Jump to content
×
×
  • Create New...

Felicidade Ou Egoismo?


--Atman--
 Share

Recommended Posts

boas :P

 

mais um topico ... mas este surgiu me porque estava a debater isto com um colega meu e relamente fikei surpreendido com as conclusões a que chegamos ...

 

xegamos à conclusao que no conceito mais primordial do ser humano está o esgoismo ...sendo este bom ou mau...

 

o homem desde o seu primordio se rege pela vontade propria seja ela por sobrevivencia, seja ela por necessidade ... mas sempre e cada vez mais.. despreocupada com o seu proximo ... um simples gesto ... que emana egoismo .. ele esta em todos os nosso actos ...

 

será este conceito tao mal conotado a base da existencia humana ... especialmente na socidade ocidental ... ?!

 

 

otra questão é que cada vez mais as pessoas sentem a obrigatoriedade de serem felizes .. isto sim em especial na sociedade ocidental ..

as pessoas sentem se quase que como obrigadas a serem felizes ... e ao não o serem tornam.se infelizes ... o que gera uma bola de neve ...

 

ha que saber enfrentar e aceitar a nossa existência .. seja ela como for .. a nossa sociedade preocupa se cada vez mais com o "eu" ... é ele o centro de tudo.. esquecend-nos que simplesmente existimos .. e existimos num mundo que nos acolhe ... a nossa exitência será sempre mais feliz se não visarmos algo de concreto e simplesmente existirmos .. sermos ....

 

é realmente preocupante como o conceito de felicidade se transforma d dia para dia ... e se revela cada vez mais estupido e infeliz ..

 

 

sejam felizes .. tu eu e todos existimos!

 

 

p.s --- uma simples reflexao .. que tive expus .. mas que relamente é complicada de inserir numa estrtura que ja esta predefinida (talvez seja esse o problema)!

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

Quantas vezes discuti este mesmo assunto, e provavelmente, cheguei a conclusões identicas.

 

Por isso tambem, já não olho para o "egoismo" como uma "coisa" má. É realmente conotado negativamente, mas não vejo assim.

 

Prefiro olhar para este "sentimento" numa escala, onde não há apenas o branco e o preto, mas onde existe uma escala de cinzentos, a unir as duas cores, e que serão, lá está, a escala desde um "egoismo bom" até ao "mau".

 

Precisamos de ser "egoistas"... ou melhor, somos, mesmo não sabendo, mesmo sem nos apercebermos. Qualquer uma escolha que possamos fazer, revela-se, antes de mais, um acto "egoista". Até no amor, até na dádiva... até na bondade e carinho.

 

Será este um assunto com pano para mangas? Acho que sim... até porque me parece que haverá muita gente com ideias bem diferentes desta "minha" e tua.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Aprendi que, muitas vezes, a felicidade passa mesmo pelo egoísmo.

Não pelo egoísmo de NÃO DAR, mas pelo egoísmo de NOS COLOCARMOS A NÓS PRÓPRIOS EM PRIMEIRO LUGAR.

Eu, pessoalmente, nem sempre consigo.

E depois, lá vem uma lagriminha ou outra.

Mas quando consigo, também não me sinto feliz... porque me sinto egoísta.

 

É como dizes, Paulo: este é um assunto com pano para mangas.

 

Por isso, nesta caminhada que é a vida, em que aprendemos inevitavelmente à custa de cabeçadas e tropeções, não há nada como viver um dia de cada vez, sem generalizar, sem grandes teorias... tentando perceber o que sentimos realmente, para podermos agir como nos manda o coração. :)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Eu como sou egoista, nem vou partilhar com vocês a minha opinião. E sou FELIZ assim...eheheheheheh :lol: :><P: :dance:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

ai ai cookie... agora dava-te uma trinca de raiva!!! És mesmo do contra, LOL

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Só naquela...

 

felicidade

do Lat. felicitate

 

s. f.,

ventura;

bem-estar;

contentamento;

bom resultado, bom êxito;

dita;

qualidade ou estado de quem é feliz.

 

 

egoísmo

do Lat. ego, eu

 

s. m.,

amor próprio excessivo, que leva o indivíduo a olhar unicamente para os seus interesses em detrimento dos alheios;

conjunto de propensões ou instintos que levam à conservação do indivíduo.

 

E porque não há bela sem senão...

 

infelicidade

do Lat. infelicitate

 

s. f.,

qualidade ou estado do que é infeliz;

falta de felicidade;

infortúnio;

desgraça;

desdita.

