Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

Dia Mundial do Teatro com Avignon no D. Maria e Luís de Sousa no S. João

 

 

Hoje é o Dia Mundial do Teatro. Foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, e a data é assinalada pela comunidade teatral internacional e por todo o Portugal com teatro, mas não só — há também debates, conferências e concertos.

 

Os dois teatros nacionais portugueses (D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto) apostaram numa programação diversa, sempre com entrada livre, embora o D. Maria II tenha optado por três dias de comemorações — a programação começou no sábado.

 

No teatro nacional lisboeta, as comemorações assinalam-se com a peça O Medo azul (11h), de José Caldas, e com uma conferência, que começa pelas 18h, sobre o Festival de Teatro de Avignon, no Salão Nobre, onde estará presente o crítico de teatro francês Georges Banu, que aborda a importância que o teatro e o festival tiveram para o reconhecimento da cidade francesa no panorama teatral e cultural francês. A programação encerra com as músicas e as canções de cena de João Lóio, compositor de referência no universo musical do teatro português (22h), num concerto que vai servir de mote a uma viagem pelas obras que compôs para peças de teatro e, também, pelos temas do álbum Primeiro Acto.

 

Já o Teatro São João organizou a Noite Metropolitana do Teatro, uma iniciativa que, como se refere no programa, “visa aproximar teatro e as artes do palco com as instituições do poder da comunidade”.

 

Os espectáculos têm início, hoje, às 21h30, com a leitura de Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, encenada por Ricardo Pais, que conta com a participação ao vivo do pianista Bernardo Sassetti onde tem lugar uma referência à mensagem internacional de comemoração do Dia Mundial do Teatro.

 

Para o fechar a noite está agendado o recital Im cabaret!, onde a importância da mulher a nível social e ficcional é cantada, no Salão ou – Nobre, pela actriz Joana Manuel, e tocada pela pianista Ana Jacobetty.

 

O Dia Mundial do Teatro fica ainda marcado pela reabertura do Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, após quase dois anos de obras, agora sob a direcção do actor Diogo Infante, com uma programação que inclui a projecção do documentário Maria Matos: um teatro com história, de Cláudia Varejão, e a peça de teatro radiofónico Rough for Radio, de Samuel Beckett, com transmissão em directo pela Antena (22h).

 

Inês Saraiva (PÚBLICO)

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    723
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!