disponivel para investigacao privada. O facto de serem substancias estudadas nao significa que o tenham sido da forma mais eficaz e vantajosa para todos nos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dr Faguntes Posted January 5, 2011 Share Posted January 5, 2011 Estás equivocado em duas coisas: onde escreveste DEA (Drug Enforcement Admin), devias querer referir-te à FDA (Food and Drugs Admin) que é a entidade reguladora. A outra é que nunca na História se realizaram tantos estudos sobre tantos fármacos psicoactivos como nos dias de hoje: http://www.maps.org/research/ Esqueceste que a FDA tem poder nos EU. Quando a Europa decidiu voltar a investigar em força o potencial do LSD ou do MDMA, principalmente através de iniciativas em países como a Suiça, Holanda ou até a nossa vizinha Espanha, eles não podiam ficar para trás. Por isso é que actualmente a Harvard Medical School é um dos centros mais activos com mais estudos a decorrer. On 03/05/2012 at 15:55, spock said: Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Prótese Posted January 5, 2011 Share Posted January 5, 2011 Exacto, FDA e nao DEA. Eu sei que hoje decorrem muitos estudos, até costumo visitar o site do MAPS frequentemente, mas a questão que eu estava a levantar, e penso que também o Free Too, é a de que a legislação actual não ajuda nada a que se investiguem as substâncias psicoactivas com a atenção e dedicação que nos merecem. Penso que também estás de acordo com isto, por muito que se investigue e estude estas substâncias os resultados e o impacto dessas investigações estão sempre condicionadas pela legislação actual. Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A legislação actual é um entrave à evolução e à aplicação destes estudos, basicamente é isso que estamos a dizer. Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 5, 2011 Share Posted January 5, 2011 Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A experiência que tive com anti-depressivos levou-me a crer que são drogas com um propósito bem específico e algo mal estudas .. foi a experiência mais perigosa que tive até hoje a nível de dependência física. Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreeTo Posted January 6, 2011 Share Posted January 6, 2011 Exacto, FDA e nao DEA. Eu sei que hoje decorrem muitos estudos, até costumo visitar o site do MAPS frequentemente, mas a questão que eu estava a levantar, e penso que também o Free Too, é a de que a legislação actual não ajuda nada a que se investiguem as substâncias psicoactivas com a atenção e dedicação que nos merecem. Penso que também estás de acordo com isto, por muito que se investigue e estude estas substâncias os resultados e o impacto dessas investigações estão sempre condicionadas pela legislação actual. Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A legislação actual é um entrave à evolução e à aplicação destes estudos, basicamente é isso que estamos a dizer. Tal e qual, ou pelo menos tinha essa ideia, nao vou duvidar do fagundes pq tambem nao ando tao a par do cenario academico/cientifico, mas agarrando no exemplo da erva, se nao saissem apenas os resultados que lhes interessam, acho que basicamente toda a humanidade ja estaria a usufruir muito mais do seu potencial medicinal e industrial. Fagundes, quanto ao Big Bang foi um exemplo meramente retorico, a primeira coisa que me veio a cabeça, mas tal como disseste, essa era apenas a teoria tomada como certa ate aparecerem novas alternativas, ha certos campos da ciencia em que não se consegue ser completamente objectivo =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
FreeTo Posted January 6, 2011 Share Posted January 6, 2011 Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A experiência que tive com anti-depressivos levou-me a crer que são drogas com um propósito bem específico e algo mal estudas .. foi a experiência mais perigosa que tive até hoje a nível de dependência física. pois isso vai um bocado de encontro a conversa, acredito que bastante que grande parte dos beneficios destas substancias nao sai pra fora, e ja vi a ayauhaska a curar vicios, dores de cabeça cronicas, depressoes, etc etc (isto nao eh novidade nenhuma) tal como outras substancias consideradas ilegais. especula-se que ja existam formas rapidas e indolores de curar cancro por ex, e por algum motivo estas substancias sao ilegais e as pessoas ficam dependentes de anti depressivos ou destroem o seu sistema imunitario com quimio-terapias e coisas do genero. Este tipo de abordagem sobre doença/cura nao convem as industrias farmaceuticas, este tipo de substancias oferecem curas muito mais rapidas, muito menos indolores, ou seja sao menos vezes que os potenciais consumidores vao tomar a dita "medicina", e nao tem que tomar mais 20 medicamentos por causa dos efeitos secundarios, nao causam o mesmo tipo de adicção, etc etc Conclusao: talvez o problema nao seja saber-se pouco sobre as substancias, mas sim essa informaçao não sair ca pra fora porque os resultados sao estupidamente positivos comparando com qualquer farmaco legal. E tambem basta experimentares os efeitos por ti mesmo para te renderes a conclusoes que apesar de serem dificil de explicar cientificamente, sao bastante obvias... =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
yoda Posted January 6, 2011 Share Posted January 6, 2011 As ditas drogas legais não têm o peso que as ditas ilegais têm, não existe tanta relutância por parte das pessoas em tomá-las e muitas vezes nem sequer se informam pela acreditação que a medicina tem. Tive o cuidado, antes de começar a tomar os anti-depressivos, de ler a informação que vinha com aquilo, e que indicava que era perigoso usar durante mais que mês e meio por risco de dependência física. Nem quem me receitou aquilo me foi capaz de informar sobre isto. Ao fim de 2 semanas a tomar diariamente como recomendado (não muito diferente da keta), começei a sentir tremores e sintomas de dependência ao fim de algumas horas sem tomar, e foi direito para o lixo. Resultado : acabei por ficar bem dias depois. Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted June 29, 2011 Author Share Posted June 29, 2011 "Metamorphosis" Um novo documentário sobre os Rituais Amazónicos da Ayahuasca! Ainda assim fica a uma grande distância do "Other Worlds" mas vale bem a pena. Aqui fica um cheirinho! http://www.youtube.com/watch?v=lps8jbw2LTo Tou a fazer upload, quem ainda não tiver o doc e o quiser, nos próximos 15 dias que me mande o mail por pm. "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted June 29, 2011 Share Posted June 29, 2011 Ainda hoje estive a rever o Metamorphosis, e fica evidente que cada tradição xamânica trabalha a Planta de forma diferente, e não estou a falar das doses ou das receitas de confeção mas da forma de explorar os Icaros e as cerimónias em si. por outro lado e mesmo dentro de tradições semelhantes as coisas variam de xamã para xamã. "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted June 29, 2011 Share Posted June 29, 2011 Ainda não, mas para ser sincero apesar de me despertar o interese não sou muito de leituras, vejo mal ao perto e a vista cansa-me rápidamente. Ainda há pouco tempo estive com ele na mão, curiosamente (ou talvez não) numa cerimónia com outra planta mágica, o Peyote Há tanto para falar sobre a Ayahuasca... Martim, ja leste isto? Eh de um antropologo que estava a fazer um estudo sobre o consumo de alucinogenios nas tribos da bacia Amazonica, em particular a Ayahuasca, e encontrou serias correspondencias entre aquilo que os Xamas veem nas suas visoes e aquilo que sabemos sobre o DNA de todos os seres vivos da Terra. Se leste gostava de ouvir a tua opiniao, se ainda nao leste recomendo que o facas pois esta muito bem escrito e documentado. "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted June 30, 2011 Author Share Posted June 30, 2011 Empresto-to quando ele voltar de Inglaterra, foi lá passar umas férias. Também revi o metamorphosis ontem e concordo contigo, pelo que tenho visto e lido há muitas formas diferentes de guiar o ritual. Ainda que essas formas diferentes estejam relacionadas com a personalidade de cada xamã acho que o fim acaba por ser o mesmo. Mas acredito que consigas explorar e chegar a sítios diferentes dependendo de quem guia o ritual. Ainda não, mas para ser sincero apesar de me despertar o interese não sou muito de leituras, vejo mal ao perto e a vista cansa-me rápidamente. Ainda há pouco tempo estive com ele na mão, curiosamente (ou talvez não) numa cerimónia com outra planta mágica, o Peyote Há tanto para falar sobre a Ayahuasca... Martim, ja leste isto? Eh de um antropologo que estava a fazer um estudo sobre o consumo de alucinogenios nas tribos da bacia Amazonica, em particular a Ayahuasca, e encontrou serias correspondencias entre aquilo que os Xamas veem nas suas visoes e aquilo que sabemos sobre o DNA de todos os seres vivos da Terra. Se leste gostava de ouvir a tua opiniao, se ainda nao leste recomendo que o facas pois esta muito bem escrito e documentado. "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Prótese Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Adorei esse livro, tenho outro do do Jeremy na lista para comprar, acho que ele tem ideias muito interessantes e expoe-as de uma forma muito clara. Gostava mesmo de experenciar uma sessao de Ayahuasca mas de momento nao estou a ver de que forma isso podera acontecer. