Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

17º Curtas Vila do Conde

4 A 12 DE JULHO 2009

 

imagensartigosimagem145.png

 

Primeira edição em 1993

 

De 4 a 12 de Julho de 2009, o CURTAS VILA DO CONDE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA está de regresso. A sua 17ª edição vai marcar a reabertura do Teatro Municipal de Vila do Conde, em remodelação desde 2006, obra que resulta da recuperação de um edifício emblemático, o antigo Cine-Teatro Neiva, um espaço aberto ao público em 1949 e que se encontra encerrado há cerca de duas décadas. O novo edifício tem a dimensão ideal para o Festival, que permitirá concentrar todos os espaços necessários à sua realização.

O 17º Curtas Vila do Conde propõe uma programação dinâmica que privilegia a diversidade de abordagens e propostas do universo cinematográfico, cruzando-as com outras linguagens artísticas como as artes plásticas, vídeo-arte, ou a música. Organizado em torno de diferentes secções programáticas, o Festival apresenta muitas novidades para 2009.

COMPETIÇÕES INTERNACIONAL, NACIONAL E VIDEOCLIPS

A programação do 17º Curtas assenta no eixo composto pelas Competições Internacional e Nacional de curtas-metragens, que resulta de um processo de selecção de entre mais de 3300 filmes recebidos a concurso. Entre filmes de ficção, documentários, animação e experimentais, serão exibidas perto de 100 curtas.

 

TAKE ONE!

Esta secção dá espaço aos filmes dos jovens realizadores nacionais, através de uma competição dirigida a estudantes de escolas de cinema e audiovisuais portugueses, garantindo um momento único na programação do Festival para a partilha de ideias, projectos e conhecimentos, e proporcionando ainda a oportunidade aos participantes, enquanto jovens realizadores, de enfrentarem pela primeira vez o público nacional e internacional. Para além da competição, o Take One! estende-se aos territórios de formação que, nesta edição, apresenta diversas propostas: Audio-visual Circuit Bending, orientado por Simon Schäfer (Alemanhã), que irá apresentar e desenvolver, com os participantes, uma técnica de modificação de dispositivos e circuitos electrónicos, para a criação de instrumentos e ferramentas com o intuído de criar novas e únicas formas de abordar o cinema e o audiovisual; workshop de película cinematográfica 16mm pela Kodak, Stop By. Shoot film; 9º Vídeo Run Restart, maratona competitiva durante 48 horas, em que cada equipa – munida de uma câmara de vídeo digital, terá que fazer a captação e edição, para um trabalho de duração máxima de 3 minutos.

 

COMPETIÇÃO REMIXED

Nova proposta de programação do 17º Curtas, inserida na Secção Remixed, iniciada em 2006, em volta das linguagens e apresentações mais arrojadas esteticamente, que exploram e diálogos criativos em volta das imagens, do som e da música. Organizada em 3 sessões de curtas-metragens de carácter experimental, esta nova competição é uma oportunidade para descobrir obras de realizadores consagrados e novas propostas de autores emergentes, todos realizados entre 2008 e 2009.

 

 

BACK TO THE FUTURE: THE FUTURE IS NOT WHAT IT USED TO BE

Desde os seus primórdios que o cinema sonhou com o futuro, em fantasias idealizadas ou em antevisões catastrofistas. A ficção científica, tanto no cinema como na literatura, sempre existiu nestes dois pólos opostos, isto é, tanto como um alerta para os perigos da ciência e da evolução da sociedade, como uma exaltação do melhor que existe no progresso científico. Mas é verdade que há 50 anos muitas das visões do futuro eram mais positivas. Basta olharmos para os filmes actuais de ficção científica, em que imperam visões mais negativas de sociedades totalitárias, de calamidades ecológicas globais, para vermos que o futuro já não é o que era… As curtas metragens que integram este programa temático são, pois, utopias do século passado que nos levam de regresso ao futuro, tal como sonhado pela imaginação humana em vários aspectos da vida quotidiana, da ciência, da sociedade, do design, da arquitectura ou do urbanismo.

