flor Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 Para ganhares 1 entrada basta responder correctamente às 10 perguntas que se seguem: 1) A palavra "algarismo": É derivada da expressão "algum ritmo", devido ao modo ritmado com que fazemos cálculos Tem sua raiz no nome do matemático árabe Al-Khwarizmi, que escreveu um dos primeiros tratados de álgebra Provém do termo "algaravia", que significa "linguagem confusa e ininteligível" Foi criada por um grupo de alunos que consideravam seu professor de matemática um "algoz" -------------------------------------------------------------------------------- 2) Gato e meio come rato e meio em um minuto e meio. Quantos ratos come um gato em um minuto? 2/3 de um rato 1 rato 3/2 de rato 2 ratos -------------------------------------------------------------------------------- 3) Fractal é: O nome que se dá à fração de um poliedro de cristal Uma forma geométrica irregular, auto-semelhante, de dimensão fracionária O valor numérico do inverso do número "pi" (1/p) Fragmento de um número decimal -------------------------------------------------------------------------------- 4) Quem é Malba Tahan, autor do clássico "O Homem que Calculava", traduzido para mais de uma dezena de idiomas? Um importante matemático árabe, nascido em Bagdá e que se dedicou ao estudo de teorias sobre o uso das frações para resolver problemas de partilha de rebanhos de camelos. Contemporâneo do matemático árabe que escreveu um dos primeiros tratados de álgebra, e prefaciou a edição brasileira do livro "As Mil e Uma Noites" Professor carioca que passou sua infância na cidade paulista de Queluz e fez carreira No tradicional colégio Pedro 2º, no Rio de Janeiro Pseudônimo utilizado por Paulo Coelho no início de sua carreira de escritor, quando, ainda jovem, se interessava por rock and roll e matemática -------------------------------------------------------------------------------- 5) Considere um triângulo cujos lados meçam 3 cm, 6 cm e 2 cm. O perímetro é igual a 11 cm A medida da área é A = (3.6)/2 cm2 É um triângulo retângulo porque satisfaz a relação de Pitágoras Esse triângulo não existe -------------------------------------------------------------------------------- 6) Numa festa com 23 convidados, a possibilidade de que duas pessoas façam aniversário no mesmo dia é: 50% 23% Muito pequena: 23/365 (6,3%) Praticamente nula -------------------------------------------------------------------------------- 7) Conta-se que Tales de Mileto, no século 6º a.C., mediu a altura da grande pirâmide de Quéops: Escalando seus 146 metros de altura Usando fórmulas trigonométricas que só ele conhecia na época Aplicando o teorema de seu compadre Pitágoras de Samos Medindo a sombra da pirâmide -------------------------------------------------------------------------------- 8) Duplicando o diâmetro de um círculo, a área do novo círculo: Duplica Aumenta 3,14 vezes Quadruplica Aumenta 200% -------------------------------------------------------------------------------- 9) O número que identifica o ano de 2003 é: é um quadrado perfeito é um número primo é um número triangular é um cubo perfeito -------------------------------------------------------------------------------- 10) Qual é a sentença verdadeira: 2003200320032003 é um número composto 123456789 é a famosa constante aplicada aos hiperquadrados não-riemannianos o número 2000000003 é um quadrado perfeito qualquer número formado somente por "uns", do tipo 111...11", é composto SAVE WATER... Drink champagne !!! num sô flori qui si cheiri Link to comment Share on other sites More sharing options...
mike Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 MANDEI PARA O MAIL DO COSTUME, CERTO? Link to comment Share on other sites More sharing options...
mike Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 ... ops! Sou eu, a white... Link to comment Share on other sites More sharing options...
flor Posted July 19, 2005 Author Share Posted July 19, 2005 Sim já recebi o e-mail e PARABÉNS MIKE ACERTASTE, MAS FOI EM DÉCIMO SÉTIMO LUGAR ... SORRY, TENTA PARA A PRÓXIMA, TALVEZ CONSIGAS GANHAR ... SAVE WATER... Drink champagne !!! num sô flori qui si cheiri Link to comment Share on other sites More sharing options...
flor Posted July 19, 2005 Author Share Posted July 19, 2005 white.dove, Não aceitamos respostas vindas de mail's que não pertençam ao próprio. Portanto foste desclassificada, o teu e-mail é nulo, apesar de teres acertado em todas as respostas. SAVE WATER... Drink champagne !!! num sô flori qui si cheiri Link to comment Share on other sites More sharing options...
white.dove Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 Desculpa mas mandei-te o mail do meu mail da Netcabo... estava era a responder aqui com o log do mike, mas mandei o meu mail assinado por mim e com o nº do meu BI. Não estou a perceber essa questão... Mas tá-se bem, eu vou de qualquer maneira. Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
flor Posted July 19, 2005 Author Share Posted July 19, 2005 Sorry White.Dove, Só agora é que percebi que o mail é teu e não do Mike, de qualquer maneira é uma pena é teres ficado em décimo sétimo lugar. SAVE WATER... Drink champagne !!! num sô flori qui si cheiri Link to comment Share on other sites More sharing options...
white.dove Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 LOL Vimos a cena meia hora depois de teres colocado. Mas olha, conta a intenção! A esta, aposto que nenhum vencedor quer faltar! .110. Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cookie Posted July 19, 2005 Share Posted July 19, 2005 A esta, aposto que nenhum vencedor quer faltar! .110. Há sempre um ou outro que tem algum imprevisto. Nada é permanente, salvo a mudança! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Giliu Posted July 22, 2005 Share Posted July 22, 2005 Estes concursos são interessantes Bem pensado ... Nem me vou atrever ... este já não tenho hipotese.. Isto parece um exame de acesso ao ensino superior Hehehehehe.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
andrew Posted July 22, 2005 Share Posted July 22, 2005 eheheh! Nem mais Groovelicious!! Então e ... vamos lá mano?! PLUR4ALL (ॐ(d[ ]ॐ) ... FunDaMentaLisT #9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts