psymorph Posted April 29, 2009 Share Posted April 29, 2009 Boas povo, n pude deixar de meter aqui o link para sacarem este video muito bem feito pelo artista Andi Max aka SynSun ele explica como funciona o mixing e melhor ainda como o devemos processar com muitas dicas, acho q pode ser util a muita gente q procura muitas respostas. A mim ja me ajudou muito...aconselhavel tambem o Steinberg Internal Mixing Ja tem legendas em Portugues brazuca Andi Vax Mixing Tutorial Download Free mixing video tutorial for dance music producers. 1. Basic skills of equalization 2. Main principles of equalization 3. Frequency’s conflicts and instrument groups 4. Main principles of compression 5. A little bit about mastering 6. A little maximizing hint 7. FAT sound. Three methods of making kick drum. 8. FAT sound. Fat and pumping bass. 9. FAT sound. Synth double track. 10. FAT sound. Unreal wide bass. 11. FAT sound. Percussion and cymbals processing. 12. Virtual Room Hints. Main principles. 13. Virtual Room Hints. 5 reverberation hints. 14. 10 advices from ANDI VAX Link to comment Share on other sites More sharing options...
CosmicEquilibrium Posted April 30, 2009 Share Posted April 30, 2009 Já há um tempo que eu queria perguntar isto, fazer grupos, ele no vídeo diz que se devem fazer pelo menos 7, cada grupo com uma gama de frequências diferente, é uma boa prática ? utilizando o uad cambridge para limitar a frequências a cada grupo ? normalmente dizem que os grupos são mais para dividir percussão, instrumentos de cordas, sopro, synths, fx's, pad's e não por frequências, gostava que alguém me explica-se um bocado isso e os vst's utilizados para mastering. https://cosmicequilibrium.space/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedro marques Posted May 3, 2009 Share Posted May 3, 2009 ja tinha visto esse tutorial..realmente ta mto bom Link to comment Share on other sites More sharing options...
lightsphere Posted May 14, 2009 Share Posted May 14, 2009 já tinha ouvido falar.... fiz download e gostei.. " The best equalizing is no equalizing" Se os instrumentos soarem bem juntos... não é necessario "destruir o som".. mas para "resolver conflictos" um equalizador... ehehe ... para que é que é mesmo não sei.. mas quando torna o som mais agradavel, tá tudo Quantos menos canais ao mesmo tempo, mais espaço têm uns para os outros, é por isso que se usam gates para quando um som se tornar tão baixo que não é razuavelmente audivel, ele ser desligado.., o melhor para quem não tem uma consola de 20000 € (se calhar... todos nós) é pôr menos partes ao mesmo tempo... A bateria une-se num canal stereo, depois mais 4, 5, 6 instrumentos, e 2 ou três efeitos, ou conjuntos de efeitos .. 7,11, 15... as regras são para quebrar... seguir números ? =/ Uma coisa que não tendo a fazer é cortar as frequências mais baixas, os 30Hz.. é que modifica-se a onda e o efeito é práticamente nulo... fica a distorção do cálculo... nas mais altas, mais, para deixar mais espaço para as partes melhores... Bons tricks, transient shapers.. são formas de ir busscar caracteres aos sons, mas, em exagero.... lá sei.. Ora bem, criar musica em sí não tem a ver com conseguir um som mais "assim ou assado", .. tem mesmo a ver com a creatividade... .. e nisso os programas de pc ainda não estão a par em termos de permitir alcancar algo mais fixe.... lol , nao estou a conseguir dizer o que quero... já continuo isto.... Tiago Fala com as pessoas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
psymorph Posted May 15, 2009 Author Share Posted May 15, 2009 bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000 tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao conforme o spectrum mostrar e cortar os graves Link to comment Share on other sites More sharing options...
doubleD Posted May 26, 2009 Share Posted May 26, 2009 boas so para relembrar que para alem desse video.... tem tambem este ; Steinberg-Internal-Mixing Vol. I (160 minutes) Defining the objective of the mix The three dimensions Tips for delivering the mix master to the mastering studio More bits sound better! The systematic approach - clarity and a good workflow for the mix Working with groups Compressing groups to save CPU and increase sound power EQing groups to save resources and create "space" Handling groups: What do I control via groups, and what via tracks? Workflow overview Summary of panning rules Preventing phase interference Breakdown of the frequency bands and their principle zones Mixing a tight bass range EQ basic rules Common basic parameters of compressors and their use Vol. II (180 minutes) Exercises with compressors Layering with reverb and delay Native and DSP-aided reverb devices Pre-delay as a design component EQing in reverb return as a design component Layering strategies Pre-fader or post-fader? How many reverb devices do you need? Planning depth design Additional aspect: Design and the use of Mute and Special FX Automation Processing single instruments Microphone tracks Refining loops (doubling, gating, compressing, reverbing) Exercise in editing loops EQing and compressing vocals Special aspects concerning choruses For more information, visit their web site at http://www.steinberg.net/. se procurarem bem... isto eh ''sakavel'' algures ai pela net... eh, quanto a mim, o melhor tutorial do cubase/nuendo. =] Link to comment Share on other sites More sharing options...
psymorph Posted May 26, 2009 Author Share Posted May 26, 2009 yep esse tb estão completissimos, tb há o Mastering da Steinberg, ajuda muito mesmo Link to comment Share on other sites More sharing options...
moonlight* Posted May 27, 2009 Share Posted May 27, 2009 mt boa cena partilharem isso um abraço e boas produçoes...kin banananananananan you me and universe! Link to comment Share on other sites More sharing options...
anjuna Posted May 27, 2009 Share Posted May 27, 2009 E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
psymorph Posted May 27, 2009 Author Share Posted May 27, 2009 opa para mim foi inovação, talvez tu queiras dar umas novas inovaçoes aqui ao pessoal e fazeres um videozito cm os teus conhecimentos....e sempre bemvindo abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
CosmicEquilibrium Posted May 30, 2009 Share Posted May 30, 2009 E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ? Dificilmente alguém ensina assim para o público alguma coisa de útil, há quem o faça e dá o que pode, mas normalmente quem sabe guarda segredo para ganhar umas massas, depois lá quando passar de moda logo ensina para ganhar fama de bom samaritano, poucos ensinam coisas úteis, num tutorial aproveita-se uns 20% de coisas realmente úteis, além disso os mestres têm contractos eram multados se utilizassem as suas técnicas num vídeo, por exemplo masterizar uma track completa num vídeo, isso trazia-lhe problemas, só falam no geral daquilo que já está mais que batido, claro que não falo de todos, mas de alguns, tipo o tutorial dos infected para kick é importante, alguns tutorias de basslines com o kick também são importantes para quem começa, tipo os tutoriais do soundmagus, pelo menos mostra uma forma de como fazer uma track, o melhor é ver todos e pensares por ti, o porquê das coisas e ires por ti fazendo, o que te é útil e ir melhorando, tou aqui a falar de mastering e produção ao mesmo tempo mas vocês percebem...antigamente quem conseguia acesso para aprender as técnicas de mastering de londres, tinha de ir viver para londres e ficar lá como ajudante de um mestre de masterização a fazer os trabalhos chatos, e quando ganhavam a sua confiança logo lhes passavam os segredos, tipo os segredos da culinária... é como tudo... a comunicação serve para partilhar conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de décadas por várias pessoas, para uma rápida evolução de toda a comunidade, mas as pessoas teimam em pensar apenas nelas próprias e quebram essa corrente de entre-ajuda, talvez sejam pessoas mais primitivas que ainda existam, hoje em dia confunde-se muito que é inteligente/extraordinário e quem apenas tem o acesso à informação... amem esta é uma passagem do salmo de versículo 70 de são simão ???. https://cosmicequilibrium.space/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