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Gostava mesmo de experenciar uma sessao de Ayahuasca mas de momento nao estou a ver de que forma isso podera acontecer. Why is that? "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
Prótese Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Tipo... onde? Nao que tenha procurado, mas de momento estou a viver no UK e nao tenho conhecimento de nenhum xama que organize sessoes por aqui. Ir a America do Sul tambem nao esta nos meus planos para ja, fazer a mistela em casa e experimentar sozinho nao me parece aconselhavel e tambem nao sera a experiencia que procuro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 O que não falta são organizações no UK que fazem cerimónias. Mas se não procuraste é porque realmente (ainda) não queres, certo? A Ayahuasca torna-se realmente interessante quando a febre da curiosidade psicadélica é ultrapassada, com duas ou três sessões a coisa começa a ir a sítios realmente importantes. PS: Há aí dois meninos que me acompanharam na ultima vez, vá descozam-se, bem sei que só fizeram uma mas há que começar pelo principio. "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
spinoff Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Tb gostaria de um dia ter uma experiência com Ayahuasca.... Já vi documentários e li alguns livros acerca de pessoas (estudiosos ou apenas curiosos) que viveram certas experiencias, que ainda hoje me fascinam e causam aquela curiosidade para experimentar.... Talvez um dia se venha a concretizar.... Palavra de Xamã! Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted June 30, 2011 Author Share Posted June 30, 2011 Eu gosto de começar pelo principio, posso partilhar a experiência mas mais logo que agora não tenho tempo. Mas devo dizer que não fui com "a febre da curiosidade psicadélica", os meus objectivos eram outros. "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
spinoff Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Claro ke a minha curiosidade não é pela mera "sensação psicadélica" mas sim pela experimentação do ke ela é na realidade.... Sei ke me é dificil explicar o porquê concreto, mas como ser curioso que sou, gosto de procurar novas experiencias no sentido de me conhecer melhor a mim e as diferentes realidades que nos rodeiam. Admito que sou um pouco céptico em relação aquilo que nao vivenciei.... mas até hoje tive oportunidade procurar e explorar, ao ponto de dizer que experienciei e senti coisas para lá desse meu cepticismo, que me abriu portas para outros patamares e conhecimentos, que até então refutava.... ignorantemente! Mas só através da experiencia o ser humano consegue calar a sua "ansia interior" pela busca de algo que preencha as suas duvidas e questões...às quais não existem respostas plausiveis! Sinto que esse é meu caminho....e só me sentirei satisfeito se o concretizar! Até lá, a busca continua! Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Eu fui e só à 3ª é que me vi livre dela! Eu gosto de começar pelo principio, posso partilhar a experiência mas mais logo que agora não tenho tempo. Mas devo dizer que não fui com "a febre da curiosidade psicadélica", os meus objectivos eram outros. "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
Köp ett liv Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 Ainda á dias tive a ver um documentario sobre isto.. se ja viram, ignorem http://www.youtube.com/watch?v=Ca1TGqODjzM “Though the modern world may know a million secrets, the ancient world knew one - and that one was greater than the million; for the million secrets breed death, disaster, sorrow, selfishness, lust, and avarice, but the one secret confers life, light, and truth.” Link to comment Share on other sites More sharing options...
Prótese Posted June 30, 2011 Share Posted June 30, 2011 O que não falta são organizações no UK que fazem cerimónias. Mas se não procuraste é porque realmente (ainda) não queres, certo? A Ayahuasca torna-se realmente interessante quando a febre da curiosidade psicadélica é ultrapassada, com duas ou três sessões a coisa começa a ir a sítios realmente importantes. PS: Há aí dois meninos que me acompanharam na ultima vez, vá descozam-se, bem sei que só fizeram uma mas há que começar pelo principio. Sim, nunca procurei, e embora seja algo que me fascina acaba por não estar de momento dentro das minhas prioridades. Visto dessa perspectiva tens razão quando dizes que não quero, se quisesse AGORA ia à procura, quem tem boca vai a Roma. Mas gostava de ter alguma informação acerca do que se passa aqui no uk, se souberes de alguma coisa sou todo ouvidos. Percebo o que queres dizer quando falas em "curiosidade psicadélica" mas não sei se é esse o termo que define o meu interesse na experiência, a minha curiosidade é a mesma curiosidade que me faz levantar da cama todos os dias, a minha noção de "experienciar a realidade" não se resume aos estados alterados de consciência, o "momento" está sempre presente, ainda que devido às rotinas diárias seja obrigatório adormecer o animal. A ideia que eu tenho da experiência em si, e também por aquilo que li no teu relato e no de outros, é que é um frente a frente contigo mesmo (ou com a tua concepção de ti) e com a realidade a um nível demasiado profundo para eu aqui conseguir descrever, e se por exemplo com LSD a experiência consegue ser bastante profunda e substancial, com a ayahuasca deve ser algo que de momento apenas consigo tentar imaginar. Gostava de ir até esse ponto. Não sinto receio e acho que já estou preparado para isso à bastante tempo. Mas sendo sincero se calhar tens mesmo razão e é algo que inconscientemente não tenho querido mesmo procurar fazer. A nível pessoal, e sem me querer justificar de forma alguma, sabes que a vida prega partidas e às vezes temos de fazer escolhas que implicam definir prioridades, e isso acaba sempre por deixar para segundo plano coisas que antes tinham maior importância. Como já deves ter percebido estou a falar de mulheres. DMT sempre foi a minha pedra no sapato, a chave daquela portinha especial com a qual nunca tive o prazer de me cruzar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
M&Ms Posted July 1, 2011 Share Posted July 1, 2011 Sim quando falava de curiosidade psicadélica falava por mim, não tive a intenção de generalizar Na minha opinião e por aquilo que tenho sentido durante as sessões posso dizer que as possibilidades são infinitas, isto porque a informação pode chegar de acordo ao que precises mas também ao que tenhas curiosidade em saber, é difícil explicar bem, mas as cerimónias (por vezes) são bastante navegáveis e a tua intervenção pode ser (e talvez deva) decisiva. Esta intervenção é estar ligado ao que se está a fazer e aproveitar as nuances do trabalho da planta, é algo que se aprende mas muito através da intuição e da sensibilidade do momento. Esta intervenção vai de acordo com o sistema de crenças de cada um, para alguma pessoas será espiritual, para outras psicológica ou emocionais, para mim todas elas podem ser encontradas e instrumentalizadas para qualquer direcção e situação. Cada viajem é bastante diferente, mas o que aconselho é fazerem-se várias seguidas e de preferência num sitio retirado, para que todas os nossos "corpos" possam estar presentes no momento e desligados do exterior. Um dos elementos mais importantes nas sessões é a musica, isto para além dos Icaros, mas lá está depende de xamã para Xamã. A ver se reuno esses contactos no Uk e te mando isso em breve, mas eu arranjei-os no google e com alguma paciência "INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now