Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

'NOVO CINEMA DO SOL NASCENTE'

Agora, que a globalização ‘encolheu’ o mundo, sabemos dos novos cinemas que se desenvolvem em países do Extremo-Oriente como o Japão, China, Taiwan e Coreia do Sul. O sucesso que muitos desses novos filmes alcançaram em festivais, permitiu a sua divulgação, assim como a de novos cineastas, alguns deles transformados em fenómenos de culto, enquanto na China uma nova geração se manifesta contra o esteticismo da anterior.

Este breve ciclo ‘Novo Cinema do Sol Nascente’ procura dar uma rápida imagem do que essas cinematografias emergentes têm trazido de novo, quer internamente, reflectindo as mudanças económicas e políticas das suas regiões, quer externamente, com a profusão de novas ideias e novas formas com que tem contaminado o cinema ocidental.

 

Terça, 05 às 22h00

‘Zhantai – Plataforma’ (2000 China) de Jia Zhang Ke com Wang Wei e Zhao Tao

A evolução da sociedade na década de 1980, acompanhando as deambulações de um grupo de teatro ambulante.

Quarta, 06 às 21h30

‘Bu San - Adeus Dragon Inn’ (2003 Taiwan) de Tsai Ming-liang com Lee Kang-sheng e Chen Shiang-chyi

Numa noite de chuva, tem lugar a ultima sessão de um velho cinema condenado ao encerramento.

Quinta, 07 às 21h30

‘Dare Mo Shiranai – Ninguém Sabe’ (2004 Japão) de Koreeda Hirokazu com Yuya Yagira e Kitaura Ayu

Quatro crianças que a mãe abandona num apartamento da cidade, ficando entregue a si próprias.

Sexta, 08 às 22h00

‘Old Boy – Velho Amigo’ (2003 Coreia do Sul) de Park Chan-wook com Choi Min-sik e Yu Ji-tae

Um homem preso misteriosamente durante quinze anos procura descobrir o que está por detrás de tudo para se vingar.

Segunda,11 às 22h00

‘Bin-Jip – Ferro 3’ (2004 Coreia do Sul) de Kim Ki-duk com Lee Seung-yeon e Lee Hyun-kyoon

Um estranho vagabundo entra em casas que sabe desertas e adopta o estilo de vida dos seus proprietários

 

'NA ESPLANADA COM HITCHCOCK'

Estamos de volta para nova temporada, que começa… com uma conclusão: a

do Ciclo de Verão, iniciado em Julho, com as tradicionais sessões de

esplanada, e que, este ano, preenchemos com uma evocação de Alfred

Hitchcock. Renovamos o convite para se sentar connosco à mesa, nas noites

de Quinta a Sábado, apreciando iguarias requintadas como só mestre

Hitchcock sabia criar. Dos 14 filmes a exibir, três são do período inglês (THE

LADY VANISHES, YOUNG AND INNOCENT e JAMAICA INN). Masm todos,

são obras essenciais, filmes que fizeram data na história do cinema.

 

THE TROUBLE WITH HARRY - O Terceiro Tiro - de Alfred Hitchcock

com Edmund Gwenn, Shirley MacLaine, John Forsythe, Mildred Natwick,

Mildred Dunnock, Royal Dano, Jerry Mathers

Estados Unidos, 1955 - 99 min / legendado em espanhol

THE TROUBLE WITH HARRY é um Hitchcock diferente… o reverso dos outros

filmes de Hitchcock: ao mundo da culpa contrapõe-se o universo onde ela não

existe. Porque é que esse universo nos faz rir tanto? Talvez convenha, depois

de rirmos, pensar nesta pergunta. Talvez Harry seja muito mais perturbante do

que alguma vez pensámos. Mais de três décadas após este filme, a obra de

um cineasta como David Lynch (BLUE VELVET, TWIN PEAKS) com imagens

de um paraíso terrestre representado pelas comunidades rurais nos EUA, que

encobrem o crime, o medo e a indiferença, confirma o que Hitch eventualmente

pressentiu. Talvez THE TROUBLE WITH HARRY seja não só o mais

inquietante mas também o mais amoral dos filmes de Hitchcock.

Esplanada - Sex. [01] 22:30

 

DIAL M FOR MURDER -Chamada Para a Morte - de Alfred Hitchcock

com Grace Kelly, Ray Milland, Robert Cummings, John Williams, Anthony

Dawson.

Estados Unidos, 1954 - 105 min / legendado em espanhol

Adaptação da peça homónima de Frederick Knott. História de um crime falhado

que procura transformar-se em crime perfeito. Tendo falhado o atentado contra

a mulher, o marido procura fazê-la passar como assassina do homem que

contratou para a matar. Uma das grandes obras de suspense de Hitchcock,

com Grace Kelly a enganar o marido, este a contar com o dinheiro dela e John

Williams num irresistível inspector da polícia. Originalmente em 3-D.

Esplanada - Sáb. [02] 22:30

 

THE LADY VANISHES - Desaparecida! - de Alfred Hitchcock

com Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas, Dame May Whitty

Grã-Bretanha, 1938 - 95 min / legendado em português

Um dos mais famosos filmes do período inglês de Hitchcock, é também uma

espécie de resumo dessa fase da sua obra. Colocando a tónica no humor,

narra uma história de espionagem clássica, que envolve um grupo de nazis e

uma velha e fleumática senhora inglesa, num comboio que atravessa a região

dos Balcãs. Um dos mais brilhantes exercícios de estilo do realizador.

Esplanada - Qui. [07] 22:30

 

STRANGERS ON A TRAIN - O Desconhecido do Norte-Expresso - de Alfred Hitchcock

com Farley Granger, Robert Walker, Ruth Roman, Patricia Hitchcock, Leo G.

Carroll

Estados Unidos, 1951 - 101 min / legendado em português

STRANGERS ON A TRAIN é um filme onde Hitchcock filma, de maneira quase

abstracta, o enorme novelo moral que envolve a humanidade (e para o qual

não há resposta, nem saída, nem solução). Neste thriller, exemplo eloquente

do seu génio, adapta uma novela que impôs Patricia Highsmith como autora de

referência do género, onde conta a história de uma estranha "troca" de crimes.

Esplanada - Sex. [08] 22:30

 

PSYCHO – Psico - de Alfred Hitchcock

com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam,

John McIntire, Simon Oakland

Estados Unidos, 1960 - 109 min / legendado em português

Hitchcock usou PSYCHO para definir o que considerava "cinema puro". "Não

se trata de uma grande interpretação que tivesse abalado o público. Não se

trata de um romance muito apreciado que tivesse cativado o público. O que

emocionou o público foi o filme puro" (Hitchcock). Em PSYCHO, o filme mais

mítico de Hitch e o mais imitado, e o maior êxito comercial do realizador, que

lançou a "moda" dos "serial killers" no cinema, Hitch aplicou muitas das

experiências que desenvolveu nas séries televisivas que realizou na mesma

época.

Esplanada - Sáb. [09] 22:30

 

JAMAICA INN - A Pousada da Jamaica - de Alfred Hitchcock

com Charles Laughton, Maureen O’Hara, Robert Newton, Leslie Banks, Emlyn

Williams

Grã-Bretanha, 1939 - 94 min / sem legendas

O ultimo filme da fase britânica de Hitchcock, feito já com um pé na América,

segundo uma popular novela de Daphne du Maurier, autora também de

REBECCA, a estreia de Hitch nos EUA. É a história de uma órfã irlandesa

(Maureen O’Hara no papel que a revelou) na costa da Cornualha no século

XVIII, vivendo numa sinistra mansão que abriga um bando responsável pelos

naufrágios na costa. Feito por iniciativa de Laughton e para Laughton, tudo

indica que o realizador jogou consciente e voluntariamente uma partilha de

carácter com o actor.

