Jump to content
  • Create New...

Revolução Francesa Ii

Recommended Posts

Como vocês já devem ter lido as notícias França está a passar por uma violenta manifestação. Eu ainda não tenho um opinião bem formada da situação. Por um lado temos a situação social que as pessoas dos bairros estão sujeitas, do patriotismo francês (tal qual como em portugal) e que afecta fortemente a qualidade de vida dos imigrantes, a esclusão social, e toda uma serie de situações que têm vindo a acontecer (a proibição do véu nas escolas aos islâmicos, um incêndio à uns meses atrás em que morreram centenas de imigrantes e agora a mortes destes dois jovens electrecutados). Por outro lado, existe o metodo que eles estão a utilizar para a manifestação, a destruição de tudo e todos. Apesar de acreditar que não é a simples "natureza humana" a manifestar-se mas sim um conjunto de rancor e raiva acumulado pela situação que se vive no país, não concordo com toda esta violência.

Eu penso que grande parte do problema que reside tanto em Portugal, em França como outros países da europa é o excesso de patriotismo, que em pleno séc. XXI é impossivel por em prática! Toda a gente fala em globalização, internet, telemovel e que agora somos todos "um", mas no entanto, como eu aliás ja vi opiniões neste forum, acham que "primeiro estão os portugueses e depois os imigrantes". Acho isso uma estupidez, acho que qualquer tipo de patriotismo só deveria ser disfrutado nos jogos sem fronteiras!

E vocês? o que acham de tudo isto? Gostava de saber opiniões! ;)

Sinceramante só ontem soube disto pelo telejornal, infelizmente(ou não) a minha profissão não me deixa estar muito ao corrente de situações como esta, por isso vou só comentar o que vi e me apercebi e o que me deixou de boca aberta, que foram as pessoas que moram em Paris, sensivelmente a 20km desta revolta e que estavam literalmente a cagar-se para o que estava a acontecer, era qualquer coisa do genero, isso esta a acontecer "longe" de Paris não temos nada a ver com isso, não nos importamos, isso são guerras deles eles que as resolvam, posso estar enganado porque só apanhei a reportagem a meio mas que me fez confusão os parisienses a falar fez, a primeira coisa que me veio à cabeça foi, se estes gajos que estão a 20km não se importam vou-me eu importar?!? VIVE LA FRANCE!! :diabo:

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Eu ainda não tenho um opinião bem formada da situação. (a proibição do véu nas escolas aos islâmicos, um incêndio à uns meses atrás em que morreram centenas de imigrantes e agora a mortes destes dois jovens electrecutados). Por outro lado, existe o metodo que eles estão a utilizar para a manifestação, a destruição de tudo e todos.

Tal como tu ainda não tenho uma opinião muito bem formada do k tem vindo a acontecer em França e não só, nos últimos dias parece k Bruxelas, Londres e Amesterdão sofreram acontecimentos do mesmo género!

Ainda ñ percebi bem o motivo de tanta violência, mas pelo k tenho lido tudo isto começou c as razões k tu mesmo já deste(os incêndios de algum tempo atrás k em k morreram imigrantes...etc), ao longo destes dias a violência tem vindo a aumentar... fala-se mesmo k pode surgir uma guerra civil... é triste viver num mundo onde existe tanta violência, mas os maus são sempre mais k os bons :toosad:

Está tudo tão perfeito...

Nestas coisas - por vezes - é dificil saber-se ao certo qual a razão que determina este resultado, serão talvez várias razões que juntas e com o rastilhos certo em determinada altura resultam numa explosão.

Não é nada que não se temesse ou esperasse, mas acredito que talvez os franceses mais "patriotas" tivessem a esperança que este problema jamais se tornasse tão visível.

Hoje em dia a economia está estagnada de uma maneira geral, o que faz com que os próprios "nativos" tenham grandes taxas de desemprego, como tal os emigrantes ou melhor os "diferentes" terão seguramente ainda menos possibilidades de aspirar a uma boa "experança de vida".

Depois á a separação em Guetos que só reafirma as "diferenças" e não as semelhanças, e por conseguinte o rancor e o desespero tomam conta de tudo.

