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As Quatro Nobres Verdades


Satthyia
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A essência do Budismo

 

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Buda

 

 

O Budismo foi fundado na Índia, no séc. VI a.C., pelo Buda Sakyamuni. O Buda Sakyamuni nasceu no norte da Índia (actualmente Nepal) como um rico príncipe chamado Sidharta.

 

Aos 29 anos de idade, ele teve quatro visões que transformaram sua vida. As três primeiras visões - o sofrimento devido ao envelhecimento, doenças e morte - mostraram-lhe a natureza inexorável da vida e as aflições universais da humanidade. A quarta visão - um eremita com um semblante sereno - revelou-lhe o meio de alcançar a paz. Compreendendo a insignificância dos prazeres sensuais, ele deixou sua família e a sua fortuna em busca da verdade e paz eterna. A sua busca pela paz era mais por compaixão pelo sofrimento alheio do que pelo seu próprio, já que não havia tido tal experiência. Ele não abandonou a sua vida mundana na velhice, mas no alvorecer de sua maturidade; não na pobreza, mas em plena fartura.

 

Depois de seis anos de ascetismo, ele compreendeu que se deveria praticar o "Caminho do Meio", evitando o extremo da auto-mortificação, que só enfraquece o intelecto, e o extremo da auto-indulgência, que retarda o progresso moral. Aos 35 anos de idade (aproximadamente 525 a.C.), sentado sob uma árvore Bodhi, numa noite de lua cheia, ele, de repente, experimentou uma extraordinária sabedoria, compreendendo a verdade suprema do universo e alcançando a profunda visão dos caminhos da vida humana. Os budistas chamam essa compreensão "iluminação". A partir de então, ele passou a ser chamado de Buda Sakyamuni (Sakyamuni significa "Sábio do clã dos Sakya"). A palavra Buda pode ser traduzida como: "aquele que é plenamente desperto e iluminado".

 

A FUNDAÇÃO DO BUDISMO

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O Buda não era um deus. Ele foi um ser humano que alcançou a iluminação por meio da sua própria prática. De maneira a compartilhar os benefícios de seu despertar, o Buda viajou por toda a Índia com seus discípulos, ensinando e divulgando os seus princípios às pessoas, por mais de 45 anos, até sua morte, aos 80 anos de idade. De fato, ele era a própria encarnação de todas as virtudes que pregava, traduzindo em acções as suas palavras.

 

O Buda formou uma das primeiras ordens monásticas do mundo, conhecida como Sangha. Seus seguidores tinham as mais variadas características, e ele os ensinava de acordo com suas habilidades para o crescimento espiritual. Ele não exigia crença cega; ao contrário, adoptava o "venha e experimente você mesmo", atitude que ganhou os corações de milhares.

 

Após a morte de Sakyamuni, foi realizado o Primeiro Concílio Budista, que reuniu 500 membros, a fim de colectar e organizar os ensinamentos do Buda, os quais são chamados de Dharma. Este se tornou o único guia e fonte de inspiração da Sangha. Seus discursos são chamados de Sutras. Foi no Segundo Concílio Budista em Vaisali, realizado algumas centenas de anos após a morte do Buda, que as duas grandes tradições, hoje conhecidas como Theravada e Mahayana, começaram a se formar. Os Theravadins seguem o Cânone Pali, enquanto os Mahayanistas seguem os sutras que foram escritos em sânscrito.

 

DESENVOLVIMENTO DO BUDISMO

 

THERAVADA E MAHAYANA

 

As duas grandes tradições compartilham a essência dos ensinamentos do Buda e praticam a recitação de mantras (Sequência de palavras que manifestam certas forças cósmicas, aspectos ou nomes dos bodas. A repetição contínua de mantras é uma forma de meditação) e meditação, mas cada uma delas tem um método diferente de buscar a iluminação. A Theravada, ou "Pequeno Veículo", enfatiza o alcance da iluminação através do próprio esforço e é comum no Sri Lanka, Tailândia, Birmânia, Laos, Camboja e Malásia. Nesta tradição, o nível de iluminação é a condição de Arahat.

