Jump to content
  • Create New...

Paises De 3º Mundo...?

JonHerer
 Share

Recommended Posts

Decidi abrir este tópico pois tenho um elemento familiar bastante próximo que está neste momento a trabalhar num desses ditos países subdesenvolvidos... Gostaria de saber o que é para voces um pais de 3º mundo o que acham, do povo do seu estilo de vida e maneira como encaram a mesma..

A pessoa em questão é o meu pai, e como podem imaginar afecta-me directamente, e tenho andado mais pensativo sobre estas questões ultimamente...

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Para ja em 1°, esta designaçao de pais do 3° mundo nao é ao meu ver, a melhor maneira de "ajudar" um pais (e nao é para ti que tou a falar john lol, é mesmo quem teve a brilhante ideia de dividir o mundo em 3 classes)

E muitos desses pais podiam ser pais do "1° mundo", pais com uma enorme riqueza em materia prima, muitas das vezes governada por pessoas incapaz de governar, de gerir essa materia prima, ou tb muitas das vezes sofrem pressao de pais como os EUA, Russia, e frança. E nestes casos estou a falar dos pais da Africa, como Angola, que é um pais onde conheço melhor, devido ao meu pais que tb teve la a trabalhar e viver durante 20 anos, e para um "branco" (nao levem isto ja para caminhos errados!!!!) mas quando leva uma vida rezoavelmente boa, é constatamente alvo de ameças, que muitas das vezes tornan se mesmo em, roubos, agressoes, ou até vitimas de assassinos.

E isto dificulta muito a vida de quem la vive, de quem nao é nativo, isso passa se tb com emigrantes de pais da africa, como no caso do ghana, que é um pais onde ha mais emigrantes de outros pais da africa, como somalia, nigeria (isto é de ficar parvo) etiopia, etc (principalmente pais de lingua inglesa)

Pah, é sempre fdd, nao sei onde esta o teu pai, mas o meu pai poracaso nunca teve problemas, mas amigos dele tiveram, tb nunca se meteu com ninguem, fazia o trabalho dele (e foi ai que teve os "problemas" lojas asaltadas, mas nada a ver diretamente com o meu pai)

Nós estamos em que mundo? :lol:

É de facto bastante triste ver as condições em que vivem milhões de pessoas, acho que mexe com a sensibilidade de qualquer um. Quer dizer, pelo menos da grande maioria.

É uma das razões por que eu não acredito na história de que todos nós temos uma missão na Terra. Não consigo conceber que milhões de pessoas têm como missão sofrer uma vida inteira.

As pesssoas passam fome quando há tanto desperdício de comida nos outros países.

Vivem atormentadas com doenças que têm cura, simplesmente porque é uma boa forma de dominar países inteiros. Quem é que tem as patentes das vacinas que curam essas doenças? São enviados para os países de 3º mundo medicamentos já fora de validade ou que foram retirados do mercado devido aos seus efeitos secundários. Isto é desumano!

Vivem em guerra, são refugiados... muitos não têm esperança de um dia ter uma vida melhor. Parece que foram abandonados pelo resto do mundo.

O mesmo país onde vivem na miséria serve como palco para turistas dos países desenvolvidos passarem as suas férias, enquanto meia dúzia de artistas enchem os bolsos.

Não havia necessidade de tanta desigualdade. :(

O meu pai está na síria...

O ponto que me fez abrir este topico foi mesmo pela definição de 3º mundo... ontem tavamos os dois a falar... ele vai embora este sábado outra vez,,, mas como e que se destingue um pais de 3 º mundo dos outros??? è por ser fora da europa?? ou da América?? è isso... é por que em muitos casos se formos a ver bem.. nós é que somos o 3º Mundo... Ora vejam

Na síria. tudo o que diz respeito a educação e medicina é grátis e não pensem que teem más condições, felizmente ao meu pai inda nao lhe aconteceu nada de grave, mas colegas dele que precisaram de cuidados hospitalares tiveram atendimento 5* e tudo á borlix, simplesmente por possuirem um visto residencial temporário,,, não há burocracias a mais...

Eles podem não ter industria desenvolvida, aliás, pelo que percebi o negócio baseia-se na agricultura, (o meu pai disse-me que nao comia uma melancia assim há uns tempos).. mas se formos a ver.. nós nem uma nem outra,,, industria em portugal??? crescemos á base de multi nacionais que se implantaram no nosso país.. e que agora como se vê tão a dar ao slide,,, eles lá não querem nada estrangeiro.. só o indispensável ( carros, tecnologia... tudo proveniente do japão ) , e teem um excedente de produção brutal, pelo que se vêm obrigados a exportar em massa, enriquecendo o país...

Cá é o que se vê compramos tudo ao espanhol...

è uma confusão desgraçada na estrada.. um transito caótico e umas regras um tanto ou quanto estrannhas.... não há desacatos, não se ouve uma pessoa a gritar ou á pancada com outra.... como diz o meu pai.. são ultra-desconfiados, mas são respeitadores...

E o ponto mais importante a meu ver, nós por cá dizemos mal de tudo,, tudo está mal.... eles adoram o seu país e afirmam a pes juntos que não há nada melhor que os faça sair dalí...

Agora de formos de falar de culturas, religião modos de vida e principalmente o amor que dão á vida, isso acredito que seja DIFERENTE,,, agora a países em que matéria prima não há muita, o clima é impróprio para maio parte das actividades, a população é em demasia, mas que tendem cada vez mais a crescer no sentido positivo, rotularem-nos como de 3º mundo só por se apresentarem em certo sitio do globo,,, acho uma verdadeira estupidez...

------------------------

Com isto não quero dizer que o país deles é melhor ou pior que o nosso, mas noto que lá eles são unidos por um país melhor, não há fome pq o estado encarrega-se de manter as reservas contra a fome sp no nível.... Na construção de casas, o estado apela ás pessoas para não acabarem as suas casas ( não pintar a casa, não fazer os acabamentos finais), isto para não terem de pagar o imposto final de residencia,,, o estado não quer que o povo gaste o dinheiro...

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Vivem em guerra, são refugiados... muitos não têm esperança de um dia ter uma vida melhor. Parece que foram abandonados pelo resto do mundo.

O mesmo país onde vivem na miséria serve como palco para turistas dos países desenvolvidos passarem as suas férias, enquanto meia dúzia de artistas enchem os bolsos.

Pois mas o problema maior parte das vezes. é que esses habitantes e esse país estava muito bem sossegadinho até virem uns gajos quaisqueres que só por terem dinheiro pensam que chegam ali e é tudo "á vontade do fregues".... Raros são os casos em que a guerra surgiu por outro motivo... motivos politicos e revoluções... tretas para encobrir pa encobrir a galinha dos ovos de ouro de muito sr ministro...

Graças a deus na síria não há guerra... porque será??? Não há petróleo

Aii mas eu ja acho a syria um pais desenvolvido! Comparado com outros pais do medio oriente (tirando os pais na ponta da AS, UAE, Qatar (o mais rico)etc ) E estes tb tem uma politica muita avançada no que diz respeito ao que referiste, saude, educaçao, e no dinheiro do estado, sao pais a seguir para pais da africa, que sabem aproveitar a materia prima, e a agricultura.

Também não tenho dúvidas disso, John. Nos países onde existem guerras, elas não são criadas pelos seus habitantes, mas sim pelos senhores do poder. Depois, os habitantes que se lixem...

Nasci num país dito de 3º mundo: Moçambique! Vim de lá muito pequenina, pelo que não me lembro de nada dessa altura...

Entretanto, entre 1994 e 2002 estive exactamente na mesma situação que tu, Jon, pois o meu pai voltou para lá para trabalhar e a minha mãe acompanhou-o... fiquei por cá com a minha irmã mais velha a estudar!

