gypsia Posted February 27, 2006 Share Posted February 27, 2006 Onde deitar o óleo dos fritos em casa? UTILIDADE PUBLICA ! Informações de um técnico de Saude Ambiental, vamos colaborar. Mesmo que não façamos muitos fritos, quando o fazemos, deitamos o óleo na pia ou por outro ralo, certo? Este é um dos maiores erros que podemos cometer. Por que fazemos isto? - perguntam vocês. Porque infelizmente ninguém nos diz como fazer, ou não nos informamos. Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos utilizados numa daquelas garrafas de plástico (por exemplo, as garrafas de refrigerantes ou até a do próprio óleo), fechá-las e colocá-las no lixo normal (ou seja, o orgânico). Todo lixo orgânico que colocamos nos sacos vai para um local onde são abertos e triados. Assim, as nossas garrafinhas são abertas e vazadas no local adequado, em vez de irem juntamente com os esgotos para uma ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais, e ser necessário dispender milhares de euros a mais para o seu tratamento. UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. De nada adianta criticar os responsáveis pela poluição ....se não fizermos a nossa parte, será muito difícil. Obs.: Se optares por enviar para os teus amigos, o meio ambiente ficara muito grato, afinal é para o bem de todos. Só o homem degrada o meio ambiente. Só o Homem pode recuperá-lo. quem inventou a distância não sabia o que era a saudade Link to comment Share on other sites More sharing options...
gypsia Posted February 27, 2006 Author Share Posted February 27, 2006 eu como muitas vezes não tenho as ditas garrafitas uso o metodo dos 3 sacos de plastico... é mais pratico quem inventou a distância não sabia o que era a saudade Link to comment Share on other sites More sharing options...
gypsia Posted February 27, 2006 Author Share Posted February 27, 2006 oleos de carro a reciclagem destes oleos é possivel e gratuita... enquanto nas baterias e pneus temos que pagar para isso ( infelizmente... mas é um mal necessário) o dos oleos é feita uma recolha gratuita nas oficinas. por isso levem estes oleos a uma oficina proxima de si bem como os filtros de oleo. eu tenho a certeza que não se vão importar (digo eu)... tudo o resto (baterias, filtros, pneus) existem empresas especializadas que fazem a recolha e tratamento adequado mas temos que pagar para isso. mas mais vale pagar um bocadinho agora quem inventou a distância não sabia o que era a saudade Link to comment Share on other sites More sharing options...
detsail Posted February 27, 2006 Share Posted February 27, 2006 Por acaso acerca dos óleos, já me tinha perguntado muitas vezes qual seria a melhor maneira.... e cheguei exactamente à conclusão que o melhor seria despejá-los nos garrafões de origem e deixá-los no lixo, para que depois fossem tratados da maneira devida... Agora, as câmeras municipais é que se deviam dar ao trabalho de passar esta informação, e raramente o fazem... Shame on them... "In the absence of light, darkness will prevail..." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nosce te Ipsum Posted May 1, 2009 Share Posted May 1, 2009 Muito Obrigado pela info, divulgarei pelos meus contactos, amigos, familia e vizinhança. Eu pessoalmente nao uso oleo porque frito tudo com azeite. Mas normalmente despejo o azeite no quintal junto a uma arvore, nao sei se esta é a melhor opçao, mas pelo menos nao ando a poluir os rios. O azeite vem da Oliveira por isso é natural, digo eu... "Advirto-te, quem quer que sejas. Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza, que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras, tampouco o poderás encontrar fora. Se tu ignoras as excelências da tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros. Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now