Jump to content
  • Create New...

Recommended Posts

Boas amigo tudo bem...?...

eu já tinha deixado este post no devido sitio mas acontece k foi à 3 dias e só visitaram 5 pessoas e eu gostava k todos lessem...

venho aki deixar um apelo a todos vós....

Para começar devo dizer k desde os 14 anos frekuento uma das instituições mais nobres do mundo OS BOMBEIROS...

ou seja sou bombeiro desde os 14 e comecei como voluntário, hoje em dia e por ser este o campo k mais me indentefiko faço deste acto a minha profissão pois sou bombeiro profissional e dai a minha preocupação e também o meu apelo....

amigos começou a grande época de incêndios, esta época tem a longo destes anos deixado muita gente sem vida e/ou sem vontade de viver, pessoas k kom a duração de uma vida e o suor construiram lares e em kestão de minutos fikaram sem nada, bens, lares familiares, etc...

todos os anos eu e uma grande comunidade de pessoas temos feito para minimizar essas perdas mas muitas das vezes é inútil pois nós ñ conseguimos xegar a todo lado e kundo xegamos muitas das vezes já ñ vamos a tempo...

tudo começa num pekeno acto, acto esse k pode mudar o rumo da história de uma pessoa, espaço ou nação e por isso eu deixo aki o apelo para k todos os k gostam de passear, acampar entre outras k o façam mas POR FAVOR se utilizarem lume salvaguardem o nosso precioso pulmão k é a floresta...

sempre k façam lume num campo florestal nesta altura tenham em konta pekenos factores k podem fazer a diferença....

.-.-.-.Certefikem-se k no sitio onde fazem a fogueira ñ exite feno (pasto seco) no espaço circundante pois com ele é mais k uma passo dado para o começo de um grande incêndio...

.-.-.-.Ñ façam fogueiras debaixo de árvores por causa da convecção ( forma de propagação ascendente do fogo)

.-..-.-.Se houver vento ñ se eskeçam de fazer a fogueira protegida deste de forma k este ñ pegue em fagulhas e propague o fogo (projecção de particulas incandescentes)

.-.-.-.-.nunca voltem as costas à fogueira pois num segundo começa algo incontrolável

.-..-.-.depois de terminado a assada apaguem logo a fogueira com água e depois de este tar apagado metam arei por cima de forma a cobrir toda a área desta

-.-.-.-. cigarros - há kem diga k um cigarro é insufeciente para deflagrar um incêndio mas essa idéia está errada pois amigos este pode de facto provocar um incêndio, tudo tem a ver com as condições climatéricas e também as condições do espaço onde o cigarro é depositado

.-.-.-.-. certefikem-se k ao abandonar o local ñ deixam lixo, principalmente VIDROS (pois este provoca o pré-akecimento da matéria) e também latas....

amigos se tiverem em conta estes pekenos factores de certo k já é uma boa ajuda para nós todos ( ñ falo de bombeiros mas sim nós seres humanos)

um pekeno à parte sempre k keiram fazer uma keimada num terreno vosso peçam junto do vosso departamento camarário uma autorização para esta pois amigos a pena do ñ cumprimento desta autorização vai de 2500€ a pena de prisão....

amigos eu ao longo de 11 anos tenho lutado nesta causa e agora gostaria de vos pedir ajuda nesta luta k todos os anos ceifa vidas a colegas e amigos meus e também ceifa a vida da tua nossa FLORESTA...

abraços e desculpem esta seca mas de facto axo k esta é necessária

OBRIGADO

Valter Felício

Bombeiro de 2ª classe B.V.Águas de Moura

Era uma vez uma ceara de trigo k foi dominada por aliens e depois de várias descobertas eles cobriram a ceara xeio de xocolate

____ e Pufff deu-se xocapik____

:) :) :)

já tentaste por acaso passares com a tua lingua no teu cotovelo ????? hã? hã?

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/

Bombas...o meu bisavô era comandante dos Bombeiros de Cascais e desde pikolina que tenho-vos como verdadeiros heróis que lutam para salvar o que também é dos outros ;)

É preciso ter muito respeito e pensar que por causa dos nossos descuidos, um bombeiro pode perder a vida a tentar apagar algum incêndio...e não são assim tão poucas as vezes que isso acontece :sad:

Obrigado mais uma vez ;):D

Tudo de olhinho bem aberto! -_- :wub: Vamos proteger o que é nosso! E o que temos de mais precioso: As nossas Florestas! :wub:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-132436

yep vamos todos fazer para k voçes na tenham trabalho, se na houver é bom sinal....

WE LOVE NATURE.. :wub:

GOBLIN (UNION RECORDS)

THE SOUND YOU ARE HEARING, IS THE SYMPHONY OF WHAT WE ARE!!!!