De uma forma geral este é um problema que todos os paises desenvolvidos terão de "suportar" porque é algo inevitável.

Se o mundo desenvolvido se preocupasse em equlibrar o fosso entre o 1º e o 3º mundo, com apoios reais, efectivos e desprovidos de juros altíssimos atravez de créditos disfarçados, talvez os esses países pudessem ter outro tipo de desenvolvimento fixando as populações, criando oportunidades de desenvolvimento, diminuindo muito o nivel de emigração.

O fenomeno da emigração é consequência natural das decisões tomadas daqueles que têm e mais querem ter.

Tambem não digo que seja um problema simples de resolver, mas sinais positivos não os há, bem pelo contrário.

:(

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Esta madrugada na Amadora 2 carros arderam. Li no Correio da Manhã. Não sei se há ligação ao KAOS que se vive em França e tambem já noutros paises da Europa como vocês comentam...

:o Pois, tb li no correio da manhã de ontem k em Pombal ardeu um camião e três viaturas k estavam ali por perto!!

Mas não vamos já pensar k se trata do mesmo problema, isto pode ser apenas uma brincadeira de mau gosto criada por espertinhos!

Está tudo tão perfeito...

Eu penso que a história em França é a história que existe em todo o lado. A violência gera violência, e penso que neste caso, apesar do caso ser muito grave em questões de direitos, penso que a violência nada ajuda a que as coisas tomem o seu curso rápidamente. As coisas assim ainda ficam mais lentas, as soluções demoram mais tempo a chegar porque tudo se torna um caos e as questões que realmente geraram o conflito ás tantas já é uma palha no meio de tanta confusão a resolver.

DJ Ganeisha

Seja como fôr...

Eu, se estiver chateado com alguma situação provocada por um "vizinho", não saio de casa para partir as casas próximas da minha, para roubar, para vandalizar o que me aparece pela frente, retirando também daí, proveito pessoal...

Embora não seja apologista do uso da força pela autoridade, policia, etc, acho que nestes casos deveria-se usar mais força, implementando as medidas necessárias para que não acontecessem estas manifestações violentas por parte dos cidadãos.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

Ignorando activamente: 9 users!

Eu penso que grande parte do problema que reside tanto em Portugal, em França como outros países da europa é o excesso de patriotismo, que em pleno séc. XXI é impossivel por em prática!

n confundir patriotismo com nacionalismo. sao coisas distintas.

axo perfeitamente normal uma pessoa sentir orgulho no proprio país. nada levado ao extremo é claro. mas axo saudavel ver que as pessoas dignificam e lutam por um portugal maior e melhor.

Na última semana não tenho visto notícias sobre este assunto, mas pelo que sei tem havido novos casos de vandalismo todos os dias.

Antes de mais, acho necessário dizer que os franceses são um pouco dados ao racismo. Já sei que vão dizer que não devo generalizar, bla blá blá... mas, da mesma maneira que dizem que os portugueses são o povo do "deixa-andar" (e ainda que isto não se aplique a 100% da população, aplica-se, sem dúvida, à grande maioria), também os franceses são racistas e xenófabos. E parece-me que este facto é importante para perceber porque é que isto está a acontecer na França e não em outro país da Europa.

Há cerca de 30 anos, mais ou menos, quando a França começou a precisar de mão-de-obra estrangeira, principalmente para a construção civil, recebeu os emigrantes de braços abertos. Só não se lembraram que essas pessoas iriam estabelecer-se no país, constituir família e ter filhos, filhos esses que seriam franceses também. E são esses franceses que hoje estão revoltados, por serem considerados filhos bastardos e não terem as mesmas oportunidades que os filhos legítimos.

Não, não quero com isto dizer que concordo com os actos de violência, mas entendo que muitas vezes escasseiam outras formas de luta.

E já que têm a fama de escumalha, que tal ter um pouco de proveito?

Embora não seja apologista do uso da força pela autoridade, policia, etc, acho que nestes casos deveria-se usar mais força, implementando as medidas necessárias para que não acontecessem estas manifestações violentas por parte dos cidadãos.

Eu discordo mano, e até acho que em determinadas alturas os "oprimidos" deviam era partir a loiça toda.