lightsphere Posted June 4, 2009 Share Posted June 4, 2009 E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ? "Dificilmente alguém ensina assim para o público alguma coisa de útil....." Podes sempre perguntar... talvez alguém "saiba"... mas em princípio alguém tem ideias e pode-te dizer algo.. Uma coisa é criar musica, outra é misturar, dar efeitos, masterizar. Fazer musica tem mais a ver com por as pessoas certas juntas, do que propriamente com processos... A forma importa, e os instrumentos virtuais tem umas falhas de que os fabricantes não querem falar. Repara, se tiveres microfones que equalizem os sons dos instrumentos já por sí, não tens que equalizar nada.. é só ter uma boa mesa de mistura e adicionar um reverb que dê algum espaço sem destruir a claridade dos instrumentos. A industria tem mesas com channel strips com compressores, e eq... a tecnologia de transistors não é a mesma que nos vendem por 500€ e ainda tem racks de efeitos que custam milhares de euros para adicionar um bocado de "açucar".. No pc, cada vez que recalculamos o audio (volume, panning, filtros, soma com os efeitos, compressão final..) estamos sempre a destruir o som.. Muito basicamente a matemática não é algo natural, é como o outro dizia, é só uma racionalização que dá para o torto... Uma coisa é uma corrente electrica, outra é uma sequência de numeros.. Mas aqui volto ao mesmo, não dá mesmo para explicar.... Tiago Fala com as pessoas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marina Posted June 4, 2009 Share Posted June 4, 2009 E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ? No video ele dá as ferramentas e técnicas básicas para dar largas à criatividade... Dá para construir uma musica com tudo no sitio. Para mim a inovação está na composição, nos arranjos e na escolha dos sons. Link to comment Share on other sites More sharing options...
CosmicEquilibrium Posted September 12, 2009 Share Posted September 12, 2009 O gajo ai ensina a fazer 3 grupos mas diz que se devem fazer sete, tipo com o eq, alguém me ensina a fazer os sete? https://cosmicequilibrium.space/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Walgood Posted September 12, 2009 Share Posted September 12, 2009 e para quem já está a vontade nesta área e quer fazer um live mais a serio está aqui uma bela dica do Tom Cosm http://www.vimeo.com/1701545 Ajnavision Records Sergio Walgood @ Myspace.com Random Mode @ Myspace.com En Sof Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferraz Posted September 13, 2009 Share Posted September 13, 2009 bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000 tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao conforme o spectrum mostrar e cortar os graves Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ... Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato. MySpace Zeitgeist WAKE UP Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin. Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped? Link to comment Share on other sites More sharing options...
psymorph Posted September 13, 2009 Author Share Posted September 13, 2009 bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000 tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao conforme o spectrum mostrar e cortar os graves Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ... Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato. usar 2equalizadores? como assim? podes cortar e fazer boost no mesmo equalizador, só que em frequencias diferentes, n vejo vantagem nenhuma em usar 2equalizadores para o mesmo canal epa se exprimentares cortar pelos 300hz iras ouvir o mesmo som, nos pratos so começas a ouvir a partir dos 1000hz Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ferraz Posted September 14, 2009 Share Posted September 14, 2009 bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000 tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao conforme o spectrum mostrar e cortar os graves Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ... Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato. usar 2equalizadores? como assim? podes cortar e fazer boost no mesmo equalizador, só que em frequencias diferentes, n vejo vantagem nenhuma em usar 2equalizadores para o mesmo canal epa se exprimentares cortar pelos 300hz iras ouvir o mesmo som, nos pratos so começas a ouvir a partir dos 1000hz Entendi mal. Mas em relaçao aos pratos não concordo.A partir dos 300Hz, 350Hz ja começas a notar um corte. MySpace Zeitgeist WAKE UP Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin. Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped? Link to comment Share on other sites More sharing options...
psymorph Posted September 14, 2009 Author Share Posted September 14, 2009 mano poder podes, eu prefiro nao usar para nao interferir na zona dos synths e pads snao fica mto confuso, mas sao opinioes Link to comment Share on other sites More sharing options...
NtRider Posted September 14, 2009 Share Posted September 14, 2009 Eu nos pratos custumo dar o boost entre os 11000 e os 13000 hz, no baixo custumo cortar um pouco abaixo dos 500 http://www.myspace.com/f2u http://www.myspace.com/lisergiciniciative Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now