Morgaine Posted August 30, 2006 Share Posted August 30, 2006 'NOVO CINEMA DO SOL NASCENTE' Agora, que a globalização ‘encolheu’ o mundo, sabemos dos novos cinemas que se desenvolvem em países do Extremo-Oriente como o Japão, China, Taiwan e Coreia do Sul. O sucesso que muitos desses novos filmes alcançaram em festivais, permitiu a sua divulgação, assim como a de novos cineastas, alguns deles transformados em fenómenos de culto, enquanto na China uma nova geração se manifesta contra o esteticismo da anterior. Este breve ciclo ‘Novo Cinema do Sol Nascente’ procura dar uma rápida imagem do que essas cinematografias emergentes têm trazido de novo, quer internamente, reflectindo as mudanças económicas e políticas das suas regiões, quer externamente, com a profusão de novas ideias e novas formas com que tem contaminado o cinema ocidental. Terça, 05 às 22h00 ‘Zhantai – Plataforma’ (2000 China) de Jia Zhang Ke com Wang Wei e Zhao Tao A evolução da sociedade na década de 1980, acompanhando as deambulações de um grupo de teatro ambulante. Quarta, 06 às 21h30 ‘Bu San - Adeus Dragon Inn’ (2003 Taiwan) de Tsai Ming-liang com Lee Kang-sheng e Chen Shiang-chyi Numa noite de chuva, tem lugar a ultima sessão de um velho cinema condenado ao encerramento. Quinta, 07 às 21h30 ‘Dare Mo Shiranai – Ninguém Sabe’ (2004 Japão) de Koreeda Hirokazu com Yuya Yagira e Kitaura Ayu Quatro crianças que a mãe abandona num apartamento da cidade, ficando entregue a si próprias. Sexta, 08 às 22h00 ‘Old Boy – Velho Amigo’ (2003 Coreia do Sul) de Park Chan-wook com Choi Min-sik e Yu Ji-tae Um homem preso misteriosamente durante quinze anos procura descobrir o que está por detrás de tudo para se vingar. Segunda,11 às 22h00 ‘Bin-Jip – Ferro 3’ (2004 Coreia do Sul) de Kim Ki-duk com Lee Seung-yeon e Lee Hyun-kyoon Um estranho vagabundo entra em casas que sabe desertas e adopta o estilo de vida dos seus proprietários 'NA ESPLANADA COM HITCHCOCK' Estamos de volta para nova temporada, que começa… com uma conclusão: a do Ciclo de Verão, iniciado em Julho, com as tradicionais sessões de esplanada, e que, este ano, preenchemos com uma evocação de Alfred Hitchcock. Renovamos o convite para se sentar connosco à mesa, nas noites de Quinta a Sábado, apreciando iguarias requintadas como só mestre Hitchcock sabia criar. Dos 14 filmes a exibir, três são do período inglês (THE LADY VANISHES, YOUNG AND INNOCENT e JAMAICA INN). Masm todos, são obras essenciais, filmes que fizeram data na história do cinema. THE TROUBLE WITH HARRY - O Terceiro Tiro - de Alfred Hitchcock com Edmund Gwenn, Shirley MacLaine, John Forsythe, Mildred Natwick, Mildred Dunnock, Royal Dano, Jerry Mathers Estados Unidos, 1955 - 99 min / legendado em espanhol THE TROUBLE WITH HARRY é um Hitchcock diferente… o reverso dos outros filmes de Hitchcock: ao mundo da culpa contrapõe-se o universo onde ela não existe. Porque é que esse universo nos faz rir tanto? Talvez convenha, depois de rirmos, pensar nesta pergunta. Talvez Harry seja muito mais perturbante do que alguma vez pensámos. Mais de três décadas após este filme, a obra de um cineasta como David Lynch (BLUE VELVET, TWIN PEAKS) com imagens de um paraíso terrestre representado pelas comunidades rurais nos EUA, que encobrem o crime, o medo e a indiferença, confirma o que Hitch eventualmente pressentiu. Talvez THE TROUBLE WITH HARRY seja não só o mais inquietante mas também o mais amoral dos filmes de Hitchcock. Esplanada - Sex. [01] 22:30 DIAL M FOR MURDER -Chamada Para a Morte - de Alfred Hitchcock