 

A Mahayana, ou "Grande Veículo", busca não só a auto-iluminação, mas também dá ênfase ao servir a todos os seres sencientes. Os Bodhisattvas (seres iluminados da tradição Mahayana) levam adiante, incansavelmente, a missão de salvar o universo. OS seus principais atributos são amor, compaixão, generosidade, sabedoria e uma ilimitada capacidade de servir aos outros. A Mahayana é comum na China, Mongólia, Coreia, Tibete e Japão. Dentro dessa tradição há muitas escolas, incluindo o Budismo Ch'an (China), Zen (Japão) e Tântrico (Tibete).

 

BUDISMO CHINÊS

 

Os ensinamentos de Buda foram transmitidos pela primeira vez, fora da Índia, no Sri Lanka, durante o reinado do Rei Asoka (272-232 a.C.). Na China, a história registra que dois missionários budistas da índia chegaram à corte do Imperador Ming no ano 68 d.C. e lá permaneceram para traduzir textos budistas. Durante a Dinastia Tang (602-664 d.C.), um monge chinês, Hsuan Tsang, cruzou o Deserto Gobi até a índia, onde reuniu e pesquisou sutras budistas. Ele retornou à China dezassete anos depois com grandes volumes de textos budistas e a partir de então passou muitos anos traduzindo-os para o chinês.

 

Finalmente, a fé budista se espalhou por toda a Ásia. Ironicamente, o Budismo praticamente se extinguiu na índia em, aproximadamente, 1300 d.C. Os chineses introduziram o budismo no Japão. A tolerância, o pacifismo e a equanimidade promovidos pelo Budismo influenciaram significativamente a cultura asiática. Mais recentemente, muitos países ocidentais têm demonstrado considerável interesse pelas religiões orientais e centenas de milhares de pessoas vêm adoptando os princípios do Budismo.

 

A Essência do Budismo

 

 

ENSINAMENTOS DO BUDA

 

O Buda foi um grande professor. Ele ensinou que todos os seres vivos possuem Natureza Búdica idêntica e são capazes de atingir a iluminação através da prática. Se todos os seres vivos têm o potencial de tornar-se iluminados, são todos, portanto, possíveis futuros Budas. Apesar de haver diferentes práticas entre as várias escolas budistas, todas elas abraçam a essência dos ideais do Buda.

 

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KARMA E A LEI DE CAUSA E EFEITO

 

Uma pessoa é uma combinação de matéria e mente. O corpo pode ser encarado como uma combinação de quatro componentes: terra, água, fogo e ar; a mente é a combinação de sensação, percepção, ideia e consciência. O corpo físico - na verdade, toda a matéria na natureza - está sujeito ao ciclo de formação, duração, deterioração e cessação.

 

O Buda ensinou que a interpretação da vida através de nossos seis sensores (olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente) não é mais do que ilusão. Quando duas pessoas experimentam um mesmo acontecimento, a interpretação de uma, pode levar à tristeza, enquanto a da outra, pode levar à felicidade. É o apego às sensações, derivadas desses seis sentidos, que resulta em desejo e ligação passional, vida após vida.

 

O Buda ensinou que todos os seres sencientes estão em um ciclo contínuo de vida, morte e renascimento, por um número ilimitado de vidas, até que finalmente alcancem a iluminação. Os budistas acreditam que os nascimentos das pessoas estão associados à consciência proveniente das memórias e do karma de suas vidas passadas. "Karma" é uma palavra em sânscrito que significa "acção, trabalho ou feito". Qualquer acção física, verbal ou mental, realizada com intenção, pode ser chamada de karma. Assim, boas atitudes podem produzir karma positivo, enquanto más atitudes podem resultarem karma negativo. A consciência do karma criado em vidas passadas nem sempre é possível; a alegria ou o sofrimento, o belo ou o feio, a sabedoria ou a ignorância, a riqueza ou a pobreza experimentados nesta vida são, no entanto, determinados pelo karma passado.

 

Neste ciclo contínuo de vida, seres renascem em várias formas de existência. Há seis tipos de existência: Devas (deuses), Asuras (semideuses), Humanos, Animais, Pretas (espíritos famintos) e Seres do inferno. Cada um dos reinos está sujeito às dores do nascimento, da doença, do envelhecimento e da morte. O renascimento em formas superiores ou inferiores é determinado pelos bons ou maus actos, ou karma, que foi sendo produzido durante vidas anteriores. Essa é a Lei de Causa e Efeito. Entender essa lei nos ajuda a cessar todas nossas acções negativas.

 

 

 

 

NIRVANA

 

Através da prática diligente, do proporcionar compaixão e bondade amorosa a todos os seres vivos, do condicionamento da mente para evitar apegos e eliminar karma negativo, os, budistas acreditam que finalmente alcançarão a iluminação. Quando isso ocorre, eles são capazes de sair do ciclo de morte e renascimento e ascender ao estado de nirvana. O nirvana não é um local físico, mas um estado de consciência suprema de perfeita felicidade e liberação. É o fim de todo retorno à reencarnação e seu compromisso com o sofrimento.

 

 

 

 

O CONCEITO DE SOFRIMENTO

 

O Buda Sakyamuni ensinou que uma grande parcela do sofrimento em nossas vidas é auto-infligido, oriundo de nossos pensamentos e comportamento, os quais são influenciados pelas habilidades de nossos seis sentidos. Nossos desejos - por dinheiro, poder, fama e bens materiais - e nossas emoções - tais como, raiva, rancor e ciúme - são fontes de sofrimento causado por apego a essas sensações. Nossa sociedade tem enfatizado consideravelmente beleza física, riqueza material e status. Nossa obsessão com as aparências e com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito são também fontes de sofrimento.

 

Portanto, o sofrimento está primariamente associado com as acções de nossa mente. É a ignorância que nos faz tender à avidez, à vontade doente e à ilusão. Como consequência, praticamos maus actos, causando diferentes combinações de sofrimento. O Budismo nos faz vislumbrar maneiras efectivas e possíveis de eliminar todo o nosso sofrimento e, mais importante, de alcançar a libertação do Ego do ciclo de nascimento, doença e morte.

 

 

 

 

AS QUATRO NOBRES VERDADES E O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO

 

As Quatro Nobres Verdades foram compreendidas pelo Buda em sua iluminação. Para erradicar a ignorância, que é a fonte de todo o sofrimento, é necessário entender as Quatro Nobres Verdades, caminhar pelo Nobre Caminho óctuplo e praticar as Seis Perfeições (Paramitas).

 

As Quatro Nobres verdades são:

 

1. A Verdade do Sofrimento - A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos nascimento, envelhecimento, doença e morte. Ninguém está isento deles.

 

2. A Verdade da Causa do Sofrimento - A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz renascimento, acompanhado de apego passional durante a vida, e é a ganância por prazer, fama ou posses materiais que causam grande insatisfação com a vida.

 

3. A Verdade da Cessação do Sofrimento - A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.

 

4. O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento - O caminho que leva à cessação do sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo.

 

 

 

 

O Nobre Caminho Óctuplo consiste em:

 

1. Compreensão Correcta - Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são.

 

2. Pensamento Correto - Desenvolver as nobres qualidades da bondade amorosa e da aversão a prejudicar os outros.

 

3. Palavra Correcta - Abster-se de mentir, falarem vão, usar palavras ásperas ou caluniosas.

 

4. Acção Correcta - Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida.

 

5. Meio de Vida Correcto - Evitar qualquer ocupação que prejudique os demais, tais como tráfico de drogas ou matança de animais.

 

6. Esforço Correcto - Praticar autodisciplina para obter o controle da mente, de maneira a evitar estados de mente maléficos e desenvolver estados de mente sãos.

 

7. Plena Atenção Correcta - Desenvolver completa consciência de todas as acções do corpo, fala e mente para evitar actos insanos.

 

8. Concentração Correcta - Obter serenidade mental e sabedoria para compreender o significado integral das Quatro Nobres Verdades.

 

Aqueles que aceitam .este Nobre Caminho como um estilo de vida viverão em perfeita paz, livres de desejos egoístas, rancor e crueldade. Estarão plenos do espírito de abnegação e bondade amorosa.

 

 

 

 

AS SEIS PERFEIÇÕES

 

As Quatro Nobres verdades são o fundamento do Budismo e entender o seu significado é essencial para o auto desenvolvimento e alcance das Seis Perfeições, que nos farão atravessar o mar da imortalidade até o nirvana.

 

As Seis Perfeições consistem de:

 

1. Caridade - Inclui todas as formas de doar e compartilhar o Dharma.

 

2. Moralidade - Elimina todas as paixões maléficas através da prática dos preceitos de não matar, não roubar, não ter conduta sexual inadequada, não mentir, não usar tóxicos, não usar palavras ásperas ou caluniosas, não cobiçar, não praticar o ódio nem ter visões incorrectas.

 

3. Paciência - Pratica a abstenção para prevenir o surgimento de raiva por causa de actos cometidos por pessoas ignorantes.

 

4. Perseverança - Desenvolve esforço vigoroso e persistente na prática do Dharma.

 

5. Meditação - Reduz a confusão da mente e leva à paz e à felicidade.

 

6. Sabedoria - Desenvolve o poder de discernir realidade e verdade.

 

A prática dessas virtudes ajuda a eliminar ganância, raiva, imoralidade, confusão mental, estupidez e visões incorrectas. As Seis Perfeições e o Nobre Caminho óctuplo nos ensinam a alcançar o estado no qual todas as ilusões são destruídas, para que a paz e a felicidade possam ser definitivamente conquistadas.

 

Budismo Ch'an

 

Entre os oitenta e quatro mil ensinamentos de Buda, Ch'an é o mais estudado e discutido no mundo hoje. Embora antigamente estivesse confinado ao extremo oriente de onde é originário, o estudo do Ch'an hoje capturou muita atenção e interesse no mundo ocidental. Por exemplo, muitas universidades nos estados unidos criaram grupos de meditação. É encorajador ver a meditação sair do confinamento dos mosteiros para o mundo moderno, onde está a ter um papel importante.

 

Descrever o Ch'an não é uma tarefa fácil, porque o Ch'an é algo que não pode ser falado ou expresso em palavras. No momento em que uma linguagem é usada para explicar Ch'an, já não estamos a lidar com o seu verdadeiro espirito.

 

Ch'an está além de todas as palavras, e no entanto não pode deixar de ter algum tipo de expressão.

 

Qual é a origem do Ch'an? Ch'an é a tradução para chinês do termo sanscrito Dhyana: significa contemplação silenciosa.Originária da India, segundo as lendas durante uma reunião de monges no Pico dos Abutres (Grdhrakuta) Buddha apanhou uma flor e ergueu-a perante a assembleia sem dizer uma palavra. Os milhões de seres humanos e celestiais que estavam reunidos não compreenderam o que Buda expressou, excepto o monge Mahakasyapa, que sorriu. Portanto, o Ch'an foi transmitido sem ser utilizada qualquer forma de linguagem escrita ou falada; foi transmitida directamente de uma mente para outra mente. Mais tarde, o Ch'an foi introduzido na China. Durante a epoca do 6º patriarca, Hui Neng, o Ch'an floresceu e desenvolveu-se nas 5 escolas que se tornaram o fluxo principal do Budismo Chinês.

 

O que é o Ch'an? O Mestre de Budismo Ch'an, Ch'in yuan , disse que Ch'an é o nossa "mente". Esta "mente" não é a "mente" que discrimina e reconhece coisas. é a nossa "verdadeira mente". Esta "mente verdadeira" transcende toda a existencia tangivel, e no entanto manifesta-se por si em todas as existências do universo. Mesmo as coisas mais comuns do universo estão cheias de subtilezas do Ch'an.

 

O mestre do Budismo Ch'an Pai Chaing disse que Ch'an é a "vida de todos os dias". Ele disse que cortar madeira, transportar agua, vestir roupas, comer, ficar em pé, e caminhar é tudo Ch'an. Ch'an não é nada misterioso. Ch'an está estreitamente envolvido com a nossa vida. Portanto, cada um de nos pode experimentar o Ch'an. Hoje, o mundo interior das pessoas está muitas vezes em conflicto com o mundo exterior, e a vida torna-se um fardo e um aborrecimento para elas. Não conseguem deliciar-se e agarrar os momentos oportunos de Ch'an no dia a dia.Em contraste, os mestres Ch'an são muito divertidos e interessantes. Com apenas algumas frases, podem aliviar-nos das nossas preocupações e problemas e guiar-nos até a verdadeira felicidade. Esta transformação para a felicidade é muito parecida com o ligar uma maquina extremamente complexa com o premir de um botão.Conhecimentos complexos ou pensamento repetitivo não são necessários. O estado da mente do Ch'an é muito animado e vivaz.

 

Qual é o valor do Ch'an ?Quando aplicado a o nosso dia a dia, Ch'an dá cor a uma existência de outro modo cinzenta. Expande a nossa mente, enriquece as nossas vidas, aumenta o nosso caracter, ajuda-nos a aperfeiçoar a nossa moralidade, e leva-nos a um estado onde nos estamos perfeitamente à vontade mesmo à beira da vida e da morte. Quais são então os ensinamentos maravilhosos que os Mestres Ch'an escreverem e passaram para nós ? Como é que nós podemos começar a compreender o prazer do Ch'an através do uso da linguagem ??

 

a) Ter e Não Ter

 

B) Movimento e Não Movimento

 

c) Práctica e Compreensão

 

d) Puro e Impuro

 

Pratica do Ch'an:

 

a) Através da dúvida

 

B) Através da contemplação

 

c) Através do questionar

 

d) Através da experiencia pessoal

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Glossário

 

Bodhisattva - Um ser iluminado que fez o voto de servir generosamente a todos os seres vivos com bondade amorosa é compaixão para aliviar sua dor e_ sofrimento e leva-los ao caminho da iluminação. Existem muitos Bodhisattvas, mas os mais populares no Budismo Chinês são os Bodhisattvas Avalokitesvara, Ksitigarbha, Samantabhadra e Manjusri.

 

Bodhisattva Avalokitesvara (Kuan Yin Pu Sa) "Aquele que olha pelas lágrimas do mundo". Este Bodhisattva oferece sua grande compaixão para a salvação dos seres. Os muitos olhos e mãos representados em suas várias imagens simbolizam as diferentes maneiras pelas quais todos os seres são ajudados, de acordo com suas necessidades individuais. Originalmente representado por uma figura masculina, Avalokitesvara é, hoje em dia, geralmente caracterizado, na China, como uma mulher.

 

Bodhisattva Ksitigarbha (Guardião do Mundo) - Sempre usando um cajado com seis anéis, ele possui poderes sobre o inferno. Ele fez o grande voto de salvar os seres que ali sofrem.

 

Curvar-se em reverência - Este acto significa humildade e respeito. Os budistas curvam-se em respeito ao Buda e aos Bodhisattvas e, também, para recordar-se das qualidades virtuosas que cada um deles representa.

 

Buda - Este é muito mais do que um simples nome. A raiz Budh significa "estar ciente ou completamente consciente de". Um Buda é um ser totalmente iluminado.

 

Buda Sakyamuni (o fundador do Budismo) Nasceu na Índia. Em busca da verdade, deixou a sua casa e, disciplinando-se severamente, tornou-se um asceta. Finalmente, aos 35 anos, debaixo de uma árvore Bodhi, compreendeu que a maneira de libertar-se da cadeia de renascimento e morte é através de sabedoria e compaixão - o "caminho do meio". Fundou sua comunidade, a qual tornou-se conhecida como Budismo.

 

Buda Amithaba (Buda da Luz e Vida Infinitas), É associado com a Terra Pura do Ocidente, onde recebe seres cultivados que chamam por seu nome.

 

Bhaisajya Guru (O Buda da Medicina) - Cura todos os males, inclusive o mal da ignorância.

 

Buda Maitreya (O Buda Feliz) - É o Buda do Futuro. Depois de Sakyamuni se ter iluminado, ele é aguardado como sendo o próximo Buda.

 

Instrumentos do Dharma - Estes instrumentos são encontrados nos templos budistas e são utilizados por monges durante as cerimónias. O "peixe" de madeira é normalmente colocado à esquerda do altar, o gongo à direita, e o tambor e o sino, também à direita, porém um pouco mais distantes.

 

Incenso - É oferecido com respeito. O incenso aromático purifica não só a atmosfera, mas também a mente. Assim como sua fragrância alcança longas distâncias, bons actos também se espalham em benefício de todos.

 

Flor de Lótus - Pelo fato de brotar e se desenvolver em águas lamacentas e turvas e, ainda assim, manifestar delicadeza e fragrância, a Flor de Lótus é o símbolo da pureza. Também significa tranquilidade e uma vida distinta e sagrada.

 

Mudra - Os gestos das mãos que geralmente se vê nas representações do buda são chamados de "mudras" os quais propiciam uma comunicação não-verbal. Cada mudra tem um significado específico. Por exemplo, as imagens do Buda Amithaba normalmente, apresentam a mão direita erguida com o dedo indicador tocando o polegar e os outros três dedos estendidos para cima para simbolizar a busca da iluminação, enquanto a mão esquerda mostra um gesto similar, só que apontando para o chão, simbolizando a libertação de todos os seres sencientes Nas imagens em que ele aparece sentado, ambas as mãos estão posicionadas à frente, abaixo da cintura, com as palmas voltadas para cima, uma contendo a outra, o que simboliza o estado de meditação. No entanto, se os dedos da mão direita estiverem apontando para baixo, isso simboliza o triunfo do Dharma sobre seres desencaminhados que estão relutantes em aceitar o autêntico crescimento espiritual.

 

Oferendas – As oferendas são colocadas no altar budista pelos devotos. Fazer uma oferenda permite que reflictamos sobre a vida, confirmando as leis de reciprocidade e interdependência. Objectos concretos podem ser ofertados em abundância, no entanto, a mais perfeita oferenda é um coração honesto e sincero.

 

Fo Tzu (Pérolas de Buda) - Também conhecido como o rosário budista. É um instrumento usado para controlar o número de vezes que se recita os nomes sagrados do Buda, dos Bodhisattvas ou para recitar mantras. Se usado com devoção no coração, ajuda-nos a limpar nossa mente ilusória, purifica nossos pensamentos e ainda resgata nossa original e imaculada Face Verdadeira. São constituídos de contas que podem ser de diferentes tipos: sementes de árvore Bodhi, âmbar, cristal, olho-de-tigre, ametista, coral, quartzo rosa, jade, entre outros.

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

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podiam começar a dar isto nas escolas..........já conhecia , mas nunca é demais relembrar...........buda!!!! granda puto!!!! :hammer:

É uma «filosofia» que de forma geral não choca com nenhuma religião, eu gostava muito de me ter familiarizado com os princípios do budismo há muito mais tempo... :rolleyes:

 

É uma filosofia muito completa e complexa, e ao mesmo tempo simples, principalmente porque podemos experimentá-la, integrar o que aprendemos a nível teórico no nosso dia-a-dia, e a meditação é uma das ferramentas mais importantes... :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

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podiam começar a dar isto nas escolas..........já conhecia , mas nunca é demais relembrar...........buda!!!! granda puto!!!! :hammer:

Pelo menos seria bem mais interessante que algumas materias ;)

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podiam começar a dar isto nas escolas..........já conhecia , mas nunca é demais relembrar...........buda!!!! granda puto!!!! :hammer:

Pelo menos seria bem mais interessante que algumas materias ;)

podes crer..assim nunca deixava de estudar :D eheheheheh

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

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imprimi este texto para levar para casa pq n tinha tempo de ler isto tudo aqui..

 

Aconselho a toda a gente a ler... se cada um de nos seguisse estes passos de certeza q este mundo seria melhor :wub:

 

So tenho algumas duvidas aqui..

 

O q será q querem dizer com: 4. Acção Correcta - Abster-se de matar, roubar e ter conduta sexual indevida ?????

 

E outra coisa q me fez pensar em relação a isto: O Buda Sakyamuni ensinou que uma grande parcela do sofrimento em nossas vidas é auto-infligido, oriundo de nossos pensamentos e comportamento, os quais são influenciados pelas habilidades de nossos seis sentidos (...) Nossa obsessão com as aparências e com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito são também fontes de sofrimento...

 

ou seja qt menos maldade partir do nosso coração mais felizes somos... então e aquelas pessoas q passam a vida a ajudar os outros e são verdadeiramente bondosas, parece q as vezes são aquelas q lhes acontece mais mal...

Será então q esta pessoas tem pensamentos maldosos?

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eu axo k kuanto mais se sofrer mais se auto-liberta de si mesmo.

conheço pessoas muito bondosas e vejo k nao tem sorte na vida..mas sera k n é por tambem n saberem se auto-dominar?pensamentos maus todos os tem..a maldade é o caminho mais facil.

a cena da conducta sexual indevida parece-me k é levar uma vida boémia,so para tirar partido do seu bel prazer sexual.

tb o aconcelho a todos este texto,mas tambem é mtu complicado conseguirmos ser assim nos dias k correm.a sociedade é intríseca e brutalmente manipuladora.

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

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THERAVADA E MAHAYANA

Deve ser daqui que vem a expressão ter uma theravadinha.

 

 

 

Também gosto do efeito das alíneas b ) ... B)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

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tb o aconcelho a todos este texto,mas tambem é mtu complicado conseguirmos ser assim nos dias k correm.a sociedade é intríseca e brutalmente manipuladora.

Obrigada Nicole :flowers:

 

tb acho q e complicado viver nesta "perfeição" neste meio onde nos vivemos... so mm num templo esquecido no mundo q se podera praticar esta doutrina na maneira mais natural... :wub:

 

mas n nos custa tentar melhor... nem q seja um pouco ^_^:wub: :kisssss:

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gostei muito do texto e deixo a recomendação de ler o livro "Sidartha" de herman hesse.

 

Um livro que quando o li me ajudou muito a encontrar um rumo, pequeno mas com muito "sumo" no seu interior.

Serpente Harmónica Vermelha

 

http://samukay.deviantart.com/gallery/

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Eu já li o Sidhartha umas 3 ou 4 vezes.

É um dos livros que (também) mudou bastante o meu coraçãozinho.

Esta filosofia é linda, também tento praticá-la, embora não a apregoe.

Não custa nada... e é tão simples. :wub:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

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eu nao gosto de ler!!!!!

 

eheheheehhe

 

Até hoje só li um livro de ficção cientifica...tinha 100 pag. e li akilo em 2 horitas!!

 

Abraçosss e bjokas po meu lovezinho!!!

 

YEAHHHHHHHHHHHHHHHHH RRAABBIITTTttt... :gap::gap:

:crazy: See you All at the Dance Floor XD :smili:

::::....CLICK....::::

Dj TRL WOorpz

 

 

INFO, BOOKINGS & MORE: nunohello@gmail.com

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eu nao gosto de ler!!!!!

 

eheheheehhe

 

Até hoje só li um livro de ficção cientifica...tinha 100 pag. e li akilo em 2 horitas!!

 

Abraçosss e bjokas po meu lovezinho!!!

 

YEAHHHHHHHHHHHHHHHHH RRAABBIITTTttt... :gap::gap:

Ai está, este livro também é pequenito, lês na boa em duas noites, e vale muito a pena...

Serpente Harmónica Vermelha

 

http://samukay.deviantart.com/gallery/

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tenho k ler entao!!! :D

aproveita agora enquanto a tua pype tem o meu shidartha...vais gostar!

aos 16 um anigo meu mais velho ofreceu-mo como prenda d aniversário,despertei pá leituta com o shidartha... :rolleyes:

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

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Gostei muito do artigo, embora sinta que tanto as 4 verdades como O Nobre Caminho Óctuplo,como outras partes do texto, se baseie em conceitos latos, exemplo: "...e ter conduta sexual indevida."(ponto quatro em O Nobre Caminho Óctuplo).

É dificil aceitar certas determinados factores que nos são impostos pela sociedade em que vivemos,de modo que, mesmo que queiramos "viver" à parte dos valores que a regem, acabamos sempre por obrigatoriamente adaptar-mo-nos, pela simples razão que é o mundo onde vivemos.

Embora seja dificil, não é impossível há mais mundo por onde caminhar... Exige um grande esforço e determinação e todos nós somos "humanos", padecemos de fraqueza mas também beneficiamos da interminável força da vida. Acho q é um trabalho diário e um dos maiores medos no ser humano é o da mudança. Desde o momento em que nos sentimos "confortáveis" não vemos razão para alterar o que já nos faz sentir bem, daí o conformismo que impede a evolução.

Desculpem lá a tertúlia ;)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

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