Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

A legalização do consumo de marijuana e direito de cultivar "cannabis" são dois pedidos que um grupo de cidadãos vai fazer sexta-f eira à noite em Lisboa, no âmbito de uma iniciativa que envolve 200 cidades do m undo.

 

 

Pela primeira vez uma cidade portuguesa participa na "Marcha Global da Mar ijuana", um movimento que começou em 1999 nos Estados Unidos e que este ano terá a participação de, até hoje, 199 cidades de todo o mundo, em defesa do direito de consumir haxixe livremente.

 

 

 

A "Marcha Global da Marijuana" realiza-se todos os anos no primeiro sábado de Maio. Em Lisboa a data é assinalada com uma concentração sexta-feira à noite no Bairro Alto, com distribuição de informação pelos frequentadores da zona a p artir da 24:00.

 

Pedro Pombeiro, um dos organizadores da iniciativa, explicou à Lusa que a data vai ser assinalada por um grupo de pessoas que não está ligado a partidos o u associações, à falta de um movimento social ou organizado que defenda a libera lização do consumo de haxixe.

 

O grupo vai defender também a legalização da "cannabis" (ou cânhamo, plant a a partir da qual se produz o haxixe, ou marijuana) para fins terapêuticos e o fim à perseguição dos consumidores, que "apesar da liberalização de consumo cont inuam a sofrer multas e a ser perseguidos socialmente", segundo Pedro Pombeiro.

 

A data é assim assinalada apenas com a iniciativa da noite de sexta-feira para sábado e será "mais um acto simbólico", longe da amplitude de iniciativas n outras cidades, como Amesterdão, onde até se realizam "feiras do cânhamo", uma p lanta que é também usada na indústria dos tecidos e do papel.

 

Pedro Pombeiro garante que o objectivo da iniciativa não é incentivar o co nsumo de haxixe mas sim defender o direito a esse consumo, com a substância a se r vendida em locais específicos, para adultos, e sem publicidade, como acontece em Amesterdão, na Holanda.

 

"Quando é legal há mais informação, hoje compra-se haxixe em qualquer esqu ina, sem informação, onde muitas vezes se está a comprar uma quantidade mínima d e haxixe e o resto de produtos impossíveis de identificar", avisou.

 

A marcha a favor do haxixe começou por se chamar "The Million Marijuana Ma rch", adoptando em 2005 o actual nome, "Global March Marijuana".

 

No primeiro ano juntou mais de 20 mil pessoas só em Nova Iorque e dez mil em Londres. Este ano, ainda que não haja previsões de adesão, sabe-se que partic ipam cidades de países como Israel, Japão, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina, Estados Unidos e praticamente de toda a Europa.

 

http://www.rtp.pt/index.php?article=237073&visual=16

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
https://www.elastiktribe.org/forums/topic/4341-marcha-da-marijuana/
Share on other sites

Tá tudo a marchar pro Bairro Alto carago.... :weed: .110.

 

 

 

 

Não vou poder participar :(

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

que pena! para mim ta fora de questão...é muito longe, mas gostava de participar!

fico em casa a enrolar um em homenágem aos participantes! :weed:

:lol:

um ou mais... :stoned:

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

oh, oh... então á sexta feira!

 

Depois de uma semana sem fumar, sexta feira é dia de compensar! :stoned: :stoned: :stoned: :lol:

Está tudo tão perfeito...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    723
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!