Tive oportunidade de ir lá passar férias por duas ocasiões diferentes (em Agosto e em Dezembro) e digo-vos que fiquei espantada com o que encontrei!

No aspecto da natureza e potencialidades, aquele país é muito mais rico do que a maior parte dos que supostamente são os de 1º mundo (o que quer que isso seja!)! Também no que toca às pessoas e às relações interpessoais são de uma alegria, naturalidade e paz de espirito dificil de acreditar se pensarmos que grande parte da população vive o dia a dia a pensar no que vai comer amanhã... (só no Brasil encontrei ainda maior alegria de viver!).

Quando se sai da cidade grande que é a capital - Maputo - ainda se nota mais a tal riqueza natural de que falei... é lindo, lindo, lindo!

É claro que ainda se notam as consequências duma guerra civil, consequência primeiro da colonização e depois da "descolonização" inexistente... mas ainda mais, vê-se por todo o lado, nota-se na pele, especialmente para nós, europeus, a porcaria que fomos lá fazer aquando da divisão geométrica do continente! A nossa eterna mania de pensar que somos os donos de tudo e todos... e só porque os outros são diferentes, são necessariamente inferiores...

Como seria, neste caso, o continente africano se não tivessemos decido invadir, dividir, chacinar, aculturar, evangelizar povos tão ricos e únicos?

Dá que pensar, não?

PS: bom tópico! ;)

I'm on a mission!

Também no que toca às pessoas e às relações interpessoais são de uma alegria, naturalidade e paz de espirito dificil de acreditar se pensarmos que grande parte da população vive o dia a dia a pensar no que vai comer amanhã... (só no Brasil encontrei ainda maior alegria de viver!).

A minha mãe é angolana e fala-me precisamente disso, assim como outras pessoas que conheço, angolanas também. Alegria de viver, naturalidade, espítito de entre-ajuda, nada de andar a falar das vidas dos outros, já para não falar da riqueza natural do país. :rolleyes:

è mesmo isso que me deixa a pensar sabem...

Nós chegámos a um ponto que apesar de vivermos rodeados de maravilhas naturais ( sim porque o nosso pais ainda é uma maravilha no que diz respeito a sitios brutais e natureza no seu melhor ) , conseguirmos estar bem desenvolvidos a nivel tecnológico, e integrados na União Europeia, cada vez mais nos estamos a afastar dum nivel de vida saudável para um materialista... quando temos todas as proporções para o contrário..

fico mesmo muito triste,,, e cada vez mais tenho a certeza que o nosso povo não dá o devido valor ao que tem.. Eu todo os dias quando acordo... no meu prédio de 3 andares,, tenho uma bela serra pela frente que me dá ar puro e uma beleza matinal que muitos não podem ter neste mundo....

Eu agradeço por isso, mas cada vez mais somos menos a pensar assim....

eu nasci num pais, que se não é do terceiro mundo está pra lá virado.. o que era um paraiso economico para o pessoal que ia daki e de outras partes do mundo, acabou por se tornar numa anarquia e corrupção extremas... venezuela! tenho boas recordações de lá, embora tenha vindo bastante novo bons anos la passei..

o que recordo principalmente são os animais marados que co-existiam em habitações e proximo delas visto vivermos numa zona proxima da selva, lembro-me de tartarugas enormes que andavam comigo sentado encima delas no nosso patio de casa, um papa-formigas que uma vez apareceu no nosso quintal, uma cobra enorme que comia ratos na gaiola d um colaborador do meu kota e uma preguiça que tb ja n me lembro bem como apareceu...

mas ja me estou a desviar um bocadinho do topico, os meus pais começarom la a vida conseguindo obter algum patrimonio enquanto a boa onda durou, depois tudo começou a descambar, a economia a descer, golpes ao estado, assaltos... corrupção... até que o meu pai teve que se decidir por voltar no momento em que o assaltarom e lhe apontarom uma arma áh cabeça, como aconteceu a muitos outros. felizmente voltámos e a vida sorriu..

