freeK Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 Sócrates está a criar nova secreta à margem do controlo da AR O primeiro-ministro José Sócrates estará a criar um novo núcleo de serviços de informação, sob a direcção de Júlio Pereira, secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa, noticia hoje a revista "Visão". Esse núcleo já tem funcionamento no edifício da Presidência do Conselho de Ministros, na Rua Gomes Teixeira, refere a revista na sua edição de hoje, com o titulo de capa "A Secreta oculta de Sócrates". De acordo com a "Visão", este núcleo "indicia a existência de uma secreta paralela, uma espécie de serviço privado do chefe de Governo, actuando à margem da lei e de qualquer escrutínio do Conselho de Fiscalização, eleito pelo Parlamento". A actual legislação não prevê que o secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), actualmente Júlio Pereira, tenha uma estrutura própria de pesquisa e produção de informações. Segundo a "Visão", a actividade do grupo restrito, a trabalhar para o gabinete de Júlio Pereira, que responde directa e politicamente perante o primeiro-ministro, é exclusiva do SIS (Serviço de Informações de Segurança) e do SIED (Serviço de Informações Estratégicas de Defesa). O SIS e o SIED são os únicos com competência para pesquisar e tratar informações ultraconfidenciais, classificadas como segredo de Estado. Em causa, escreve a "Visão", podem estar os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, já que o novo modelo não tem cobertura formal nem jurídica. Ainda que a trabalhar de forma limitada e informalmente, para melhorar a eficácia dos serviços e dar apoio ao responsável do SIRP, a acção daquele núcleo contraria o espírito da lei, adianta a revista semanal. O artigo da "Visão" indica também que o "embrião da nova secreta faz parte de um plano ambicioso, que tem sido mantido no segredo dos deuses". De acordo com a "Visão", o objectivo final, já delineado, passa, a médio prazo, pela fusão das três actuais secretas, as duas civis (SIS e SIED) e a militar (DIMIL - Divisão de Informações Militares), num único serviço de informações. A revista adianta ainda que alguns dos departamentos, como o financeiro, já estão em fase adiantada de integração. O Governo, segundo a revista semanal, prepara-se para avançar com a transferência das secretas para um pólo único, de alta segurança, o qual poderá ficar instalado na Ameixoeira, na zona do Lumiar, em Lisboa, em antigas instalações militares, que, aliás, já estão em obras. Neste momento, a questão que se coloca é complexa do ponto de vista jurídico, pois a lei de regulamentação do funcionamento dos serviços encontra-se por aprovar há cerca de um ano e meio. A "Visão" refere que o Governo e Júlio Pereira continuam a trabalhar no assunto mas que para já ainda não há nenhum documento definitivo. A situação não é desconhecida do novo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que de acordo com a revista, terá certamente uma palavra a dizer a partir de 9 de Março, data em que toma posse, pois a lei obriga a que seja "especialmente informado". Contactado pela "Visão", Júlio Pereira não se mostrou disponível para prestar qualquer tipo de esclarecimento. A revista escreve também que "em tempo de cortes orçamentais, as secretas têm um aumento de 25 por cento" nas suas verbas, o que pode indiciar a estratégia governamental de reforçar ou remodelar este sector. http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id...6601&idCanal=34 Este post não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. Terapia 66 2010-08-04 http://soundcloud.com/terapia_66/t66-2010-08-04 Última faixa escutada: Link to comment Share on other sites More sharing options...
kitsale Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 Obrigada Freek já tinha ouvido a noticia na rádio e estava mesmo curiosa para saber um bocadinho mais. A revista Visão é conceituada o suficiente para não avançar com noticias enganosas e sem bases de credibilidade o que me leva a acreditar que a noticia é verdadeira. O governo de Sócrates ao que parece já desmentiu tudo e adianta que vai processar o jornalista e a revista. Mas será mesmo verdade? Por outro lado... será que este tipo de Secreta não existirá desde sempre nos diversos governos que fomos tendo... é que vendo bem, não há ninguém que controle estas situações já que o sistema está mesmo todo viciado. E a ser verdade, o que seria o mais acertado fazer com estes senhores? -_- Não sei pq mas tenho andado com a convicção de que Portugal nos próximos anos tem de levar com uma verdadeira revolução(nada como a última na minha opinião) para isto endireitar... mas lá está, se calhar estou a ser muito radical... "Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!" Henry James Link to comment Share on other sites More sharing options...
samu kay Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 Não axo que estejas a ser radical... pois na minha opinião o actual sistema de eleição dos governantes está viciado ao ponto de não haver qualquer tipo de mudança... axo que portugal tem que evoluir para outro tipo de organização e sistema e isso só é possivel com uma revolução, e não como a ultima de certeza absoluta. Mas também axo que o problema não se cinge só a portugal, pois por toda a europa e mundo ocidental sente-se esta falsa democracia, mas ainda falta alternativas e criar sistemas em que se acredite e que sejam sem duvida melhores que a actual democracia. Em Portugal, não acredito que sejam os outros partidos á direita e á esquerda que tem essas soluções, muito pelo contrário... Acredito que a revolução está para breve, e vai ser em termos mundiais... mas não partirá do Homem, mas sim da Natureza... Serpente Harmónica Vermelha http://samukay.deviantart.com/gallery/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aerogel Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 O governo já veio desmentir a noticia. A revista Visão tem vindo a meter o pé na poça várias vezes, com o crescente sansacionalismo a que o público nacional é tão permeável. Conspiração ou não, já lá vai o tempo da outra senhora e até da inquisição. E depois, só tem a temer quem andar fora da linha... "Tu" andas? "Eu" ando? Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda... E que rica prenda! In the 60's people took acid to make the world weird. Now the world is weird and people take prozac to make it normal. Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões. Ignorando activamente: 9 users! Link to comment Share on other sites More sharing options...