Não concordo com a violência, mas concordo ainda menos com a violência silenciosa e terrivel que hoje em dia se faz ás custas dos desfavorecidos, aumentando os fossos sociais e fomentando a guerra daqueles que tudo têm sobre aqueles que o estado e as leis não protegem.

Hoje em dia as corporações e grandes multinacionais têm completa proteção a nivel judicial, tudo compram e tudo podem, o estado tem de proteger os interesses economicos da economia obrigatoriamente, a questão é que a economia bem como o sistema judicial e politico não são perfeitos (bem pelo contrario) o que determina que o lado mais fraco seja sempre o mais desfavorecido.

Se os "oprimidos" não se revoltam e se organizam quem é que vela pela sua segurança emocional e pela sua experança de vida.

A violência não será certamente a melhor opção, mas tb reconheço que há alturas na vida em que não haverá outra solução.

Sim, não gostava nada que o meu carro fosse incendiado, mas é tudo uma questão de perspectiva.

Se no passado algumas pessoas não tivessem guerreado por algo que acreditam hoje não estaria a falar uma lingua latina, ou estaria ainda numa monarquia ou pior...numa ditadura.

O próximo grande problema das sociedades é saber como é que as populações se livram da democracia, que caminha a passos largos para uma maquina condicionadora das liberdades e das virtudes do ser humano.

:unsure:

O próximo grande problema das sociedades é saber como é que as populações se livram da democracia, que caminha a passos largos para uma maquina condicionadora das liberdades e das virtudes do ser humano.

Revolução!!

E guerra! :guns:

Já me tinha identificado com a tua primeira opinião, agora a segunda veio mesmo confirmar que pensamos da mesma forma em relação a este teme. Incosma tás lá. ;)

Também tenho a ideia de que os franceses são puramente xenófabos. -_- A diferença é que não o escondem(ou pelo menos não o tentam fazer tão bem como os outros países europeus com os mesmos ideiais) e depois "opimem" os que não pertencem ao grupo dos "avecs". Assim como se tem feito nos últimos tempos em Portugal... <_< De há um ano para cá tenho-me cruzados com mais gente racista do que ao longo de toda a minha vida. E acho que o primeiro post do Incosma explika bem o porquê. B)

Não concordo com a violência, mas consigo entender que há casos em que é a únika solução...

A Europa está podre e a França é apenas o primeiro país a deixar transparecer isso. -_-

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

Henry James

:huh: não axo a frança um pais xenófobo nem racista ... como pode eles ser isso se a maior parte da população francesa é argelina, etc. lol

Acerca disto que se passa ... é preciso abanar a sociedade para os problemas esquecidos ... nomeadamente as pessoas. Que neste caso a maioria delas (emigrantes) faz enriquecer os bolsos dos franceses. Suponho que o que tá em causa aqui é o respeito que se pede aos cidadãos, melhor segurança social para os desfavorecidos, mais emprego para os franceses ( sejam africanos ou europeus), etc, etc....

e outra coisa ... a frança tem um longo historial em revoluções ... parece-me que gostam de jogar em casa.

"En mai de 68 le drapeau noir de l’anarchie à flutté sur Paris..."

Todos têm o direito de expressar a sua voz...mal ou bem, é um direito que não queremos perder...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Não diria que os franceses sejam xenófobos de uma forma pura e fria como outros povos noutras epocas, eu acho é que eles têm uma imagem de si próprios de "liberté, egalité e fraternité" sobretudo das glorias do passado, e esta imagem ou ideia porque é teórica não se identifica com guetos, emigrantes, problemas sociais e desemprego.

Mas com tudo isto que está a acontecer e que é mesmo evidente das duas uma: aceitam a realidade que lhes diz também respeito e descem do pedestal ou reafirmam a sua "diferença" com repressão e perseguição...

...e aí sim acredito que isto dê o "peido mestre" e a história da Europa mude radicalmente de um dia para o outro!