o que eu acho dos paises do terceiro mundo é que sem duvida a culpa n é só dos governos nem da administração... a culpa é do povo, é de todos! tal como nós estamos em crise por sermos mal administrados mas tb pk todagente gasta mais do que o que tem, o banco é solução pra tudo(só um exemplo). Nesses paises o que se ve é guerra e conflitos, propagam doenças e procriam em massa sem pensar no futuro e embora tenham um pais rico em valores naturais entre outros, simplesmente importam-se mais com meskices do que em melhorar a qualidade de vida do pais, como ja vem do passado.. arrasta e arrasta e n se sabe bem onde vai parar..

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

o que eu acho dos paises do terceiro mundo é que sem duvida a culpa n é só dos governos nem da administração... a culpa é do povo, é de todos! tal como nós estamos em crise por sermos mal administrados mas tb pk todagente gasta mais do que o que tem, o banco é solução pra tudo(só um exemplo). Nesses paises o que se ve é guerra e conflitos, propagam doenças e procriam em massa sem pensar no futuro e embora tenham um pais rico em valores naturais entre outros, simplesmente importam-se mais com meskices do que em melhorar a qualidade de vida do pais, como ja vem do passado.. arrasta e arrasta e n se sabe bem onde vai parar..

Não vou bem por aí... Até porque em maior parte desses paises a moeda é bastante fraca,, o nivel de vida dos pobres para os ricos varia e muito, duma maneira impossivel de descrever, o povo resume-se por vezes á troca de produtos e serviços,, a famosa troca de géneros....

Não acho que sejam esbanjadores, até porque nem teem muito por onde esbanfar,,, duvido que muitos deles até saibam o que é pedir um emprestimo ao banco..

Agora se disseres que os ricos exploram em demasia os pobres,, isso já acredito,,, duvido é que esses ricos sejam naturais desse país

Qual é o país do Mundo que não tem um pouco de "3º Mundo" dentro dele?

Há tanta fome, Guerra, Violência disfarçada de "Evolução"...é incrível, como as injustiças se passam em frente aos nossos narizes e muita gente finge que "É normal"..."é assim que acontece..." <_<

:rolleyes: Um mundo melhor depende da nossa vontade de sermos melhores...não só de palavras caras e leis que ninguém respeita...eu acredito que quem vive a partir do simples, do pouco, é muito mais feliz do que qeum tem muito dinheiro " a defender", tanto " que não se pode perder..." ou mesmo " tanto que se quer ganhar"...

É como dizem vcs que têm outras origens ;):wub: ...as pessoas dos países "considerados" mais pobres são mais quentes...mais doces...sentem mais...vivem mais...ajudam-se mais...por isso...só podem ser mais felizes...eu acredito nisto...

Acho que essa divisão jah passou de moda e serve só p os outros se sentirem grande coisa, mas...será que tem alguma coisa a mais a n ser dinheiro e chatices???

Eu prefiro ser "pobre", mas ter o abraço dos meus amigos...o beijo quente da minha mammy...sentir o cheiro a café com leite de manhã e torradas e parar por uns minutos para sentir aquele aroma em Paz... :rolleyes::D:wub: Amo a Vida!!! Não amo o dinheiro... ;)^_^ e sou feliz!!! :flowers:

P.S. - Tantric...com que idade saíste da venezuela??? Acho que não viveste lá tempo suficiente para aprender muito sobre o povo...como podes culpar o povo da condição em que vivem? Esbanjadores são os novos ricos, que vivem para as aparências...conheço muita gente que veio da venezuela e são pessoas do melhor...que venceram, mas que tiveram que cagar para muita coisa que tinham...deixaram lá tudo e vieram de mãos a abanar...e agora são pobres, mas felizes...vivem...são livres!!! As pessoas pobres não compram carros, nem roupa, compram comida e pagam contas... ;):rolleyes:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

malta...desde sempre se quer colocar uns acima dos outros...os que batizaram esses paises de 3 mundo...alguns são os seus responsaveis por estes paises terem esta definição.

