Pype Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Natascha Kampusch, a jovem que esteve sequestrada durante mais de oito anos, foi apresentada em Julho a um amigo e colega do sequestrador, adianta o jornal El Mundo esta quarta-feira, citando a imprensa austríaca. O indivíduo, chamado Ernst Holzapfel só se apercebeu agora que a jovem que conheceu é Natascha Kampusch e está em estado de choque. Quando o sequestrador e técnico de electricidade foi visitar o amigo, gerente de uma empresa construção, veio acompanhado de Natascha, agora com 18 anos. «Quando abri a porta, apresentou-me uma jovem mulher como uma conhecida sem referir o nome dela», explicou Ernst Holzapfel aos jornalistas austríacos. «Ela disse «bom dia» de uma forma simpática. Natascha parecia estar contente, feliz. Eu fiquei muito surpreendido, sem saber se se tratava de uma namorada ou apenas de uma conhecida. Naturalmente que nesse momento não sabia que era Natascha Kampusch», afirmou. Ernst Holapfel explicou que nos últimos oito anos foi a casa de Wolfgang Priklopil algumas vezes e que nunca suspeitou de nada. Sequestrador telefonou a pedir ajuda No dia em que Natascha Kampusch fugiu, o sequestrador telefonou a Ernst Holzapfel a pedir ajudar. Umas horas depois Wolgang Priklopil suicidou-se. O raptor explicou-lhe que estava num centro comercial e disse: «Por favor, vem buscar-me. É uma emergência. Vem, por favor, imediatamente». Ernst Holzapfel foi buscá-lo e o sequestrador disse que estava a fugir do controlo policial porque tinha bebido álcool. Umas horas depois, Ernst Holzapfel recebeu uma chamada da polícia para ir identificar o corpo do amigo. Interrogatório em local secreto Entretanto, os investigadores austríacos deverão continuar a interrogar Natascha Kampusch esta quarta-feira em local secreto. O interrogatório deverá centrar-se no que terá acontecido no dia 2 de Março de 1998, dia em que Natascha Kampusch foi raptada a caminha da escola, adiantaram as autoridades austríacas à agência Áustria Press Agency. Um dos inspectores austríacos frisou esta terça-feira que a polícia fará tudo para respeitar a privacidade de Natascha Kampusch e que disse que as declarações que a jovem fará à polícia não serão divulgadas à imprensa em grande detalhe. Natascha quer estudar O advogado de Natascha Kampusch, Günter Harrich, divulgou que a jovem quer estudar e ter uma formação profissional. Relações sexuais entre a jovem e o sequestrador A polícia austríaca divulgou à imprensa que Natascha Kampusch tinha referido ter havido «contacto sexual» entre ela e o sequestrador. As autoridades adiantaram ainda que não era claro se esse contacto tinha sido forçado. No entanto, a jovem, na única declaração escrita que fez à imprensa não refere qualquer relacionamento sexual Admiro profundamente a coragem desta menina. A esperança que viveu dentro dela durante 8 anos! Concerteza q sera dificil voltar a viver normalmente neste mundo... mas a coragem q demonstrou ter nao deverá desistir facilmente! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Muito sinceramente não sei o que pensar no meio disto tudo Eu não consigo ver uma criança a conseguir fingir e estar bem....desejar bom dia, cumprimentar amigos, estar em sítios públicos, durante anos e anos, sem nunca ter tentado fugir...juro que me faz muita confusão esta história toda! Uma criança, normalmente, não quererá ter qualquer tipo de relação sexual, com um adulto, ainda por cima que a raptou!!! Faz-me confusão...que ela tenha sido abusada desta maneira, vi na Tv o buraco onde ela estava enfiada e até me vieram quase as lágrimas aos olhos...não me cabe na cabeça o que terá feito esta menina acompanhar este homeme durante tantos anos, pela rua, sem ter tentado chamar atenção ou fugir...será que ela gostava dele? Alguém gosta de alçguém que nos força a estar num sítio...a ter relações sexuais com essa pessoa...acham isso normal??? Eu não consigo perceber... :toosad: Acho que ainda há muito para descobrir sobre este caso.... Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Este caso começou por me chamar a atenção pela coincidência dos nosso nomes... um dia, ao jantar e ouvir qualquer coisa na tv, em que estavam constantemente a dizer o meu nome... Então, dei-me ao trabalho de me pôr a par da coisa... Ontem vi a entrevista que Natascha deu à televisão austriaca e fiquei estarrecida com a calma aparente duma miuda a quem foram roubados 8 anos de vida, os que eu considero dos mais importantes anos das nossas vidas, aqueles em que a personalidade se define... E não pude deixar de pensar e imaginar quais serão as consequências para avida futura desta pessoa, destes anos de convivência com o seu raptor... aliás, é muito estranho, pois como é dito no texto aqui transcrito, não se percebeu ainda o verdadeiro móbil de Wolfgang Priklopil... E depois a questão de Natascha não ter querido receber dinheiro pela entrevista e pela venda dos direitos a revistas, mas sim que o canal de tv e as revistas se comprometessem a garantirem-lhe o futuro em termos de estudo e trabalho... Espero que consiga ser feliz! I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 podes crer...espero k ela seja feliz...mas ao ver isto tudo, parece-me que a calma dela é estranha...não consigo perceber como será que ela se sente em relação a este homem que a raptou...acho k nem ela sabe bem o que lhe aconteceu Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pype Posted September 8, 2006 Author Share Posted September 8, 2006 Segundo a explicação dos psicologos ou psiquiatras, n sei bem, é q a menina tinha tanto medo que ele a mata-se que nem tentava fugir. Nós como adultos q somos sabemos q, por exemplo, qd ele a levava ao supermecado podia pedir ajuda, gritar, fugir,etc. Ela como menina que era n tinha essa percepção. E como qd se diz as crianças q se n comer tudo se chama a policia e elas acreditam... A frieza com q ela deu a entrevista e com q enfrenta isto tudo... é derivada aos 8 anos de frieza q teve de lidar... tal como qd o seu sequestrador levava aos sitios publicos...segundos os psicologos, foi esta a explicação q deram! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ganeisha Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Também me faz mesmo muita confusão esta historia toda , e tal como a pimpas e natti disseram, como é que é possivel uma criança, depois de ter estado fechada tanto tempo, consegue estar cà fora normalmente, sem mostrar medo perante uma vida que ela não conhece bem. Acredito que por dentro ela deve estar em choque, mas admira-me ela não falar muito sobre o que se passou nesses 8 anos, ou talvez não queira mesmo falar. DJ Ganeisha Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Também vejo as coisas assim... O que para nós pode parecer tão lógico e simples, para uma criança de 8 anos que foi privada duma vida normal, pode não ser assim... Mas que é estranho, lá isso é... I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
moony Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Faz-me confusão...que ela tenha sido abusada desta maneira, vi na Tv o buraco onde ela estava enfiada e até me vieram quase as lágrimas aos olhos...não me cabe na cabeça o que terá feito esta menina acompanhar este homeme durante tantos anos, pela rua, sem ter tentado chamar atenção ou fugir...será que ela gostava dele? Alguém gosta de alçguém que nos força a estar num sítio...a ter relações sexuais com essa pessoa...acham isso normal??? Eu não consigo perceber... :toosad: Isso chama-se Síndrome de Estocolmo. Ontem vi a entrevista que Natascha deu à televisão austriaca e fiquei estarrecida com a calma aparente duma miuda a quem foram roubados 8 anos de vida, os que eu considero dos mais importantes anos das nossas vidas, aqueles em que a personalidade se define... A mim não me pareceu assim tão calma. Ela deve é estar habituada a retrair todas as suas emoções. Aqueles tiques todos não são normais. A mim também me chocou toda esta história. O pior é que o raptor suicidou-se e não vai pagar pelo que fez. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Ontem vi a entrevista que Natascha deu à televisão austriaca e fiquei estarrecida com a calma aparente duma miuda a quem foram roubados 8 anos de vida, os que eu considero dos mais importantes anos das nossas vidas, aqueles em que a personalidade se define... A mim não me pareceu assim tão calma. Ela deve é estar habituada a retrair todas as suas emoções. Aqueles tiques todos não são normais. A mim também me chocou toda esta história. O pior é que o raptor suicidou-se e não vai pagar pelo que fez. Também fiquei a pensar nisso... Durante estes últimos 10 anos Natascha deve ter "aprendido" a gerir os sentimentos de tal forma que agora parece conseguir camuflá-los na perfeição... E também acredito que aquele bocadinho de entrevista que vimos deve ser resultado de algum tempo de "corte e costura" na edição final, pois algumas coisas devem ter sido cortadas... De qualquer forma, e independentemente de tudo o resto, admiro-lha a coragem para vir a público com a cara destapada! I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Obrigado pelo esclarecimento Moony, não conhecia esse sindrome...vou investigar...fiquei curiosa Esta história deixa-me muito muito chocada na mesma :toosad: a castração que ela sofreu na infância, choca-me... Espero realmente que ela seja bem acompanhada e um dia venha a ter uma vida normal e feliz...sem traumas...e medos, como deve ter ganho este tempo todo...é muito triste uma rapariga com 18 anitos já ser tão fechada ao nível das emoções...é com 18 anos que nós nos soltamos, sentimos livres, independentes, sentimos que estamos a chegar à vida adulta, que temos tudo pela frente... que complicação que deve ser a cabeça desta criança...que visão deturpada da realidade ela deve ter...que encontre a Paz! E que recupere a sua integridade emocional! Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Obrigado Moony :flowers: SINDROME DE ESTOCOLMO Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
perception Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Bem, podem achar a minha opinião estranha, mas é como eu a sinto... O que acho é que essa natacha durante todo esse tempo foi criando uma empatia com o seu raptor, e embora ela não concordasse com as suas atitudes compreendia-o. Não o via como uma pessoa má, apenas alguém com perturbações mentais. Foram 8 anos numa fase muito adolescente em que ele era a sua única companhia. Certamente em muitos momentos teve pensamentos maus em que só pensava mata-lo ou algo do género. Mas foram tantas horas de solidão e em certa forma ele para ela era o seu mundo acompanhado por aqueles pouquíssimos metros quadrados na cave e isso deve ter sempre prevalecido na sua maneira de pensar. Para ela partilhar com ele as tarefas da manutenção da casa, lerem e ver televisão juntos é porque ela adaptou-se àquele tipo de vida e isso certamente que fez compreender a doença dele. Claro que sem nunca abandonar a possibilidade de um dia fugir dali e correr para a sua liberdade que acabou por acontecer 8 anos depois! Na minha opinião acho que ela foi extremamente adulta e racional como muito poucos o saberiam ser. O raptor era uma pessoa extremamente desequilibrada para fazer o que fez, mas a natacha teve uma maturidade enormíssima para lidar com o caso, e o actual sentimento que ela tem para com raptor é espantoso para a sua idade e evolução interior que tem (e não foi o mundo exterior que a ensinou a ser assim.) Na entrevista que deu ela teve a elevada consideração para não querer falar mal do raptor porque sabe que este tem uma mãe e ela não lhe queria magoar os seus sentimentos. Tendo em conta toda esta situação, todos aqueles anos em cativeiro e todos os maus sentimentos que um caso destes gera, a rapariga revela ter enorme brilho interior e isso vê-se em todas as situações que ela relata, e porque acima de tudo ela era apenas uma criança.. E é isso: há certas coisas que não são para nós compreendermos, e na minha opinião isto foi uma grande lição para quem só vê maldade nas pessoas quando elas são apenas desequilibradas. Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself? Link to comment Share on other sites More sharing options...
perception Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 E já agora vejam a entrevista que ela concedeu e que de certa maneira me fez traçar esta opinião: http://jn.sapo.pt//2006/09/07/dossier/_Eu_...inha_esper.html Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 E é isso: há certas coisas que não são para nós compreendermos, e na minha opinião isto foi uma grande lição para quem só vê maldade nas pessoas quando elas são apenas desequilibradas. Não acho a tua opinião nada estranha! I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ganeisha Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 E é isso: há certas coisas que não são para nós compreendermos, e na minha opinião isto foi uma grande lição para quem só vê maldade nas pessoas quando elas são apenas desequilibradas. Não acho a tua opinião nada estranha! Nem eu....aliàs até a acho bastante verdadeira e racional DJ Ganeisha Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Ela tem um olhar lindo... Obrigado por me mostrares a entrevista Bruno mostrou realmente outro lado da história Ela tem realmente uns principios puríssimos , é muuuiiiito culta e inteligente, aliás, ela tinha imensos livros que lhe faziam companhia durante o cativeiro...fiquei reconfortada ao ler esta entrevista parece-me sim, que ela tem tudo ainda para ser feliz... Ela embora veja o criminoso, como tendo sido mau para ela, tem imenso respeito por ele...que já morreu, e principalmente pela mãe dele que doçura de menina Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pimpas Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Esta parte para mim, explica bem a maturidade e a fé que aquela criança tem dentro dela "P: Como conseguiu lidar com esta solidão? R: Eu não estava só. Tinha esperança e acreditava no futuro. A qualquer momento. E quero dizer algo que diz respeito à minha mãe. Há muitas pessoas que a acusam do facto de ela não estar agora ao meu lado. E de eu não estar junto dela. Mas ela já me visitou. Isto não tem nada a ver com falta de amizade – apesar de tudo, entendemo-nos bem. Não precisamos de viver juntas para saber que pertencemos uma à outra. Durante todo este tempo, pensei sempre na minha família. Para ela, a situação era muito pior do que para mim. Ela pensava que eu tinha morrido. Mas eu sabia que ela vivia e que morria de medo por mim. Nesses tempos tinha a felicidade de poder recorrer às minhas recordações da minha infância em plena liberdade. Não, é injusto acusar a minha mãe de ser má. Eu amo a minha mãe e ela ama-me." "P: Diga-nos ainda o que pessoalmente acha particularmente importante. R: Tenho dois projectos. Um para mulheres no México que foram raptadas do seu posto de trabalho, brutalmente torturadas e violadas. Quero lutar para que isto nunca mais torne a acontecer. E queria ajudar os que passam fome em África, porque sei, pela minha própria experiência, o que é a fome. E como rouba a dignidade às pessoas. Chupamos rebuçados sem gordura e fritos para diabéticos – mas os africanos morrem à fome. Mas o que é ainda mais importante: gostaria de ajudar todos aqueles a quem acontece aquilo que me aconteceu a mim. " Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Heidi Posted September 8, 2006 Share Posted September 8, 2006 Vi ontem a reportagem na TV e li uma no JN, fiquei com um tremendo nó na garganta... Repararam que a Natascha ao recordar o tempo em que esteve presa, fechava os olhos e apertava imenso as mãos? Que dor, ela estava a reviver intensamente as coisas de que falava... :toosad: A sensação que tenho é que é uma miúda com um fundo muito bom e com uma perpectiva da natureza das coisas bastante madura, apesar de todas as perturbações que de certeza tem, é uma pessoa boa, e com uma grande capacidade de avaliar e principalmente de não julgar por julgar. Independentemente do síndrome de Estocolmo, a verdade é que a Natascha consegue separar as águas, ou seja, ela tem consciência de que as atitudes do raptor são motivadas por disfunções psicológicas e não por pura maldade. «Nada, senão o instante, me conhece...» Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now