Náná Posted December 22, 2005 Share Posted December 22, 2005 Mandaram-me este mail e achei interessante partilhá-lo connvosco! A diferença entre os países pobres e ricos ñ é a idade do país! Isto pode ser demonstrado por países como Índia e o Egipto, q têm mais de 3000 anos e são pobres. Por outro lado o Canadá, a Austrália e Nova Zelândia, q há 50 anos eram inexpressivos, hj são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos tb ñ reside nos recurssos naturais disponiveis. O Japão possui um território limitado 80% montanhoso, inadequado p a agricultura e a criação do gado, mas é a 2ª economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria prima do mundo todo e exportando produtos manufacturados. Outro exemplo é a Suiça, q ñ planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. No seu pequeno território cria animais e cultiva o solo durante apenas 4 meses no ano. Ñ obstante, fabrica lacticinios da melhor qualidade. A Suiça é tb um país pequeno q passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o q o transformou na caixa forte do mundo. Executivos de países pobres mostram q ñ há diferença intelectual significativa. A raça ou a cor da pele tb ñ são importantes:imigrantes rotulados de preguiçosos nos seu países de origem são a força produtiva de países europeus ricos. Qual é então a diferença? A diferença é a atitude das pessoas, moldar-se ao longo dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos q o grande maioria segue os seguintes principios de vida: -Á ética como principio básico. -A integridade. -A responsabilidade -O respeito pelo direito dos demais cidadãos. -O amor ao trabalho. -O esforço pela poupança e pelo investimento. -O desejo de superação. -A pontualidade. Nos países pobres apenas uma minoria segue esses principios básicos na sua vida diária. Ñ somos pobres pq nos faltam recursos naturais ou pq a natureza foi cruel connosco. Somos pobres pq nos falta atitude, falta-nos vontade p cumprir esses principios de funcionamentos das sociedades ricas e desenvolvidas. Somos assim, por querer levar vantagens sobre td e todos. Somos assim por ver algo de errado e dizer: " Deixa pra lá " Os nossos politicos têm atitudes pouco dignificantes (isso tb já nós sabemos). Esbanjamos dinheiro em vaidades q faz falta p o essencial! Será mesmo k o k o nosso país precisa é de atitude? Está tudo tão perfeito... Link to comment Share on other sites More sharing options...
gypsia Posted December 22, 2005 Share Posted December 22, 2005 pois e só temos mais 7 anos para mudar esta atitude... depois estamos por nossa conta. posso dar-te um exemplo que tem a ver com o meu trabalho. alguns de voçês sabem que sou vendedora de motas... em portugal a mota ainda é vista como um transporte secundário... e muitas vezes de luxo... é muito mais façil vender as motas topo de gama que custam mais de 10000 euros que vender as motas de baixa cilindrada e bem mais baratas... + de 50% mais baratas. vamos às capitais dos outros paises e vemos centenas de motas de média cilindrada genero scooters (mega) a circularem... em portugal cada um vai no seu carro e sozinhos. depois temos o transito que temos. eu tenho uma lista de espera constante para usadas do modelo mais caro da suzuki... que atinge a velocidade de 340 km hora e não é uma mota que seja muito prática de se usar no dia a dia... os consumos de gasolina nem são altos... mas os pneus gastam-se num instante... claro que se puxar-mos pela mota os consumos de gasolina aumentam... e não é façil andar naquela mota devagar outra coisa... e em relação a esta mota... eu já vendi mais que uma vez (apesar dos meus conselhos serem o oposto) capacetes de 75€ com esta mota... porque os clientes se queixam de não puderem pagar mais. estes capacetes não são de todo indicados para esta mota por causa da velocidade que atinge... ficam muito barulhentos e são desconfortaveis para quem conduz. há uns anos atrás compravam uma 50cc e um arai topo de gama... que tb não tem logica nenhuma... os portugueses ou mudam de vez... ou não tarda muito somos espanhois quem inventou a distância não sabia o que era a saudade Link to comment Share on other sites More sharing options...
kitsale Posted December 22, 2005 Share Posted December 22, 2005 A diferença entre os países pobres e ricos ñ é a idade do país! Isto pode ser demonstrado por países como Índia e o Egipto, q têm mais de 3000 anos e são pobres. Por outro lado o Canadá, a Austrália e Nova Zelândia, q há 50 anos eram inexpressivos, hj são países desenvolvidos e ricos. Quanto a isto tenho a minha teoria... -_- Estes "novos países" desenvolveram-se mais do que os mais antigos(basta ver por exemplo os EUA que são um país "novo" em relação a muitos outros) porque as "bases" para o seu desenvolvimento tb são outras. Estes países "novos" começaram a criar as suas estruturas numa época em que se caminhava já para o Boom tecnológico que hoje conhecemos, logo é natural que tenham evoluído com bases mais fortes para hoje serem mais organizados e desenvolvidos, do que um qq país que apareceu há milhares de anos e que tem raízes ainda um pouco rudimentares...e mais população tb o que dificulta o desenvolvimento por igual. Espero ter feito sentido. "Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!" Henry James Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sílvia Floresta Posted December 22, 2005 Share Posted December 22, 2005 a minha irmã é professora primaria em timor,e aquilo q ela nos conta d lá nao é nada bonito d s ouvir... existe muita fome muita pobresa...ela diz q os alunos dela vao descalçinhos para a escola(tadinhos) e q o lapiz d carvao é usado até mesmo ao fim...o quadro da escola ainda tem os buracos das balas,e carteiras para os putos nao existem,escrevem no colo...noz cá em casa e com a ajuda d alguns amigos,fixzemos uma coleta d dinheiro roupa e material escolar,para enviar...nao é caro enviar coisas para timor,custa 1 euro por kilo todas as semanas envio coisas...posso deixar aqui a morada para s alguem tiver intressado em mandar alguma coisa para bebes,crianças mais crescidas ou mesmo velhotes...nao custa nada...o q é 2 euros? sao 2 kilos d algo q vai fazer alguem feliz...logo há noite deixo aqui a morada mas para quem quiser enviar nao esquecer d dizer nos correios q vai por correio economico para timor,pois existem muitas pessoas a trabalhar nos correios q nao sabem convem sempre dizer,senao vao cobrar uma pipa d massa! “Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”. Bill Mollison aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal Link to comment Share on other sites More sharing options...
AngeL Posted December 23, 2005 Share Posted December 23, 2005 Esbanjamos dinheiro em vaidades q faz falta p o essencial! Não podia estar mais de acordo .. e temos um exemplo bem recente cá em Portugal: A maior arvore de natal da Europa SIM ... o que nós mais temos falta é de uma arvore de natal gigante ... esse dinheiro e energia esbanjadas em vaidades podia servir para equipar melhor um hospital ou uma escola .... mas NÃO ... o que nós temos falta é de arvores de natal gigantes Porque é que Portugal só é o maior em coisas superficiais? Eo pior é que as pessoas gostam e sentem-se orgulhosas e vaidosas por termos a MAIOR ARVORE DE NATAL DA EUROPA :><P: Fico tão revoltada com estas cenas .. toda a gente se queixa que a vida tá dificil e que não há dinheiro .. mas parece que não têm consciência que desta maneira só vamos de mal para pior Link to comment Share on other sites More sharing options...
Náná Posted December 23, 2005 Author Share Posted December 23, 2005 Esse é um grande problema de Portugal, aliás das pessoas k nele habitam! Se as pessoas ñ fossem só atrás do k é bom o país ñ tinha chegado ao ponto k chegou...infelizmente vivemos num mundo onde a ganância está sempre em 1º lugar... se este tem melhor eu quero ainda melhor... isto p ñ falar da quantidade de dinheiro k se gasta no futebol k é das coisas k me deixa completamente fora de mim! eu até aprecio um bom jogo de futebol(qd é o meu clube ou a seleção), agora gastarem balúrdios por um jogador andar a correr atrás de uma bola acho ridículo!!! É NATAL! Está tudo tão perfeito... Link to comment Share on other sites More sharing options...
elPerdido Posted December 23, 2005 Share Posted December 23, 2005 Esse é um grande problema de Portugal, aliás das pessoas k nele habitam! Se as pessoas ñ fossem só atrás do k é bom o país ñ tinha chegado ao ponto k chegou...infelizmente vivemos num mundo onde a ganância está sempre em 1º lugar... se este tem melhor eu quero ainda melhor... isto p ñ falar da quantidade de dinheiro k se gasta no futebol k é das coisas k me deixa completamente fora de mim! eu até aprecio um bom jogo de futebol(qd é o meu clube ou a seleção), agora gastarem balúrdios por um jogador andar a correr atrás de uma bola acho ridículo!!! É NATAL! a verdade das verdades!! se em vez de gastarem dinheiro a comprarem tanques, bombas, ou a porem gajos a correrem atras de coisas redondas por milhoes de euros, investissem esse dinheiro nos que precisam e não o têm valia-lhes bem mais! mas pronto, a culpa é do sistema, das pessoas que mandam, i das que se deixam mandar* é bom ser diferente Say yes to chaos, say yes to random systems, say no to time slavery! elPerdido @ hi5 Myspace Last.fm Link to comment Share on other sites More sharing options...
kitsale Posted December 26, 2005 Share Posted December 26, 2005 se em vez de gastarem dinheiro a comprarem tanques, bombas, ou a porem gajos a correrem atras de coisas redondas por milhoes de euros, investissem esse dinheiro nos que precisam e não o têm valia-lhes bem mais!mas pronto, a culpa é do sistema, das pessoas que mandam, i das que se deixam mandar* é bom ser diferente já culpei mais o sistema pelo estado em que Portugal se encontra. Agora começo a achar é que os portugueses gostam mesmo é de fazer pouco...isto claro que não iliba o sistema de MUITA coisa que vai mal... Mas um país em crise que bate o record de sms natalicias(275 milhões pelo que vi no telejornal), que é o que mais € gasta nos jogos de sorte ou azar(temos o maior numero de apostadores da europa), onde não há dinheiro para nada mas os shopings e afins estão a abarrotar pelas costuras e etc... faz-me pensar que o belo do português gosta de ter muito fazendo pouco por isso... "Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!" Henry James Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now