kitsale Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 E depois, só tem a temer quem andar fora da linha... "Tu" andas? "Eu" ando? E qual é o conceito de "andar fora da linha" para o Sócrates(ou para o governo/governantes)? Eu não sei....TU sabes? Fui acompanhando as noticias ao longo do dia e os senhores estão convictos quando negam tudo... Até pode ser mentira... mas eu não ficava assim tão surpreendida se fosse verdade. Para já aguardo desenvolvimentos. -_- Olha eu depois de ter assistido a uma guerra por causa de armas nucleares que nunca existiram e vi os protagonistas desta farsa a sairem impunes disso....já acredito em tudo por parte de quem tem poder!!!!!! "Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!" Henry James Link to comment Share on other sites More sharing options...
freeK Posted February 2, 2006 Author Share Posted February 2, 2006 O governo já veio desmentir a noticia. A revista Visão tem vindo a meter o pé na poça várias vezes, com o crescente sansacionalismo a que o público nacional é tão permeável. Conspiração ou não, já lá vai o tempo da outra senhora e até da inquisição. E depois, só tem a temer quem andar fora da linha... "Tu" andas? "Eu" ando? ??? esse é o discurso do 'Medo'. dantes vendiam-nos ideologias,hoje vendem-nos protecção. dos terroristas,claro. usam as escutas para os traficantes e corruptos. vigiam o tráfego na web em busca de pedófilos. 'inventam-se' guerras,'criam-se' inimigos..quase tudo se torna justificável. para quem aceita sem contestação que o 'ser controlado' é para nosso beneficio,só dá para perguntar: quem controla o controlador?onde deixa de existir controle?quais os limites da nossa privacidade?a que é que têm acesso os responsaveis pela vigilancia? -neste caso concreto,ouvi o desmentido do governo e naturalmente não sei quem diz a verdade...mas ainda há bem pouco tempo ouvi(mos) porta-vozes do governo e o próprio PM mentir descaradamente..refiro-me ao discurso de Sócrates na noite das presidenciais ter começado enquanto Alegre falava... não ponho a mão no fogo por ninguém. Este post não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. Terapia 66 2010-08-04 http://soundcloud.com/terapia_66/t66-2010-08-04 Última faixa escutada: Link to comment Share on other sites More sharing options...
moony Posted February 2, 2006 Share Posted February 2, 2006 E se for verdade, vão admiti-lo? <_< Daqui a nada não podemos dar um peido à vontade... E quanto à revolução... venha ela!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
kitsale Posted February 7, 2006 Share Posted February 7, 2006 Aero já são 3 jornais a notificar a mesma coisa...será jornalismo sensacionalista ou a nossa policia anda mesmo aí com uns filmes underground? Como vês onde há fumo há fogo.... "Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!" Henry James Link to comment Share on other sites More sharing options...
Frea Posted February 8, 2006 Share Posted February 8, 2006 Daqui a nada não podemos dar um peido à vontade... E acho muito bem... isso é la coisa k se faça... Link to comment Share on other sites More sharing options...
alienXperience Posted February 8, 2006 Share Posted February 8, 2006 E se for verdade, vão admiti-lo? <_< Daqui a nada não podemos dar um peido à vontade... E quanto à revolução... venha ela!! Podemos dar mas para dentro de garrafas para não estragar o ambiente Link to comment Share on other sites More sharing options...
Náná Posted February 8, 2006 Share Posted February 8, 2006 Podemos dar mas para dentro de garrafas para não estragar o ambiente Cuidado... ñ rebentem elas Está tudo tão perfeito... Link to comment Share on other sites More sharing options...
alienXperience Posted February 8, 2006 Share Posted February 8, 2006 Podemos dar mas para dentro de garrafas para não estragar o ambiente Cuidado... ñ rebentem elas Não ha problemas pk com o choque tecnologico implementado pelo 1º ministro com nome de Grego, a industria Portuguêsa vai desenvolver um material muito mais forte para aguentar a pressão das referidas ventosidades constrépidas :hammer: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aerogel Posted February 8, 2006 Share Posted February 8, 2006 Aero já são 3 jornais a notificar a mesma coisa...será jornalismo sensacionalista ou a nossa policia anda mesmo aí com uns filmes underground? Como vês onde há fumo há fogo.... E se assim for, fazemos como tanta gente faz... codificamos! Felizmente, os ladrões e os criminosos sempre andaram um paço à frente das forças policiais... E felizmente, temos tecnologia que podemos usar, para codificar tudo o que quisermos, sem o problema de ser-mos "caços". Se o problema é com as escutas, deixamos de usar o telefone para qualquer tema mais arriscado. Se o problema são as camaras, então andaremos direitos na rua, fazendo a "merda" em casa. Se as camaras estiverem em casa, arranjaremos um localizador de frequências para detectar estas "escutas". Etc... E depois... se um dia formos todos criminosos, fundamos nova civilização dentro das prisas... é igual... O que não me espanta é que enquanto não formos ministros, politicos ou apresentadores de televisão, acabaremos sempre na merda, eventualmente a apanhar sabonetes do chão nas instituições de correcção e a perder anos de vida... Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda... E que rica prenda! In the 60's people took acid to make the world weird. Now the world is weird and people take prozac to make it normal. Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões. Ignorando activamente: 9 users! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now