Esplanada - Qui. [14] 22:30

 

UNDER CAPRICORN - Sob o Signo do Capricórnio - de Alfred Hitchcock

com Ingrid Bergman, Joseph Cotten, Michael Wilding, Margaret Leighton, Cecil

Parker

Estados Unidos, 1949 - 115 min / legendado em português

Um dos filmes mais discutidos de Hitchcock, que nele leva a cabo outra

experiência notável no uso do plano-sequência (depois de ROPE), e que aqui

tem uma genial aplicação na sequência da confissão de Ingrid Bergman, num

grande plano que dura quase dez minutos. Tendo por cenário a Austrália do

século XIX, que era também um local de degredo para condenados pela lei,

UNDER CAPRICORN é uma admirável história de amor, de culpa e de

redenção, fotografada com mão de mestre por Jack Cardiff.

Esplanada - Sex. [15] 22:30

 

ROPE - A Corda - de Alfred Hitchcock

com James Stewart, Farley Granger, John Dall, Cedric Hardwicke, Joan

Chandler

Estados Unidos, 1945 - 80 min / legendado em português

ROPE é o mais famoso "tour de force" técnico de Hitchcock: narrado em tempo

real, o filme inteiro é composto por um só plano aparente, cada bobina

contendo um único plano-sequência. É a história de dois estudantes, que

matam um amigo unicamente pelo "prazer" de cometer um "acto gratuito", e

que recebem um grupo de convidados para jantar, com o cadáver escondido

no apartamento.

Esplanada - Sáb. [16] 22:30

 

YOUNG AND INNOCENT - de Alfred Hitchcock

com Nova Pilbeam, Derrick de Marney, Percy Marmont, Mary Clare

Grã-Bretanha, 1937 - 80 min / legendado em espanhol

YOUNG AND INNOCENT é um dos menos conhecidos filmes de Hitchcock,

embora se inclua na fase mais rica do seu período inglês. É também aquele

que, neste período, se afasta do tema da espionagem, centrando-se apenas na

questão do "falso culpado" que procura descobrir o autor do crime de que é

acusado. YOUNG AND INNOCENT contem um dos grandes "tour de force"

técnicos de Hitchcock: o famoso travelling que atravessa a sala de baile para

mostrar o criminoso entre os membros da orquestra.

Esplanada - Qui. [21] 22:30

 

SPELLBOUND - A Casa Encantada - de Alfred Hitchcock

com Gregory Peck, Ingrid Bergman, Leo G. Carroll, John Emery, Michael

Chekhov, Rhonda Fleming

Estados unidos, 1945 -111 min / legendado em português

SPELLBOUND marca o encontro de Hitchcock com Gregory Peck e Ingrid

Bergman. O tema principal é o amor, numa história de dedicação e sacrifício de

uma mulher capaz de tudo para defender o seu amado. Ela é uma psicanalista.

Ele um seu paciente, que se fez passar pelo médico que é acusado de ter

morto. E à volta disto, uma incursão pelos meandros da psicanálise, com uma

sequência de antologia; o sonho de Gregory Peck, encenado por Salvador Dali.

Esplanada - Sex. [22] 22:30

 

NOTORIOUS – Difamação - de Alfred Hitchcock

com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern, Leopoldine

Konstantin

Estados Unidos, 1946 - 99 min / legendado em português

Para muitos, trata-se da obra-prima absoluta de Hitchcock, uma soberba

história de amor tendo por pano de fundo uma intriga de espionagem.

NOTORIOUS é o filme do voluptuoso beijo entre Ingrid e Cary, num movimento

de câmara tantas vezes imitado e nunca igualado. É o filme de uma expiação,

de uma mulher pelos homens, primeiro o pai, e depois o amante. É também o

filme da suspeita, mas esta exterior, dos serviços secretos americanos a

propósito da utilização do urânio no argumento do filme. E é também o filme

em que ao gosto do champanhe se junta o sabor do suspense.

Esplanada - Sáb. [23] 22:30

 

REBECCA – Rebeca - de Alfred Hitchcock

com Laurence Olivier, Joan Fontaine, Judith Anderson, George Sanders, Nigel

Bruce, Gladys Cooper, Florence Bates, Reginald Denny, C. Aubrey Smith, Leo

G. Carroll

Estados Unidos, 1940 - 130 min / legendado em português

REBECCA foi a passadeira vermelha lançada por Hollywood para receber o

"mestre do suspense". De certo modo, a própria novela de Daphne du Maurier

fora escrita a pensar na sua adaptação por Hitch, e para Olivier como

intérprete. Mas o filme é também a frágil personagem de Joan Fontaine, a

"sombra" sinistra de Mrs Danvers, a governanta (Judith Anderson) e o

fantasma presente de Rebeca, que domina o filme de uma ponta a outra.

Esplanada - Qui. [28] 22:30

 

TO CATCH A THIEF - Ladrão de Casaca -de Alfred Hitchcock

com Cary Grant, Grace Kelly, Charles Vanel, Brigitte Auber, John Williams

Estados Unidos, 1955 - 97 min / legendado em espanhol

Hitchcock e Grace Kelly no seu último encontro, antes dela se tornar princesa

de Mónaco. Grant é um ladrão de jóias retirado, que volta à acção quando

alguém lhe usurpa o nome numa série de audaciosos roubos. É também uma

comédia onde sobressaem mais claramente as obsessões eróticas que

povoam a obra de Hitch, com destaque para a cena arquetípica do fogo de

artifício.

Esplanada - Sex. [29] 22:30

 

REAR WINDOW - Janela Indiscreta - de Alfred Hitchcock

com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr

Estados Unidos, 1954 - 112 min / legendado em francês

Pode chamar-se-lhe um “filme de câmara”, de tal forma tudo se circunscreve à

visão a partir da sala onde o herói, um fotógrafo com a perna em gesso devido

a um acidente (James Stewart), passa o tempo bisbilhotando a vida dos

vizinhos, até ao momento em que se depara com um crime. A notável

articulação entre os espaços do interior do apartamento de Stewart e o pátio e

as traseiras dos vizinhos, é o resultado de um dos mais fabulosos trabalhos de

“set designing” da história do cinema.

Esplanada - Sáb. [30] 22:30

 

 

http://www.cinemateca.pt/entrada.asp

 

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/...ol+Nascente.htm

 

http://www.emcena.com/artigo.asp?id_artigo=5006

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Boa cena....

 

Hitchcok é assim dos meus musts...

 

Não me importava nada de ir ver o psycho no grande ecrã..

 

 

E para quem gosta de filmes esquizofrénicos que dão a volta á cabeça... aconselho o Old Boy

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

  • 1 month later...

Tive a oportunida de rever O "Disponível para amar de Wong Kar-Wai, isto devido ao Ciclo "Novo cinema do sol nascente". É sem dúvida um dos meus filmes favoritos, e se tiverem oportunidade de visitar o "Chunking Express" e o "2046", também do WKW, é interessante de reparar que mesmo não sendo uma trilogia as personagens evoluem nestas três estórias e retratam muito daquilo que é humano.

Bem... é isso...

 

Ps: fico indeciso de qual gosto mais se do 2046 se do Disponível para Amar...

 

Quanto ao hitchcock, gosto de alguns, mas nao me toca muito. Há tantos realizadores bons que têm os seus filmes lá projectados que muitas vezes tenho pena de não saber os seus nomes nem tão pouco conhecer as suas obras... Mas que há, há e que é barato e acessível é :)

Bom cinema.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

  • Member Statistics

    4907
    Total Members
    653
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!