com Grace Kelly, Ray Milland, Robert Cummings, John Williams, Anthony Dawson. Estados Unidos, 1954 - 105 min / legendado em espanhol Adaptação da peça homónima de Frederick Knott. História de um crime falhado que procura transformar-se em crime perfeito. Tendo falhado o atentado contra a mulher, o marido procura fazê-la passar como assassina do homem que contratou para a matar. Uma das grandes obras de suspense de Hitchcock, com Grace Kelly a enganar o marido, este a contar com o dinheiro dela e John Williams num irresistível inspector da polícia. Originalmente em 3-D. Esplanada - Sáb. [02] 22:30 THE LADY VANISHES - Desaparecida! - de Alfred Hitchcock com Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas, Dame May Whitty Grã-Bretanha, 1938 - 95 min / legendado em português Um dos mais famosos filmes do período inglês de Hitchcock, é também uma espécie de resumo dessa fase da sua obra. Colocando a tónica no humor, narra uma história de espionagem clássica, que envolve um grupo de nazis e uma velha e fleumática senhora inglesa, num comboio que atravessa a região dos Balcãs. Um dos mais brilhantes exercícios de estilo do realizador. Esplanada - Qui. [07] 22:30 STRANGERS ON A TRAIN - O Desconhecido do Norte-Expresso - de Alfred Hitchcock com Farley Granger, Robert Walker, Ruth Roman, Patricia Hitchcock, Leo G. Carroll Estados Unidos, 1951 - 101 min / legendado em português STRANGERS ON A TRAIN é um filme onde Hitchcock filma, de maneira quase abstracta, o enorme novelo moral que envolve a humanidade (e para o qual não há resposta, nem saída, nem solução). Neste thriller, exemplo eloquente do seu génio, adapta uma novela que impôs Patricia Highsmith como autora de referência do género, onde conta a história de uma estranha "troca" de crimes. Esplanada - Sex. [08] 22:30 PSYCHO – Psico - de Alfred Hitchcock com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland Estados Unidos, 1960 - 109 min / legendado em português Hitchcock usou PSYCHO para definir o que considerava "cinema puro". "Não se trata de uma grande interpretação que tivesse abalado o público. Não se trata de um romance muito apreciado que tivesse cativado o público. O que emocionou o público foi o filme puro" (Hitchcock). Em PSYCHO, o filme mais mítico de Hitch e o mais imitado, e o maior êxito comercial do realizador, que lançou a "moda" dos "serial killers" no cinema, Hitch aplicou muitas das experiências que desenvolveu nas séries televisivas que realizou na mesma época. Esplanada - Sáb. [09] 22:30 JAMAICA INN - A Pousada da Jamaica - de Alfred Hitchcock com Charles Laughton, Maureen O’Hara, Robert Newton, Leslie Banks, Emlyn Williams Grã-Bretanha, 1939 - 94 min / sem legendas O ultimo filme da fase britânica de Hitchcock, feito já com um pé na América, segundo uma popular novela de Daphne du Maurier, autora também de REBECCA, a estreia de Hitch nos EUA. É a história de uma órfã irlandesa (Maureen O’Hara no papel que a revelou) na costa da Cornualha no século XVIII, vivendo numa sinistra mansão que abriga um bando responsável pelos naufrágios na costa. Feito por iniciativa de Laughton e para Laughton, tudo indica que o realizador jogou consciente e voluntariamente uma partilha de carácter com o actor. Esplanada - Qui. [14] 22:30 UNDER CAPRICORN - Sob o Signo do Capricórnio - de Alfred Hitchcock com Ingrid Bergman, Joseph Cotten, Michael Wilding, Margaret Leighton, Cecil Parker Estados Unidos, 1949 - 115 min / legendado em português Um dos filmes mais discutidos de Hitchcock, que nele leva a