 

 

altruísmo

do Fr. altruisme

 

s. m.,

disposição para se interessar e dedicar ao próximo;

amor ao próximo;

abnegação;

filantropia.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

...boa assim o pessoal já sabe do que é que se está a falar aqui. :diabo:

 

o egoismo nunca será uma coisa boa. (na minha modesta opinião)

 

nem tem nada a ver com a verdadeira felicidade (mais uma vez não passa da minha modesta opinião)

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

No entanto, tribolik, todas as tuas acções, se as dissecares, apoiam-se no egoismo...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

ai ai cookie... agora dava-te uma trinca de raiva!!! És mesmo do contra, LOL

Sou, mas ou boa pessoa. :P Acredita!! ;)

 

Mais logo comento o post do Atman, qdo estiver "inspirada" para o desenvolver. B)

 

:kisssss: para ti!!

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Hehehe, boa pessoa? Quem disse?? Diz-me só um nome que seja... até gostava de saber...

 

Enquanto EU não disser, não podes ser boa pessoa, tá?

 

LOL

 

De qualquer maneira, tambem não disse que eras má pessoa... mas és do contra :)

 

Ó pá... aqui só dá tolinhos... eu tambem podia era arranjar uma vida... ando sempre aqui a dizer mal dos outros...

 

:P

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

No entanto, tribolik, todas as tuas acções, se as dissecares, apoiam-se no egoismo...

não confundir instinto de sobrevivência com egoismo, são coisas diferentes (a meu ver)

 

uma coisa é ser egoista outra é ser parvo mas existe pelo meio um universo de diferentes tipos de pessoas que não são nem uma coisa nem outra.

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

A felicidade planta-se acima de tudo no bem estar contigo mesmo, e para estares bem contigo mesmo não tens necessariamente que ser egoísta. A base de que falam, ao invés do egoísmo, julgo ser o amor.

O amor execessivo cria sempre venenos dificeis de lidar, o egoismo, o ciúme, são obsessões derivadas de exesso de amor.

É o melhor sentimento do mundo, a chave para todo o tipo de felicidade, no entanto é necessário ter estofo para lidares bem com o amor, doutro modo tropeças nas imperfeições que tens e que vão fazer-te sufocar através do egoísmo, ciúme, obsessão, etc etc.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

É o melhor sentimento do mundo, a chave para todo o tipo de felicidade, no entanto é necessário ter estofo para lidares bem com o amor, doutro modo tropeças nas imperfeições que tens e que vão fazer-te sufocar através do egoísmo, ciúme, obsessão, etc etc.

Subscrevo totalmente!! ;)

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

ok .... julgo me mal entendido ..

 

não associei o egoismo à felicidade ...

 

tentei fistinguir duas ideias diferentes

 

 

a de que a nossa existência efemera se rege cada vez mais pelo egoismo ..

 

 

e otra .. a de que cada vez mais as pessoas visam a felicidade como objectivo ultimo ou necessario para se sentirem concretizadas ... e que ao não o serem são infelizes ... e que penso (somente penso ... pq atingir o idela que refiro não é nada facil) ... mas penso que nos devemos abstrair da nossa vontade de ser .. algo ... e simplesmente ser .. existir ... ai sim a felicidade será suprema .. pois não existe nada que se espere ou não... uma ambição a atingir...

 

não keria de maneira alguma associar felicidade a egoismo

 

 

;)

 

hj tou com pressa .. vou pa festa :rolleyes::dance::dance: mas n segunda feira explico me um poko melhor com uns textos que aqui tenho"

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

egoismo??? estou coberto dele.quando o viro ao contrário não é que o gajo se transforma em partilha?

 

tudo faz parte sem ser a parte toda

Este menino de vez em quando diz com cada uma... que até faz tilt.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

egoismo??? estou coberto dele.quando o viro ao contrário não é que o  gajo se transforma em partilha?

Dar a nós primeiro. Sempre. E acaba por transbordar para os outros. :wub:

Exactamente o mesmo mas sem metade do sentido de humor da tua frase :D

 

Já estou como no anuncio: Se eu não gostar de mim, quem gostará?

 

Mas também acho que normalmente egoismo é confundido com egocentrismo ;) Dicionários à parte, é claro. Considero o egoismo extremamente saudável enquanto que o egocentrismo nos leva para um beco sem saida ao nível das emoções.

 

Brunolas, não estás a confundir amor com apego? Não é preciso saber lidar com o amor. É preciso é deixa-lo fluir e reaprender a senti-lo...

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Não percebo muito bem esta discussão...

O egoísmo é um adjectivo com conotação - ou melhor significado - claramente negativo,

o seu oposto é o altruísmo.

O facto de todos termos interesses, necessidades e prioridades nada tem a ver com egoísmo.

 

A falta de algumas qualidades e o excesso de outras tornam-se virtudes ou defeitos.

 

Eu sei que não sou uma pessoa egoísta apesar me muitas vezes me pôr em primeiro lugar numa determinada situação.

 

parece-me que o egoísmo é mais uma patologia do que uma tendência mais ou menos variável.

 

 

 

<_<

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

guardar para não dar e dar porque se tem

...ou ir buscar ao ku de judas aquilo que não se tem, só pelo prazer de poder então partilhar. :)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

....uma coisa eu sei, o pessoal egoista, forreta, agarrado, é o que vai conseguindo ter alguma coisinha em termos materiais na vida...........se são mais felizes? Cada um é feliz à sua maneira.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Por acaso não estava a falar de coisas materiais, mas essas também dão o seu prazer. :diabo:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

guardar para não dar e dar porque se tem

...ou ir buscar ao ku de judas aquilo que não se tem, só pelo prazer de poder então partilhar. :)

isso isso ......o gajo fika longe mas quando voltamos é ver o sorriso aparecer

:hammer:

Link to comment
Share on other sites

Existe o amor na sua pura essência, depois existe a forma que nós, segundo as nossas imperfeições filtramos esse amor (seja ele em apego, egoismo, ciume, etc..)

 

Brunolas, não estás a confundir amor com apego? Não é preciso saber lidar com o amor. É preciso é deixa-lo fluir e reaprender a senti-lo...

 

Ambar, acho que não se trata em saber, ou nao, lidar com o amor, mas sim ter o cuidado com os nossos próprios filtros, leia-se imperfeições, que transformam o amor que temos dentro de nós para uma tonalidade mais escura.

De qualquer maneira acho que o apego não é mais que mais uma variante (imperfeita) do amor.

 

e a propósito, deixo-vos aqui uma frase engraçada que li ha tempos

 

"Há o amor que nasce não sei onde....vem não sei como e dói não sei porquê..." lol :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Egoismo... Ora aqui está um temazinho do melhor!

 

Se há :palhaço: egoista sou eu!

Egoista no sentido em que tudo o que faço é porque o desejo fazer.

Como costumo dizer, um dos meus maiores prazeres é dar prazer aos outros...serei egoista?

 

Sim, sou egoista no bem e no mal que faço!

 

Estou algo cansado do altruismo inconsciente...Os pais que não vivem para dar tudo aos filhos com a secreta esperança de eles serem aquilo que eles não conseguiram ser...O namorado/a que cede sempre pois tem esperança que o outro entre no caminho...O vizinho que está sempre disposto a ajudar apenas porque isso o ajuda a esquecer o vazio da sua vida...O familiar que está sempre disposto a ajudar monetariamente porque assim amacia a consciencia...etc..

 

Creio que precisamos de ser egoistas a cada dia ou então corremos o risco de estar a viver uma vida que não é a nossa.

 

Por outro lado sinto que á medida em que vamos crescendo neste belo processo que é VIVER aprendemos a dar outro significado e valor ao egoismo. Acho que o egoismo tem muito a ver com uma atitude contemplativa que se pode ter perante a vida e o próximo. Se estivermos cheios de coisas boas...respeito,amor,paz,solidariedade,verdade,etc...qual o risco do nosso egoismo?

 

 

Temo ter sido muito confuso... :wacko: ...desculpem...

 

Stay strong! :hammer: Peace!

Link to comment
Share on other sites

Estou algo cansado do altruismo inconsciente (...) O familiar que está sempre disposto a ajudar monetariamente porque assim amacia a consciencia

... esses manda-os para aqui! :hammer:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Creio que precisamos de ser egoistas a cada dia ou então corremos o risco de estar a viver uma vida que não é a nossa.

Nem mais! :)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Não são bem sinónimos, Sérgio. Ora então, vejam:

 

Egoísmo:

1. Qualidade de egoísta; 2. Sentimento ou maneira de ser das pessoas que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito; amor exclusivo a si próprio.

 

Egocentrismo:

1. Estado de espírito do egocêntrico; 2. Tendência para referir tudo a si mesmo, fazendo do eu o centro do universo; 3. Atitude normal na segunda infância (3 a 6 anos), caracterizada pela ausência de distinção entre a realidade pessoal e a realidade objectiva.

 

Mas nesta matéria, há ainda mais qualquer coisa que podemos considerar.

 

Individualismo:

1. Existência individual; 2. Tendência para atribuir prioridade ao individuo como fundamento dos valores; 3. Doutrina que faz prevalecer os direitos do individuo sobre os da sociedade; anarquismo individualista.

 

Eu cá, sou mais a favor do individualismo com uma pitada de egoísmo! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    580
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!