Jump to content
  • Create New...

Recommended Posts

No seu discurso de tomada de posse, que PCP, BE e Governo não aplaudiram, o primeiro Presidente da República da área centro-direita defendeu um novo conceito político, a “estabilidade dinâmica”, dizendo que esta “é uma condição, não um resultado”, e que o “País necessita mais do que uma mera cooperação institucional e uma simples promessa de lealdade institucional”. E, por isso, garantiu que acompanhará “com exigência a acção governativa”. Cavaco esclareceu, desta forma, o que considera ser “uma autêntica cooperação estratégica em torno de grandes objectivos”.

Perante a Assembleia que lhe deu posse, representantes dos órgãos de soberania, chefes de Estado estrangeiros e demais convidados, Cavaco pediu aos agentes políticos “honestidade”, “código moral”, “cumprimento das promessas” e “combate sem tréguas à corrupção”.

Para o Presidente, “os diagnósticos estão feitos, o que os portugueses esperam dos seus representantes é acção, mais acção”. Sem demoras, Cavaco deixou assim cinco grandes desafios para um crescimento mais forte da economia e para o combate ao desemprego.

O Governo ouviu a mensagem mas não aplaudiu no fim. Fora do Hemiciclo, o primeiro-ministro comentou o discurso, falando “em consonância com as preocupações do Governo”. O PS alinhou nesta ideia, mas Manuel Alegre preferiu destacar o “grande discurso” do Presidente da AR, Jaime Gama, em vez de comentar a intervenção de Cavaco. Dos outros três candidatos à Presidência derrotados, só Jerónimo de Sousa foi cumprimentar o novo Presidente, não obstante ter criticado a postura “interventiva” e de “convergência com o Governo”. Louçã não alinhou nessas “cortesias protocolares”.

Os líderes dos partidos do centro-direita estavam exaltantes. O líder do PSD, Marques Mendes, classificou o discurso de “magnífico”. O líder do CDS, Ribeiro e Castro, também não lhe poupou elogios. Mas no início, quando Cavaco prestou homenagem a Sampaio, os dois partidos foram parcos em aplausos.

DESAFIOS

1. ECONOMIA E EMPREGO

OBJECTIVO

Crescimento mais forte da economia, combate ao desemprego, recuperação do atraso face à UE.

COMO ATINGIR

Inovação, criatividade, investigação e desenvolvimento tecnológico.

2. EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

OBJECTIVO

Recuperar atrasos nos recursos humanos, qualidade na educação de jovens, formação dos trabalhadores.

COMO ATINGIR

Mais jovens a completar o Ensino Secundário, empenho dos professores, cooperação dos pais, mais empreendedorismo.

3. JUSTIÇA

OBJECTIVO

Credibilidade e eficiência do sistema de Justiça.

COMO ATINGIR

Consenso entre forças políticas, ouvindo operadores judiciários.

4. SEGURANÇA SOCIAL

OBJECTIVO

Sustentabilidade do sistema de Segurança Social.

COMO ATINGIR

Amplo debate nacional sobre a sustentabilidade a médio e longo prazo do financiamento do sistema, consenso político alargado.

5. SISTEMA POLÍTICO

OBJECTIVO

Credibilização do sistema político.

COMO ATINGIR

Cumprimento das promessas, escolha dos responsáveis por critérios de mérito, combate à corrupção.

vamos la ver se isto nao passam so de palavras...

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

Nature_Lover_MiniSig.jpg

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/3750-novo-presidente-da-republica/

Pelo estado que as coisas estao, julgo que qualquer promessa é melhor do que a realidade em que estamos... :hammer:

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Esse senhor deve ter-se enganado no cargo em que se candidatou...como vai ele cumprir o que ele diz?ele é presidente, não é primeiro ministro.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Esse senhor deve ter-se enganado no cargo em que se candidatou...como vai ele cumprir o que ele diz?ele é presidente, não é primeiro ministro.

Tambem Partilho dessa opinião. Este Sr. ainda vive o tempo que pensava eu disse pensava que era o salvador da patria... Agora aparece com a mesma postura passados não sei quantos anos...

Já parece aquela serie megera que dá na SIC do bakano que teve forinha 15 anos... :lol:

Ó CAVACO NÃO ME ENCHAS O SACO!!!!!!!!

Até parece k algum deles já cumpriu o k prometeu <_<

O homem ainda nem começou o trabalhinho dele e já lhe tão á atirar pedras... votassem no bochechas, podia ser k rendesse mais lol :lol:

Eu tenho fé k isto ñ ande p trás... vamos ver! ;)

Está tudo tão perfeito...

Olhem eu p mim os políticos são tds iguais, mas sinceramente c os candidatos k tinhamos s dúvida (p mim) o k estava em melhores condições era o srº Cavaco... agora s vai fazer aguma coisa de jeito, já ñ sei... cá estarei p ver! ;)

pois, tambem acho ke sim <_<

isto anda tudo trocado :toosad:

banner-peace100.gif
Até parece k algum deles já cumpriu o k prometeu <_<

O homem ainda nem começou o trabalhinho dele e já lhe tão á atirar pedras... votassem no bochechas, podia ser k rendesse mais lol :lol:

Eu tenho fé k isto ñ ande p trás... vamos ver! ;)

A unica coisa que os politicos cumprem é o preenchimento dos papeis para a reforma muitos anos antes de TI!!!!!

...votassem no bochechas, podia ser k rendesse mais lol :lol:

pq?

o cavaco e o "bochechas" eram os unicos candidatos???? :blink:

:hammer:

E quem é k disse k eram os únicos canditados???

uma pessoa sózinha nada faz, o colectivo é que faz, isto é, todos nós é que temos que remar contra a maré e ganhar confiança e ânimo, melhores dias virão.

O problema é k em Portugal ñ existe colectivo, mas sim individuadidade... falar é fácil, fazer é k é mais difícil! ;)

...votassem no bochechas, podia ser k rendesse mais lol :lol:

pq?

o cavaco e o "bochechas" eram os unicos candidatos???? :blink:

:hammer:

E quem é k disse k eram os únicos canditados???

é a interpretação q faço...

tu disseste: O homem ainda nem começou o trabalhinho dele e já lhe tão á atirar pedras... votassem no bochechas, podia ser k rendesse mais lol

com isto parece-me q so havia em concorrencia o bochechas e o cavaco!!!!!

Pype_Nomepreto.png

é a interpretação q faço...

Se reparares bem havia um smile no fim... era p ser levado no gozo, mas ok!

uma pessoa sózinha nada faz, o colectivo é que faz, isto é, todos nós é que temos que remar contra a maré e ganhar confiança e ânimo, melhores dias virão.

O problema é k em Portugal ñ existe colectivo, mas sim individuadidade... falar é fácil, fazer é k é mais difícil! ;)

Pois, as pessoas falam que ta mal...mas ninguem faz nada! Falo por mim, porque é a realidade, eu também acho que as coisas deviam de mudar se as pessoas se unissem e mostrassem aquilo que sentem...mas por nao haver ninguem que se levante e diga: Nao, vamos fazer alguma coisa! é que nos deixamos acomodar neste "deixa andar até..."!

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Member Statistics

4,907
    Total Members
    653
    Most Online
    zZora
    Newest Member