cabo outra experiência notável no uso do plano-sequência (depois de ROPE), e que aqui tem uma genial aplicação na sequência da confissão de Ingrid Bergman, num grande plano que dura quase dez minutos. Tendo por cenário a Austrália do século XIX, que era também um local de degredo para condenados pela lei, UNDER CAPRICORN é uma admirável história de amor, de culpa e de redenção, fotografada com mão de mestre por Jack Cardiff. Esplanada - Sex. [15] 22:30 ROPE - A Corda - de Alfred Hitchcock com James Stewart, Farley Granger, John Dall, Cedric Hardwicke, Joan Chandler Estados Unidos, 1945 - 80 min / legendado em português ROPE é o mais famoso "tour de force" técnico de Hitchcock: narrado em tempo real, o filme inteiro é composto por um só plano aparente, cada bobina contendo um único plano-sequência. É a história de dois estudantes, que matam um amigo unicamente pelo "prazer" de cometer um "acto gratuito", e que recebem um grupo de convidados para jantar, com o cadáver escondido no apartamento. Esplanada - Sáb. [16] 22:30 YOUNG AND INNOCENT - de Alfred Hitchcock com Nova Pilbeam, Derrick de Marney, Percy Marmont, Mary Clare Grã-Bretanha, 1937 - 80 min / legendado em espanhol YOUNG AND INNOCENT é um dos menos conhecidos filmes de Hitchcock, embora se inclua na fase mais rica do seu período inglês. É também aquele que, neste período, se afasta do tema da espionagem, centrando-se apenas na questão do "falso culpado" que procura descobrir o autor do crime de que é acusado. YOUNG AND INNOCENT contem um dos grandes "tour de force" técnicos de Hitchcock: o famoso travelling que atravessa a sala de baile para mostrar o criminoso entre os membros da orquestra. Esplanada - Qui. [21] 22:30 SPELLBOUND - A Casa Encantada - de Alfred Hitchcock com Gregory Peck, Ingrid Bergman, Leo G. Carroll, John Emery, Michael Chekhov, Rhonda Fleming Estados unidos, 1945 -111 min / legendado em português SPELLBOUND marca o encontro de Hitchcock com Gregory Peck e Ingrid Bergman. O tema principal é o amor, numa história de dedicação e sacrifício de uma mulher capaz de tudo para defender o seu amado. Ela é uma psicanalista. Ele um seu paciente, que se fez passar pelo médico que é acusado de ter morto. E à volta disto, uma incursão pelos meandros da psicanálise, com uma sequência de antologia; o sonho de Gregory Peck, encenado por Salvador Dali. Esplanada - Sex. [22] 22:30 NOTORIOUS – Difamação - de Alfred Hitchcock com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains, Louis Calhern, Leopoldine Konstantin Estados Unidos, 1946 - 99 min / legendado em português Para muitos, trata-se da obra-prima absoluta de Hitchcock, uma soberba história de amor tendo por pano de fundo uma intriga de espionagem. NOTORIOUS é o filme do voluptuoso beijo entre Ingrid e Cary, num movimento de câmara tantas vezes imitado e nunca igualado. É o filme de uma expiação, de uma mulher pelos homens, primeiro o pai, e depois o amante. É também o filme da suspeita, mas esta exterior, dos serviços secretos americanos a propósito da utilização do urânio no argumento do filme. E é também o filme em que ao gosto do champanhe se junta o sabor do suspense. Esplanada - Sáb. [23] 22:30 REBECCA – Rebeca - de Alfred Hitchcock com Laurence Olivier, Joan Fontaine, Judith Anderson, George Sanders, Nigel Bruce, Gladys Cooper, Florence Bates, Reginald Denny, C. Aubrey Smith, Leo G. Carroll Estados Unidos, 1940 - 130 min / legendado em português REBECCA foi a passadeira vermelha lançada por Hollywood para receber o "mestre do suspense". De