:unsure:

Não sei se viram o programa de ontem no canal 1 o Prós e Contras, mas falava sobre este assunto. ;) A Europa abriu as portas a toda a gente e agora é que se lembra que afinal não keria cá ninguém. A velha Europa...a Velha Europa... B)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

Henry James

Não sei se viram o programa de ontem no canal 1 o Prós e Contras, mas falava sobre este assunto. ;) A Europa abriu as portas a toda a gente e agora é que se lembra que afinal não keria cá ninguém. A velha Europa...a Velha Europa... B)

-_- e como vistes tambem ... há muita gente que pensa que a europa deve se permanecer aberta a todas as culturas e a todos os povos ... a emigração gere riqueza, não sou capitalista mas se fosse teria que dar o braço a trocer... e é isso que a maior parte das pessoas não vê.

E não me venham cá com histórias de que não há trabalho para todos que a meu ver existe muita terra ai abandonada ... o que existe na europa é muita burguesia e muita luxuria ...

Não nego que concordo contigo. Mas se há assim tanto trabalho...onde anda ele? Será falta de vontade dos mais poderosos? Estarão as economias tão viciadas que kem tem tudo, já não tenta fazer mais?

Também não podemos esquecer que as máquinas vieram substituir o trabalho manual...consequentemente há menos emprego para as pessoas e mais para as máquinas. Isto é desenvolvimento. Só que, assim como tudo, tem um reverso da medalha e isso faz-se sentir na população essencialmente. Pelo menos a mais empobrecida. E até me podem dizer que hoje em dia só não sabe mexer num pc ou numa qq máquina industrial kem não ker -_- mas eu pergunto: quantas pessoas têm a oportunidade de aprender? ;)

Os patrões têm cada vez mais possibilidades e incentivos para investirem nas altas tecnologias e é o que fazem. Isto tb contribui para esta falta de trabalho. E agora? Vamos deixar as máquinas de parte para dar emprego ás pessoas? :rolleyes: E deixar cair a produção em massa para se contentarem com 50% dessa mesma? Isso significa um BMW a menos á porta no final do ano. B)

Era bom acreditar que "os que mandam" tentassem encontrar uma solução para melhorar a condição de vida humana na europa... parece-me mas é demasiado improvável que o façam. :wacko:

Henry James

Era bom acreditar que "os que mandam" tentassem encontrar uma solução para melhorar a condição de vida humana na europa... parece-me mas é demasiado improvável que o façam. :wacko:

-_- por isso mesmo é que povinho vai prá rua se manifestar ... e como as manifestações não dão pão nem trabalho ... vai de chamar atenção por meios mais radicais.

e acerca de falta de trabalho por causa das máquinas ... eh pah ... não sei não ... há muita gente que curte ter tudo feito e trabalhar é mentira ... as máquinas não são problema ... no principio do século 20 ... as greves eram feitas ao redor de uma fogueira feita de máquinas ... .

Isto tudo tem haver com o egoismo humano e nada disto tem haver com a igualdade e direitos mutuos ... bem é melhor ficar por aqui senão começo novamente a proclamar a anarquia como a unica forma de organização social.

Mas isso é outra conversa ^_^

. bem é melhor ficar por aqui senão começo novamente a proclamar a anarquia como a unica forma de organização social.

Mas isso é outra conversa ^_^

:D Deixa lá, nestas últimas semanas lá em casa só me catalogam de anarca e eu não percebo o porquê! :lol:

Henry James

TRUST

ANTI SOCIAL

Tu bosses toute ta vie pour payer ta pierre tombale,

Tu masques ton visage en lisant ton journal,

Tu marches tel un robot dans les couloirs du metro,

Les gens ne te touchent pas, il faut faire le premier pas,

Tu voudrais dialoguer sans renvoyer la balle,

Impossible d'avancer sans ton gilet pare-balle.

Tu voudrais donner des yeux a la justice

Impossible de violer cette femme pleine de vices.

Antisocial, tu perds ton sang froid.

Repense a toutes ces annees de service.

Antisocial, bientot les annees de sevices,

Enfin le temps perdu qu'on ne rattrape plus.

Ecraser les gens est devenu ton passe-temps.

En les eclaboussant, tu deviens genant.

Dans ton desespoir, il reste un peu d'espoir

Celui de voir les gens sans fard et moins batards.

Mais cesse de faire le point, serre plutot les poings,

Bouge de ta retraite, ta conduite est trop parfaite

Releve la gueule, je suis la, t'es pas seul

Ceux qui t'enviaient, aujourd'hui te jugeraient.