tantas barreiras tantas definições....fornteiras...mas para quê????

no entanto são os do 1 mundo que escolhem estes paises subdesenvolvidos para passar as suas férias...tou confuso

pimpinhas, tava a generalizar um bocado amiga.. mas n deixo de axar que quando um estado, esta muito mal isso é derivado a erros do passado e tb do presente e áh pouca entre ajuda e união desses povos...

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Paises do terceiro mundo(ou assim denominados) é onde ainda as pessoas acordam todos os dias com um sorriso na cara. Penso que quem por lá passa conhece pessoas e culturas que já mais poderia encontrar num pais desenvolvido. A beleza está na simplicidade.

.......

Vivi 7 anos num pais de 3 mundo da amerika latina. No meu ver vivendo na mm realidade k os mms locais pude ter uma ideia mais proxima do separados k estão os mundos.... digo proxima pq nem mm vivendo do mm k eles a aproximação pode ser total... existe sempre um elo k tu tens e eles nao, k é o de teres nascido deste lado. As contradições são o k mais me impacto.... entre o valor grande de tudo e o poko valor da vida.

Estão sujeitos a um sistema k os condena e limita, mas por mais opresão k sofram vivem sempre de bem k a vida, o k é fascinante.

Quando digo isto falo k valor de causa, trabalhei em voluntariados de ajuda a catástrofes naturais k terramotos, vulcões,etc... e em trabalhos comunitarios com gente rural gente k nunka tinha visto o mar ou ouvido falar de tantas coisas k pa nós são tão banais...não k de todo certas coisas façam falta mas o mero facto da impossibilidade é algo k te faz sentir e pensar, por isso falo de realidades distantes, de contrastes e contradições, porque no fundo também vivi sabedoria, aprendi do campones, da terra, do sentido comunitario, da partilha e do amor do qual sem lá ter ido e vivido não sei se receberia ou encontraria... tão cedo ou de maneira tão intensa.

***As realidades são mt distantes, mas humanamente tão proximas, por isso mm o valor torna-se uma apredizagem, a consciência aproxima-te, és tokado por uma dimenção aonde tudo se reconstroi premanetemente e sempre k um sorriso.***

" A vidA é umA festA"

• 3 weeks later...
***As realidades são mt distantes, mas humanamente tão proximas, por isso mm o valor torna-se uma apredizagem, a consciência aproxima-te, és tokado por uma dimenção aonde tudo se reconstroi premanetemente e sempre k um sorriso.***

Lindo, amiga! :) :kisssss:

Para mim 1º Mundo, 3º Mundo (ainda não percebi quem são os de 2º mundo...), não passa de bullshit, e isto porque esta «separação» tem como base o ter ou não ter posses materiais, o país ter ou não uma cultura, e ideais mercantilistas, e por aí fora...

Mil vezes viver num mundo simples de 3ª, onde o espírito de inter-ajuda está lá, juntamente com a cumplicidade, simplicidade, o «falar com o coração» , o amor e a gratidão por tudo o que recebo e posso dar estão presentes, do que viver neste «mundinho» a que ousam chamar de 1ª, e ser obrigada a co-habitar e interagir com a porcaria do dinheiro, porque hoje em dia nos países de 1ª quase tudo gira em torno disso... :(

Cada vez mais sinto dificuldade em me ir adaptando neste mundinho material...E alimento o sonho de um dia poder contactar de perto num país de 3ª!!!! :rolleyes:

(estas designações «americanófilas» dão mesmo vontade de rir...)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
 Share

• Member Statistics

4,907
    Total Members
    580
    Most Online
    zZora
    Newest Member