 

 

EXPOSIÇÕES

A pensar na cidade em que se inscreve, o Curtas propõe 3 exposições inscritas num percurso por Vila do Conde, que passa por diferentes espaços como o Centro de Memória, Solar Galeria de Arte Cinemática e Teatro Municipal.

A exposição “No Cinema”, patente no Centro de Memória, é uma colectiva de diversos artistas relacionados com a programação do próprio Curtas e da Solar Galeria de Arte Cinemática, que apresenta um conjunto de obras que se articulam em torno das ruínas do cinema enquanto espaço físico e dos vestígios materiais dessa experiência, presentes na memória do espectador.

A Solar – Galeria de Arte Cinematográfica, irá acolher o trabalho da fotógrafa e realizadora finlandesa Salla Tykkä, que tem vindo a desenvolver um percurso singular entre a fotografia, o vídeo e o cinema, e cuja obra tem vindo a ser vindo a ser aclamada a nível internacional. Insere-se numa geração de artistas nórdicos, cujo trabalho fortemente influenciado pelo imaginário da televisão e da música Pop, reflecte sobre o papel da mulher e do homem na sociedade e cultura contemporâneas.

O trabalho dos franco-libaneses Khalil Joreighe e Joana Hadjithomas estará em destaque com uma exposição no Teatro Municipal de Vila do Conde. A esta exposição, acrescentam-se ainda as sessões especiais de cinema e uma masterclass dedicadas aos 2 cineastas e artistas visuais.

 

 

CURTINHAS

A pensar no público mais jovem, o Festival apresenta em 2009 a nova secção Curtinhas, uma aposta na formação e sensibilização de públicos que resulta das experiências anteriores do Curtas e do projecto anual ANIMAR, iniciado no final de 2005 e dirigido a crianças e jovens de diferentes faixas etárias com o objectivo de proporcionar a aproximação do público jovem aos modos de fazer cinema.

Partindo deste conceito de aproximação das crianças e jovens ao universo cinematográfico, o programa do Curtinhas inclui secções de cinema, workshops para crianças e para pais e filhos, um espaço dedicado nas instalações do Festival, e ainda uma competição organizada em 3 sessões para diferentes escalões etários (M/3, M/6 e M/12) e público em geral, com a particularidade do júri ser composto por crianças.

 

 

FILMES-CONCERTO

Espaço do Festival que apresenta uma selecção de curtas, filmes concerto e performances audiovisuais, destacando-se em 2009 as presença de Tigrala, projecto de Norberto Lobo (PT) com “Tabu”, de Robert Flaherty e F. W. Murnau, Dean & Britta (US) (ex- Galaxie 500, Luna), com os Screen Tests de Andy Warhol, e Vinicius Cantuária (BR) e Takuya Nakamura (JP), com Manhatta, De Paul Strand, entre outras curtas metragens.

Existe muito mais a descobrir, durante os 9 dias do Festival!

 

imagensartigosimagem156.jpg

Vila do Conde

 

imagensartigosimagem156x.jpg

Teatro Municipal

 

imagensartigosimagem156t.jpg

Plateia

 

imagensartigosimagem156q.jpg

Bilheteira

 

imagensartigosimagem156p.jpg

Exposições

 

imagensartigosimagem156e.jpg

Formação e workshops

 

imagensartigosimagem157.jpg

Actividades para pais e filhos

 

imagensartigosimagem157q.jpg

Performances e filmes-concerto

 

TODA A INFO EM :

 

http://curtas.pt/festival/index.php

http://www.cm-viladoconde.pt/PageGen.aspx?SYS_PAGE_ID=

 

vilacondepan2.jpg

 

ENJOY :smokinggun:

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    776
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!