Tu bosses toute ta vie pour payer ta pierre tombale,

Tu masques ton visage en lisant ton journal,

Tu marches tel un robot dans les couloirs du metro,

Les gens ne te touchent pas, il faut faire le premier pas,

Tu voudrais dialoguer sans renvoyer la balle,

Impossible d'avancer sans ton gilet pare-balle.

Tu voudrais donner des yeux a la justice

Impossible de violer cette femme pleine de vices.

Antisocial, antisocial, antisocial, antisocial.

Achei k tinha alguma coisa a haver, se calhar não.

Quanto ao k lá se passa, acho k quem semeia ventos colhe tempestades. Quer dizer quem nunca se preocupou com a imigração, tem agora a resposta por parte dos filhos desses imigrantes. :diabo:

PS: Kitsale em casa chamam-te anarka, mas imagino k não andes lá por casa a partir tudo, isto tem a ver com o facto de anteriormente teres referido k anarquia quer dizer destruição/caos e não é a mesma coisa.

PS: Kitsale em casa chamam-te anarka, mas imagino k não andes lá por casa a partir tudo, isto tem a ver com o facto de anteriormente teres referido k anarquia quer dizer destruição/caos e não é a mesma coisa.

Não vicius não é por partir tudo lolol

Eu nunca me considerei anarca até pq sinceramente nunca me interessei pelo assunto. Para ser mesmo sincera foi aki neste elastik q comecei a ter mais conhecimento sobre o movimento.

Lá em casa chamam-me anarca pq estou constantemente a incitar-me contra as instituições que nos regem e a dizer que deviamos sair á rua e derrubá-los o mais rápido possivel. Além disso tb não gosto particularmente do valor que o dinheiro assumiu na vida MUNDIAL e da forma como cada vez mais se descuida o valor humano em prol do dinheiro.

É por isto que me chamam anarca e maluka cá em casa :lol: . Agora se keres que te diga, nem seker sei ao certo quais são os principios anarcas... :rolleyes:

Mas tb é verdade que desde sempre associei o movimento á "força bruta"... :unsure:

Henry James

Estas manifestações sociais, ou anti-sociais, são a meu ver o culminar de tensões que se acumulam durante anos e anos afim...o porquê já se perdeu na história...

Porque nós, enquanto "voyeurs", nunca conseguiremos atingir o fulcro da questão...

Aqui no nosso cantinho, impávidos e serenos, nesta nossa bela costa atlântica, não conseguimos conceber sequer de raspão as realidades destes nossos contemporâneos...

Porque, a bem ou a mal.......como é bela a vida no campo......

Soluções????.....Venha o diabo e escolha.....

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Estas manifestações sociais, ou anti-sociais, são a meu ver o culminar de tensões que se acumulam durante anos e anos afim...o porquê já se perdeu na história...

Nem mais...

Transcrevo o que vem no artigo do Blitz sobre "Musica e Contestação" que fala basicamente do papel da música mais tocada em França (rap e hip-hop) e os problemas sociais que existem nesse país. Isto é um excerto do que os artistas pensam sobre o que se passa.

"(...) os franceses têm uma tradição, que já lhes vem da Revolução e da Comuna, de fazer valer os seus direitos.

Quando os franceses saem à rua para se manifestar é sempre complicado, é violento.

Há sempre grupos, que vêm de todo o lado e de lado nenhum, que se colam às manifestações porque sabem que no fim há sempre confrontos com a policia e que a confusão lhe vai permitir assaltar carros, lojas, pessoas, etc. É esse tipo de pessoas que agora se está a aproveitar da situação. Isto é vandalismo de rua. É preciso ter consciência de que não estamos perante um movimento social-poderá é ser um berro social.

Não é um movimento organizado. Estão a ser violentos sem terem uma solução nem propostas. Estão a queimar a escola deles, os ginásios deles, os carros de toda a gente que os rodeia.

Não é violência gratuita. São sentimentos acumulados. Houve um acontecimento e as coisas passaram a ser exprimidas de forma diferente.(...)"

DJ Ganeisha

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
 Share

• Member Statistics

4,907
    Total Members
    653
    Most Online
    zZora
    Newest Member