Skype - Goblin_union

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-132439

é preciso ter coragem para ir para bambeiro! ;)

vivo no meio da nature...tenho q pensar nos fogos todos os anos quer queira quer nao queira e andar sempre em cima da malta dos churrasco,q fazem ali mesmo á porta d casa....é proibido fazer lume na serra,já puz lá um cartaz a dizer proibido fazer lume mas a malta nao sabe ler...na verao ando sempre em altas com um pouco d medo q alguem nao cumpra as normas d segurança e q a nossa casita vá pró "inferno" <_<

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-132449

Eu sempre tive o devido respeito por este tipo de causa...mas o ano passado passei por um momento que me sensibilizou ainda mais e que jamais esquecerei! -_-

Foi o pânico geral, comecei por ficar cercada de todos os lados sem saber por onde me virar, era fumo e fogo por todo o lado...estava sozinha com os meus três meninos, os bombeiros ainda não estavam por perto porque ñ tinham mãos para actuar em todo lado e lá fui eu molhando a casa para tentar afastá-lo de mim...mas foi impossível quando vi o próprio jardim a arder fui obrigada a saír dali, entretanto vieram os bombeiros até mim, dizendo-me para ir buscar alguns valores e saír dali rapidamente...foi o que fiz, agarrei em roupas, tudo o que me veio á mão e lá fui eu com os meus três meninos, sentia-me perdida sem saber para onde fugir...as ruas estavam cortadas, os miúdos choravam e eu sem saber o que fazer, parei o carro um pouco mais á frente porque me lembrei que a carrinha do meu patrão tinha ficado na garagem (que tinha sido acabada de comprar), foi o desespero...entretanto pedi a um senhor que me olhasse pelos miúdos enquanto voltei atrás a correr (acho k nunca corri tanto na vida) para trazer a carrinha comigo, quando cheguei os bombeiros nem me queriam deixar passar, porque o fogo sobrevoava a casa...mas não podia deixar que a carrinha ali ficasse, o pior foi quando reparei que o portão não abria, já nem luz havia...mas uma luzinha me disse que me tiha esquecido de uma janela aberta e lá fui salvar a carrinha! :)

Depois foi sempre a circular, andava um pouco com o meu carro, voltava atrás e lá is buscar a carrinha e assim sucessivamente...nesse dia senti-me vitoriosa!

A casa acabou por salvar-se graças aos nossos amigos bombeiros...o mesmo não posso dizer á casa dos avôs dos meus meninos (foi tudo á vida) mas hoje felizmente já lhe construiram outra! :)

Fico indignada quando as pessoas não mantêm a calma, chegando mesmo a maltratar os bombeiros e não se unem umas ás outras, vi muita gente por ali a gritar que não fazia nada...eu mais não podia fazer estava ali com 3 crianças não foi fácil...mesmo tremendo por todos os lados, consegui pensar e agir ao mesmo tempo e é assim que tem de ser...

VIVA AOS BOMBEIROS PELA CORAGEM DEMONSTRADA! :)

Está tudo tão perfeito...

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-132458

amigoos a verdade da grande kestão é k todos os anos tem se vindo a perder muitos bens preciosos, ñ é pelo trabalho mas sim pela preciosidade perdida...

posso vos contar k ao longo destes anos muito suor perdi e muitas lágrimas me correram pois amigos já me vi em situações de pensar k seria a última, enfim, o k mais me custa por vezes ñ é o facto de as pessoas no meio da aflição e panico mal tratarem os bombeiros verbalmente e por vezes fizicamente pois estas tão fora de si a verem k todo o trabalho de uma vida está a ir por água a baixo, o k me aborrece é k muitas vezes nós fazemos o trabalho e vem akeles "doentes" assim se xamam e assim são tratados na justiça desfazer o nosso trabalho e o ainda por cima estes por vezes veem ver o k estamos a fazer e veem a desgraça dos outros e ainda fikam kontentes.....

é triste....

sabem os meus pais também são bombeiros são meus graduados e amigos já passei por muitas angústias a pensar k os tinha perdidos e les o mesmo passaram por mim...

eu às vezes penso será k vale a pena ???

enfim são momentos de pura desilusão com a vida k me faz pensar se vale mas amigos vale sempre pois é muito recompensante olhar para a cara das pessoas e elas sorrirem (muita das vezes sem um obrigado) para os seus antekeridos e ver k tudo se resolveu a bem e isto amigos é sem dúvida o ordenado k posso/podemos receber pois sabemos k akela (s) familia (s) estão contentes pelo trabalho k nós fizemos....

eu ñ peço muito só mesmo o k peço é k tenhamos todos um pouko de consciencia nos nossos actos kundo toka neste campo pois sem dúvida hoje são eles mas amanha podemso ser nós e ai amigo tudo o k de mau fizemos atráz arrependeremos mas ai amigo já muitas outras pessoas ou coisas sofreram o k nós iremos sofrer...

amigos obrigado pelo apreço k teem demonstrado aki neste tópiko....

;)

Era uma vez uma ceara de trigo k foi dominada por aliens e depois de várias descobertas eles cobriram a ceara xeio de xocolate

____ e Pufff deu-se xocapik____

:) :) :)

já tentaste por acaso passares com a tua lingua no teu cotovelo ????? hã? hã?

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-132904

• 1 month later...

É impressão minha ou o ano passado por esta altura ja havia pai 'n' incendios ?

Acho que ate agora tem estado tudo normal .. e ainda bem :D

Ha que preservar o nosso bem mais precioso .. a mãe Natureza !

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-152958

• 9 months later...

por mim...cuido sempre bem a mãe natura.

stay strong malta rija :hammer:

tou ctg

paiva.gif

ॐ"O valor das coisas nao esta no tempo k elas duram,

mas na intensidade com k acontecem.

por isso existem momentos inesqueciveis,

coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis." ॐ

My hi5

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4499-n%C3%A3o-custa/#findComment-266152

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Member Statistics

4,907
    Total Members
    653
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora

Love ElastikTribe? Tell a friend!