certo modo, a própria novela de Daphne du Maurier fora escrita a pensar na sua adaptação por Hitch, e para Olivier como intérprete. Mas o filme é também a frágil personagem de Joan Fontaine, a "sombra" sinistra de Mrs Danvers, a governanta (Judith Anderson) e o fantasma presente de Rebeca, que domina o filme de uma ponta a outra. Esplanada - Qui. [28] 22:30 TO CATCH A THIEF - Ladrão de Casaca -de Alfred Hitchcock com Cary Grant, Grace Kelly, Charles Vanel, Brigitte Auber, John Williams Estados Unidos, 1955 - 97 min / legendado em espanhol Hitchcock e Grace Kelly no seu último encontro, antes dela se tornar princesa de Mónaco. Grant é um ladrão de jóias retirado, que volta à acção quando alguém lhe usurpa o nome numa série de audaciosos roubos. É também uma comédia onde sobressaem mais claramente as obsessões eróticas que povoam a obra de Hitch, com destaque para a cena arquetípica do fogo de artifício. Esplanada - Sex. [29] 22:30 REAR WINDOW - Janela Indiscreta - de Alfred Hitchcock com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr Estados Unidos, 1954 - 112 min / legendado em francês Pode chamar-se-lhe um “filme de câmara”, de tal forma tudo se circunscreve à visão a partir da sala onde o herói, um fotógrafo com a perna em gesso devido a um acidente (James Stewart), passa o tempo bisbilhotando a vida dos vizinhos, até ao momento em que se depara com um crime. A notável articulação entre os espaços do interior do apartamento de Stewart e o pátio e as traseiras dos vizinhos, é o resultado de um dos mais fabulosos trabalhos de “set designing” da história do cinema. Esplanada - Sáb. [30] 22:30 http://www.cinemateca.pt/entrada.asp http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/...ol+Nascente.htm http://www.emcena.com/artigo.asp?id_artigo=5006 if i had the chance, i'd ask the world to dance Link to comment https://www.elastiktribe.org/forums/topic/5468-setembro-%E2%80%93-cinemateca-portuguesa/ Share on other sites More sharing options...
JonHerer Posted August 30, 2006 Share Posted August 30, 2006 Boa cena.... Hitchcok é assim dos meus musts... Não me importava nada de ir ver o psycho no grande ecrã.. E para quem gosta de filmes esquizofrénicos que dão a volta á cabeça... aconselho o Old Boy Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth! Link to comment https://www.elastiktribe.org/forums/topic/5468-setembro-%E2%80%93-cinemateca-portuguesa/#findComment-176752 Share on other sites More sharing options...
zee Posted October 3, 2006 Share Posted October 3, 2006 Tive a oportunida de rever O "Disponível para amar de Wong Kar-Wai, isto devido ao Ciclo "Novo cinema do sol nascente". É sem dúvida um dos meus filmes favoritos, e se tiverem oportunidade de visitar o "Chunking Express" e o "2046", também do WKW, é interessante de reparar que mesmo não sendo uma trilogia as personagens evoluem nestas três estórias e retratam muito daquilo que é humano. Bem... é isso... Ps: fico indeciso de qual gosto mais se do 2046 se do Disponível para Amar... Quanto ao hitchcock, gosto de alguns, mas nao me toca muito. Há tantos realizadores bons que têm os seus filmes lá projectados que muitas vezes tenho pena de não saber os seus nomes nem tão pouco conhecer as suas obras... Mas que há, há e que é barato e acessível é Bom cinema. "Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade" Link to comment https://www.elastiktribe.org/forums/topic/5468-setembro-%E2%80%93-cinemateca-portuguesa/#findComment-184899 Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts