Jump to content
×
×
  • Create New...

Já ouviu falar em 'mobbing'?


Recommended Posts

«Sinto-me chantageado, forçado a actuar de uma forma com a qual não me identifico. Sei que,se não o fizer, poderei perder este emprego. Sinto-me violado nos meus princípios e no que entendo ser o mais correcto.» Este relato, embora fictício, poderá não o ser na boca de muitas pessoas que hoje, neste momento, podem estar a ser moralmente assediadas. A questão do assédio moral não é propriamente uma novidade, assim como novidade não é o comportamento que o descreve. O que é novidade, sim, é a utilização desta expressão em contexto de trabalho e o seu reconhecimento actual, em muitos países, como um tipo identificável de comportamento em ambiente profissional.

 

Correndo o risco de eu próprio ser excessivamente violento, acredito que nas organizações de hoje, na sociedade em que vivemos, facilmente poderemos viver uma situação de assédio moral - 'mobbing' - constante. A discussão pode ser demasiado filosófica mas…não vivemos nós em assédio moral permanente? E não deixamos nós que toda esta pressão que nos rodeia nos empurre inexoravelmente para situações de assédio moral? Para agressões emocionais e psicológicas à nossas próprias pessoas, que as organizações infligem sem piedade, prescrutando as nossas vidas privadas e a nossa identidade pessoal? Por tudo isto e por muito mais, importa reflectir a respeito das actuais e futuras consequências do assédio moral e emocional nas organizações de hoje.

 

Meios profíquos em crescentes frustações, considerando os contextos socio-económicos em constante mutação, assim como em desmedidas exigências colocadas aos indivíduos, favorecem o desenvolvimento de situações de assédio moral e 'mobbing', enquanto reacções adversas. Poderá parecer, à primeira vista, que tamanhas reacções ocorram em contextos de 'menor qualificação' dos envolvidos, carecendo dos recursos intelectuais favoráveis ou necessários à resolução do problema. Isto, de facto - e como sabemos - não é bem assim. Situações de assédio moral ocorrem, desenvolvem e propagam-se em qualquer meio, mais ou menos estruturado, mais ou menos protegido, mais ou menos informado.

 

Expressões como 'assédio moral', 'coacção psicológica', 'violência emocional', 'mobbing' ou 'bullying' representam diferentes formas de adjectivar uma e só uma realidade. Esta realidade consiste no abuso psicológico de alguém (ou de um grupo) sobre outro alguém por uma ou mais razões. Normalmente, o 'mobbing' é motivado por sentimentos de inveja ou por uma qualquer forma de frustração básica e insegurança por parte de quem o pratica. O 'mobbing' pode ser definido como um qualquer comportamento abusivo, traduzido em palavras, actos - ou sob qualquer outra forma de comunicação individual - que poderão afectar negativamente a dignidade física / mental ou a integridade de uma pessoa, a realização de actividades no contexto de uma função ou um determinado ambiente de trabalho.

 

Na esfera profissional, o assédio moral está normalmente limitado à destruição psicológica da vítima, de forma progressiva, embora possa ser associado a abusos de natureza humilhativa, física ou corporal, para além de eventuais abusos de carácter estrutural, como sejam a rejeição, as ameaças ou os roubos.

 

Recentemente, alguns casos recentes de abuso generalizado numa escola do ensino secundário, em França, trouxeram à discussão o tema da violência escolar. No entanto, mais do que simples ocorrências ou relatos de violência gratuita entre alunos, a situação desencadeou verdadeiros fenómenos de assédio moral, por parte de alguns alunos sobre um número de vítimas submetidas a abusos psicológicos e físicos acompanhados da natural cumplicidade dos restantes colegas.

 

O iniciador dos estudos do fenómeno do assédio moral (mobbing) foi um psicólogo alemão de nome Heinz Leymann que, em 1992, os analisou pela primeira vez. Heinz defende que o assédio moral, no campo profissional, poderá ssumir duas formas: pode consistir numa 'agressão vertical' (um superior agride um subordinado ou vice-versa, se bem que esta situação seja bastante mais rara); ou pode consistir num acto de sentido horizontal por parte de colegas de trabalho ou por parte de pessoas, relacionadas com a vítima, com interesses directos ou indirectos na sua saída da organização. Ambas as formas são particularmente frequentes nos dias que correm e nas organizações de hoje, especialmente onde a lei do silêncio é mais eficaz num contexto onde as pessoas têm medo de perder o seu emprego e a sua forma de sustento.

 

Segundo alguns autores, o assédio moral pode desenvolver-se de acordo com três fases distintas:

 

1. Num primeiro momento, o agressor priva a vítima da sua própria personalidade, tornando-se indispensável à sua existência. Ao mesmo tempo, procura isolar a vítima de qualquer outra pessoa que a possa ajudar a pensar autonomamente. De facto, a sedução exercida pelo agressor - por aquele que assedia - é baseada na sua personalidade segregante. No entanto, após uma fase de sedução, o agressor tenta impôr o seu poder perante a vítima. Muito subtilmente e de forma muito perversa, o agressor tenta espalhar a dúvida e suspeição perante os restantes colegas de trabalho, privando a vítima de qualquer apoio, tornando-se esta um verdadeiro brinquedo nas suas mãos. Perante esta pressão, a vítima perde qualquer sentido crítico e é literalmente minimizada pelo seu agressor. Poderíamos comparar estes comportamentos com a de um sabotador que destrói todas as possibilidades de ajuda à sua vítima, isolando-a e tornando-a inofensiva.

 

2. Num segundo momento, o agressor domina a vítima, controlando as suas expressões e actos. Passa a determinar e a coordenar todos os seus desejos. Nesta segunda fase, o agressor tenta obrigar a vítima a reagir, de forma a descredibilizada definitivamente. As possíveis reacções da vítima permitem ao agressor surgir como a própria vítima da situação gerada. Não deixa de ser verdade que, em alguns casos, a relação existente entre a vítima e o agressor é bastante mais complexa.

 

3. A terceira fase assiste à marcação da vítima por parte do agressor. Muitas vezes, a vítima vive sentimentos de confusão, instabilidade e incapacidade de pensar autonomamente, ficando acorrentada à relação que mantém com o agressor. Pessoas que estejam sob este tipo de acções vivem em insegurança extrema, depressão, solidão, medo, baixa auto-estima…podendo conduzi-las ao suicídio. Muitas destas pessoas poderão ter dificuldades em - numa situação de recuperação - poder retomar os seus círculos de amizade e relação. As consequências a longo prazo poderão ser ainda mais penosas para o indivíduo e para a sociedade: choque, vergonha, descompensação, dissociação de personalidade, stress pós-traumático.

 

Provavelmente, referiram-se aqui situações extremas. Como dizia ao início, poderei estar a ser excessivamente violento. Mas a verdade é que muitas pessoas já viveram - e vivem - situações semelhantes de assédio moral, em contexto organizacional. Muitos de nós poderão até nem associar as situações que vivem, no dia-a-dia, a abusos de carácter psicológico ou emocional, embora a sua amplitude possa ser consideravelmente ampla e diversificada. Falo de situações específicas em que um colaborador é 'aconselhado' pelo seu superior a não tomar certa decisão, embora tenha a 'liberdade' total para o fazer. Mas falo também de situações de humilhação profissional, desgaste psicológico, perca de identidade pessoal por associação forçada a valores e práticas literalmente opostas. E falo ainda de expectativas goradas, falsas promessas, ausência da família, abuso físico, chantagens, poderes, prateleiras douradas, xenofobia, racismo, homossexualidade, divórcio, depressão, suicídio. É preciso falar de mais alguma coisa?

 

 

Retirado da net.

 

 

Que pensam disto, Exmos Elástikos?!!!

 

Mais tarde, opino...agora, não tenho tempo!!! :gap:

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

Sinto-me chantageado, forçado a actuar de uma forma com a qual não me identifico.

assiste-se a isso todos os dias ... é o poder da vontade colectiva

 

... quantos nao sao os meninos da mãmã que quando se juntam a uns galdérios sem cabeça andam a bater nas pessoas e a partir montras ...

 

até eu que sou um pacifista por natureza, se fosse a passar na rua e houvesse um motim, eu provavelmente pegaria num cocktail molotov e pegava fogo a umas lojas :gap:

 

... mas assim mais a sério, os casos de "bullying" sao inumeros, e acontecem em todo o lado ... mas na minha opinião ... só sao afectadas as pessoas que têm falta de personalidade ... é tão simples quanto isso ...

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

... mas assim mais a sério, os casos de "bullying" sao inumeros, e acontecem em todo o lado ... mas na minha opinião ... só sao afectadas as pessoas que têm falta de personalidade ... é tão simples quanto isso ...

 

:o Sunblast, vou ali...já volto...para responder ao teu comentário! :closedeyes:

 

 

...respira fundo!

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

Se as unicas pessoas que sao afectadas, sao aquelas que tem falta de personalidade...Aquelas que tem personalidade nao? Nao concordo.

 

Em relaçao ao texto... Nao o li todo, mas compreendo o objectivo do relato ficticio. Se toda a gente tratasse melhor o proximo, com mais respeito, e nao um respeito por obrigaçao, medo ou interesse, mas um respeito verdadeiro, por sermos todos seres humanos, com consciencia e sentimentos.

 

cumpz,

ignorance is bliss. no wonder so many people are happy with Windows.

 

_myspace _

_chinese fur farms - "ah e tal assinem a petiçao mas nao vejam o video." - vejam mas e' o video, assinem a petiçao e boicotem peles de qualquer animal.

 

arch8015linux2.png

Link to comment
Share on other sites

Muito bem "puxado este tópico Ketsueki, sobretudo para pessoas que já sabem o que é trabalhar em Empresas... como subalternos.

Os que ainda não começaram a trabalhar talvez ainda não compreendam muito bem o que aqui se fala.

 

De momento não tenho muito tempo, mas assim que me for possível falo aqui de um caso que se passou comigo, e da forma que arranjei para o solucionar...

 

Volto a felicitar-te Ketsueki pela boa ideia que tiveste em abrir este tópico pois é um assunto super actual....

Link to comment
Share on other sites

Como o texto é um pouco extenso (11 parágrafos), e como o considero todo ele importante, centro de momento a atenção neste, o 2º.

 

Correndo o risco de eu próprio ser excessivamente violento, acredito que nas organizações de hoje, na sociedade em que vivemos, facilmente poderemos viver uma situação de assédio moral - 'mobbing' - constante. A discussão pode ser demasiado filosófica mas…não vivemos nós em assédio moral permanente? E não deixamos nós que toda esta pressão que nos rodeia nos empurre inexoravelmente para situações de assédio moral? Para agressões emocionais e psicológicas à nossas próprias pessoas, que as organizações infligem sem piedade, prescrutando as nossas vidas privadas e a nossa identidade pessoal? Por tudo isto e por muito mais, importa reflectir a respeito das actuais e futuras consequências do assédio moral e emocional nas organizações de hoje.

 

Já tenho conversado acerca deste tipo de situações com amigos, familiares, etc, "o que está em bold" e muitas vezes chegamos à conclusão que a culpa é das próprias pessoas que se sentem lesadas. Não foi bem o que se passou comigo mas acho muito importante considerar o seguinte....

 

 

Refiro-me à legislação do código do trabalho.

 

Artigo 23º.

Proibição de discriminação

 

1 — O empregador não pode praticar qualquer discriminação, directa ou indirecta, baseada, nomeadamente, na ascendência, idade, sexo, orientação sexual estado civil, situação familiar, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica, nacionalidade, origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

 

3 — Cabe a quem alegar a discriminação fundamentá-la, indicando o trabalhador ou trabalhadores em relação aos quais se considera discriminado, incumbindo ao empregador provar que as diferenças de condições de trabalho não assentam em nenhum dos factores indicadosno nº1.

 

 

Artigo 24º.

Assédio

 

2 — Entende-se por assédio todo o comportamento indesejado relacionado com um dos factores indicados no nº1 do artigo anterior, praticado aquando do acesso ao emprego ou no próprio emprego, trabalho ou formação profissional, com o objectivo ou o efeito de afectar a dignidade da pessoa ou criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

 

 

Bem, em resumo, e na minha opinião, posso de alguma forma afirmar que se não houver uma conduta por parte de quem se sente lesado; do género, ser essa mesma pessoa a falar por sua própria iniciativa da sua vida privada e da sua identidade pessoal, não terão o direito de o fazer terceiros.

 

É um pouco como:

-Não fales muito que ainda te "entalas".

 

Ou:

-Tu próprio é que disseste e agora não queres que usem isso de forma que possam denegrir a tua imagem ou prejudicar a tua forma de ser e de estar na vida...

 

 

Isto no âmbito do trabalho claro!! Mas mesmo fora do trabalho muitas vezes se aplica este exemplo. Digo eu!!

Link to comment
Share on other sites

'Mobbing' ou 'Bullying' ...

 

Apena existem na capacidade de receptor... As legislações são consideradas enquanto ser "lesado" ou a lesar pelas mesmas (se tivessem colhões para se aguentarem)...

 

Apesar da sujeição a que me submeto enquanto parte de uma corporação, não conseguirão atingir o meu ser enquanto pessoal.

 

Este é o meu reino. E d'ele só eu sei. Enquanto a coragem prevalecer em mim para defender os princípios que tomei como meus, ninguém me há-de derrotar nesses que são e tomo como justos... Venha Deus e a Virgem aparecida.

 

A minha submissão é hierárquica e manipulável com destreza. A minha identidade não se perde no estar que me sustenta.

 

Eu assumo-me, em justiça, que deve ser dos únicos fundamentalismos que "corroem" o meu ser.

 

E com a justiça posso eu bem... Providência sem fins...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

lá está ... se calhar tens uma personalidade forte ... o que nao te impede de teres que "engolir uns sapos" aqui e ali ... por causa da sujeiçao hierarquica a que te submetes, mas nao és "mobbada" (passo a expressão), ou seja, corroboras a minha opinião de que só é "mobbado" quem tem falta de personalidade ...

 

... também acho que personalidade forte pode-nos trazer situaçoes menos boas como perder um emprego, ou levar uma bela duma tareia (entre outros exemplos) ... mas "Enquanto a coragem prevalecer em mim para defender os princípios que tomei como meus, ninguém me há-de derrotar (...)" ;)

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

Eu não perco um emprego à pala da minha opinião.... Posso ter situações menos boas em consonância com todas as outras....Reitero... E posso levar porrada à pala dessas mesma opiniões, mas..

 

... Essas personalidades não se perdem por recriação e ou e com relação a porradas :yahoo: Muito pelo contrário...

 

Com certeza que engulo sapos... cuja esperança de vida é tão breve quanto o meu bafo.... Boommm....

 

 

Edit: Pus um r aí algures... B)

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

bem ...

 

... nao sou ninguem para dizer que alguem que seja alvo de coacçao psicologica nao tem personalidade ... estava-me mais a referir ao modo como a pessoa lida com isso ...

 

nao me quero aprofundar muito sobre o assunto, até porque nao gosto de perder tempo a falar de coisas serias por estas bandas ... mas apos alguma deliberaçao, concluí que isto afinal nao é tão preto no branco como eu pressupus no principio ... ha uma grande area cinzenta no meio ... principalmente no que toca a assuntos profissionais ... cada caso é um caso ... e nao quero correr o risco de incomodar algumas pessoas que se calhar tiveram episodios menos bons insultando-os de falta de personalidade quando sei que isso nao é verdade ... vou-me limitar a fazer o que sei melhor e o que me traz aqui ... desconversar e dizer merda :gap:

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

SE1 foi o meu primeiro post code ;)

 

e despersonalizar-me é o que faço aqui ... desculpa ruvi ... sim ... sou bipolar ... e só venho aqui pra destabilizar ... e tou a rimar !

 

eu sou o sunblast

so venho destabilizar

na vida real sou um contraste

sou bastante bipolar

 

Yo!

Jimmy Joe!

eu e o ma bro ...

... sempadar no flow

 

:gap:

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

"Apesar da sujeição a que me submeto enquanto parte de uma corporação, não conseguirão atingir o meu ser enquanto pessoal.

 

Este é o meu reino. E d'ele só eu sei. Enquanto a coragem prevalecer em mim para defender os princípios que tomei como meus, ninguém me há-de derrotar nesses que são e tomo como justos... Venha Deus e a Virgem aparecida. "

 

 

lá está ... se calhar tens uma personalidade forte ... o que nao te impede de teres que "engolir uns sapos" aqui e ali ... por causa da sujeiçao hierarquica a que te submetes, mas nao és "mobbada" (passo a expressão), ou seja, corroboras a minha opinião de que só é "mobbado" quem tem falta de personalidade ...

 

 

Mmmmmmmmmmmmmm....

Estão muito confiantes. Isso é bom!! Mas podem crer que é uma situação complicada.

Talvez ainda não tenham passado por isso. Atenção que não estou a duvidar da vossa capacidade de dar a volta à situação. Nada disso!!

 

Vou tentar ser mais concreto. Vou-lhes falar de uma situação que vamos considerar fictícia mas baseada num caso real. :blink::blink:

 

 

O "Charles" respondeu a um anuncio para um emprego. Após várias entrevistas foi o escolhido para ocupar o lugar. O Charles sentia-se satisfeito e confiante, pois possuia experiência naquela área e além disso tinha formação específica. O emprego também lhe traria a estabilidade financeira pretendida e necessária pois tinha um filho ainda pequeno.

 

Nos primeiros dias de trabalho, apesar de ser bem disposto, e creio que simpático também, apercebeu-se que algo não estava bem. O chefe tinha para com ele uma atitude fria e distante, apesar de não se comportar assim com os outros elementos do grupo de trabalho. Os colegas de Charles na sua maioria seguiam o comportamento do chefe não se mostrando muito prestáveis para dar qualquer informação sempre necessária para alguém que chega de novo.

 

Charles soube uns dias depois através de uma confidência de um deles que aquele lugar que ele ocupava estava destinado para o filho de um grande amigo do chefe, e que ele não ficou muito satisfeito por assim não ter acontecido.

 

Charles estava ansioso por mostrar as suas aptidões profissionais, pois pensava que dessa forma ganharia o respeito dos colegas e a atenção do Chefe, mas para sua grande consternação o Chefe práticamente não lhe dava trabalho... E quando o dava ou eram coisas sem qualquer importância, ou então com prazos práticamente impossíveis de cumprir, já para não falar da falta de informações e dos meios necessários para ser possível levar a tarefa a bom porto.

Por várias vezes ele sentiu inclusivé que estava a ser induzido em erro de forma propositada, mas raramente o conseguia provar. Quando comentava com os colegas essas situações a maioria dizia que ele não estava bom da cabeça, contudo alguns enquanto o escutavam baixavam a cabeça e nada diziam.

Ele não te "grama" diziam alguns já fora do horário de trabalho quando ganhavam alguma coragem para se exprimirem abertamente.

 

Muitas vezes, o Charles que não queria desistir do trabalho, continuava a tentar um bom relacionamento tentando fazer parte dos diversos assuntos que se conversavam após o período de almoço mas, aprendeu rápidamente que tinha que ter muito cuidado com o que dizia, pois um pequeno deslize que tivesse, era o suficiente para sob forma de brincadeira ser aproveitado pelos colegas "os engraxadores" com o apoio do chefe, para se tornar num pretexto para insinuações humilhantes mas sempre de forma muito subtil. Alguns chegavam a ter pena do Charles, e diziam-lhe -Tem paciência que comigo ainda hoje também não me é fácil....

 

Com o tempo Charles aprendeu a proteger-se, e de tempos a tempos contra todas as adversidades conseguia em termos profissionais demonstrar a sua qualidade, mas raramente o congratulavam... Em vez disso alguns não conseguiam disfarçar a sua inveja e surgiam por vezes boatos maldosos ou caluniosos.

Quando era necessário fazer horas extras os melhores períodos/tarefas nunca eram para o Charles, e sempre por conveniência do serviço dizia o chefe!! Que fazer.... Dizia o Charles... O Chefe é que sabe !!

 

 

Passados 2 anos o Charles recomeçou a fumar charros, coisa que muito raramente o fazia desde os 19 anos.... Mas na verdade as jardas acalmavam a sua ira e conseguia dormir um pouco melhor....

 

Depois continuo.... Tenho que falar com o Charles entretanto. :imcool:

 

 

bem ...

 

... nao sou ninguem para dizer que alguem que seja alvo de coacçao psicologica nao tem personalidade ... estava-me mais a referir ao modo como a pessoa lida com isso ...

 

nao me quero aprofundar muito sobre o assunto, até porque nao gosto de perder tempo a falar de coisas serias por estas bandas ... mas apos alguma deliberaçao, concluí que isto afinal nao é tão preto no branco como eu pressupus no principio ... ha uma grande area cinzenta no meio ... principalmente no que toca a assuntos profissionais ... cada caso é um caso ... e nao quero correr o risco de incomodar algumas pessoas que se calhar tiveram episodios menos bons insultando-os de falta de personalidade quando sei que isso nao é verdade ... vou-me limitar a fazer o que sei melhor e o que me traz aqui ... desconversar e dizer merda :gap:

 

Em relação à parte a negrito eu diria.... Não sejas assim!! Eu até gosto de te "ouvir" :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

@ Edward, pra ser sincera estou arrependida de ter criado este tópico. Simplesmente, porque irrito-me fácilmente com injustiças, pressões e com determinados comentários... :wacko:

 

Por isso, prefiro respirar fundo, antes de responder. Leva o seu tempo, mas é melhor para o bom funcionamento do fórum. :gap:

 

Mais logo e com mais calma, passo por aqui. :)

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

"@ Edward, pra ser sincera estou arrependida de ter criado este tópico. Simplesmente, porque irrito-me fácilmente com injustiças, pressões e com determinados comentários..." :wacko:

 

O tópico está muito bem. É um assunto muito actual e qualquer pessoa pode cair numa situação dessas.

 

E não te irrites que não merece a pena. As rugas não costumam perdoar.... :lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

"@ Edward, pra ser sincera estou arrependida de ter criado este tópico. Simplesmente, porque irrito-me fácilmente com injustiças, pressões e com determinados comentários..." :wacko:

 

O tópico está muito bem. É um assunto muito actual e qualquer pessoa pode cair numa situação dessas.

 

E não te irrites que não merece a pena. As rugas não costumam perdoar.... :lol::lol:

 

Ya, não tenhas praí um ataque que ainda tenho de te pagar um copo x)

Link to comment
Share on other sites

... nao sou ninguem para dizer que alguem que seja alvo de coacçao psicologica nao tem personalidade ... estava-me mais a referir ao modo como a pessoa lida com isso ...

 

(...) concluí que isto afinal nao é tão preto no branco como eu pressupus no principio ... ha uma grande area cinzenta no meio ... principalmente no que toca a assuntos profissionais (...)

 

embora seja confiante na minha personalidade ... nao descarto a possibilidade de ser "mobbado" ... mas a diferença da força de personalidade de cada um está na maneira como se lida com isso ...

 

é claro que um emprego pode ser mais ou menos importante para cada pessoa ... especialmente quando sao empregos dificeis de se arranjar e para os quais se estudou muitos anos ... mas eu acho que a nossa estabilidade mental e paz de espirito estao acima de qualquer trabalho ... e quando situaçoes destas acontecem, devem ser denunciadas, mesmo que sejam seguidas por fortes represálias (ou despedimento) ... quanto mais nao seja para tomar uma posiçao ... e mostrar a quem nos está a perturbar que nao seremos arrastados para este tipo de remoinhos emocionais ... mas lá está ... se calhar por isso é que em 6 anos tive 4 empregos ...

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil...

 

E é neste ciclo que este tipo de comportamento se propaga, perpetuado pelas "vítimas".

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Refiro-me à legislação do código do trabalho.

 

Artigo 23º.

Proibição de discriminação

 

1 — O empregador não pode praticar qualquer discriminação, directa ou indirecta, baseada, nomeadamente, na ascendência, idade, sexo, orientação sexual estado civil, situação familiar, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica, nacionalidade, origem étnica, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

 

3 — Cabe a quem alegar a discriminação fundamentá-la, indicando o trabalhador ou trabalhadores em relação aos quais se considera discriminado, incumbindo ao empregador provar que as diferenças de condições de trabalho não assentam em nenhum dos factores indicadosno nº1.

 

 

Artigo 24º.

Assédio

 

2 — Entende-se por assédio todo o comportamento indesejado relacionado com um dos factores indicados no nº1 do artigo anterior, praticado aquando do acesso ao emprego ou no próprio emprego, trabalho ou formação profissional, com o objectivo ou o efeito de afectar a dignidade da pessoa ou criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

 

 

Edward, a entidade empregadora, tem sempre a 'faca e o queijo na mão'. Para tu provares, seja o que for, precisas de testemunhas e muitas vezes, na mesma entidade, não consegues.

 

Dou-te um exemplo. Aqui vai:

 

Em tempos trabalhei na Pic International, sem contrato, o vencimento era em cash (as verdinhas num envelope :shok: ) e não descontava para a segurança social. Fiquei 6 meses nesta situação, sem assinar nada e sem compromissos com a entidade. Qdo despedi-me, fui à segurança social, apresentar queixa...sabes o que disseram: tem de arranjar duas testemunhas. Achas que consegui? Algumas pessoas com medo de represálias e despedimento, preferem continuar a pactuar com este tipo de patrões e organizações. Temos 'belas' empresas em portugal. :closedeyes:

 

 

 

 

... também acho que personalidade forte pode-nos trazer situaçoes menos boas como perder um emprego, ou levar uma bela duma tareia (entre outros exemplos) ... mas "Enquanto a coragem prevalecer em mim para defender os princípios que tomei como meus, ninguém me há-de derrotar (...)" ;)

 

 

Se tiveres essa personalidade forte, não perdes o emprego: RESISTES!!!

 

Esse é o lema: RESISTIR, RESISTIR, RESISTIR. Nem sp é fácil, mas vale sempre a pena. Embora a tua vida possa ser afectada psicológicamente e não só...EU, 'gosto de remar contra a maré'. :)

 

 

 

Charles estava ansioso por mostrar as suas aptidões profissionais, pois pensava que dessa forma ganharia o respeito dos colegas e a atenção do Chefe, mas para sua grande consternação o Chefe práticamente não lhe dava trabalho... E quando o dava ou eram coisas sem qualquer importância, ou então com prazos práticamente impossíveis de cumprir, já para não falar da falta de informações e dos meios necessários para ser possível levar a tarefa a bom porto.Por várias vezes ele sentiu inclusivé que estava a ser induzido em erro de forma propositada, mas raramente o conseguia provar. Quando comentava com os colegas essas situações a maioria dizia que ele não estava bom da cabeça, contudo alguns enquanto o escutavam baixavam a cabeça e nada diziam.

 

Normalmente, a entidade isola o empregado, com um único objectivo: colocá-lo de parte. O ano passado, saiu um artigo num correio da manhã, mto bom:

 

Posto de parte

Humilhados, postos de parte, ofendidos, encostados à parede no local de trabalho. A vida deles só teve uma cor - negra. Cristina, Júlio, Pedro, Luís, Vítor e Alice sabem bem o significado da palavra inglesa ‘mobbing’, designação moderna para assédio laboral. São trabalhadores empurrados para a demissão, a todo o custo.

 

 

Afinal o "Charles", não é o único. :(

 

 

 

... mas eu acho que a nossa estabilidade mental e paz de espirito estao acima de qualquer trabalho ...

 

 

Será? Não há trabalho, Sunblast. Mts sujeitam-se @ Portugal.

 

 

Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil...

 

E o predador, fica impune na maioria dos casos. :closedeyes:

 

 

 

 

“Nas sociedades do nosso mundo ocidental altamente industrializado, o posto de trabalho constitui o último campo de batalha em que uma pessoa pode matar a outra sem nenhum risco de chegar às barras de um tribunal” Heinz Leymann

 

 

 

@ Yoda, esse copo, não está esquecido!!! :D

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

"...embora seja confiante na minha personalidade ... nao descarto a possibilidade de ser "mobbado" ... mas a diferença da força de personalidade de cada um está na maneira como se lida com isso ...

 

é claro que um emprego pode ser mais ou menos importante para cada pessoa ... especialmente quando sao empregos dificeis de se arranjar e para os quais se estudou muitos anos ... mas eu acho que a nossa estabilidade mental e paz de espirito estao acima de qualquer trabalho ... e quando situaçoes destas acontecem, devem ser denunciadas, mesmo que sejam seguidas por fortes represálias (ou despedimento) ... quanto mais nao seja para tomar uma posiçao ... e mostrar a quem nos está a perturbar que nao seremos arrastados para este tipo de remoinhos emocionais ... mas lá está ... se calhar por isso é que em 6 anos tive 4 empregos ..."

 

Estás a ir lá...

Só te digo uma coisa.... É uma situação fo-di-da...

 

E com a crise que anda aí este tipo de situações tem tendência a aumentar. A concorrência leva as pessoas a fazerem de tudo !!!

 

Como um amigo meu (veterano de muitas guerras) costuma dizer, para se ganhar um título, tem que haver capacidade de "encaixe" dos golpes do adversário, e saber dar o golpe final na altura exacta.... Há que saber dar!!

 

 

"Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil..."

 

Sim, mas as aparências iludem.... Alguns deles são guerreiros terríveis.... Acredita!!

Quando concluem que não tem nada a perder então..... Fica o caldo entornado!!!

 

Numa coisa concordo convosco.... É preciso personalidade!!!

Mas também uma boa dose de sangue frio, inteligência e, ..... Calma, muita calma!!!

Link to comment
Share on other sites

trabalhar com tranguilidade ... muita tranguilidade ...

 

 

Tipo ZEn, não? :gap:

 

 

ps: vai jantar, sfff! :P

 

ps2: tranquilidade! :rolleyes:

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

trabalhar com tranguilidade ... muita tranguilidade ...

 

 

Tipo ZEn, não? :gap:

 

 

ps: vai jantar, sfff! :P

 

ps2: tranquilidade! :rolleyes:

 

tava a imitar o paulo bento versao ricardo araujo !! (eu sei que se escreve com Q SFFF !! :P)

 

o zbordengue trabalha com dranguilidade ... muita dranguilidade ...

 

ainda pensei por uma foto para ser mais bem entendido por todos ... mas como o pessoal anda exaltado no que toca a assuntos futebolisticos, optei por nao o fazer ;)

 

... ainda começavam a insultar a minha briosa :gap: e nao tenho muniçao pa estes gajos no que toca ao futebol portugues :closedeyes:

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

"Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil..."

 

Sim, mas as aparências iludem.... Alguns deles são guerreiros terríveis.... Acredita!!

Quando concluem que não tem nada a perder então..... Fica o caldo entornado!!!

 

Numa coisa concordo convosco.... É preciso personalidade!!!

Mas também uma boa dose de sangue frio, inteligência e, ..... Calma, muita calma!!!

 

O aparente pressupõe exactamente isso, a surpresa em expectativa... E sem nos esquecermos que alguns deles são guerreiros terríveis... e que a logística é e sempre foi uma das derradeiras mestras na guerra... e que quando não há nada a perder... devemos estar muito além.... porque já não precisamos de nada.

 

E que quando se perde esse sentimento de posse, perder-se-á também esse sentimento de perda... e assim, nada faz sentido...

 

Porque assim, imisicuído no mundo, perderás toda e qualquer razão que tenha guiado o teu caminho até à derradeira... E só te resta o ermo...

 

Enfim, o ego no seu melhor.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

"Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil..."

 

Sim, mas as aparências iludem.... Alguns deles são guerreiros terríveis.... Acredita!!

Quando concluem que não tem nada a perder então..... Fica o caldo entornado!!!

 

Numa coisa concordo convosco.... É preciso personalidade!!!

Mas também uma boa dose de sangue frio, inteligência e, ..... Calma, muita calma!!!

 

O aparente pressupõe exactamente isso, a surpresa em expectativa... E sem nos esquecermos que alguns deles são guerreiros terríveis... e que a logística é e sempre foi uma das derradeiras mestras na guerra... e que quando não há nada a perder... devemos estar muito além.... porque já não precisamos de nada.

 

E que quando se perde esse sentimento de posse, perder-se-á também esse sentimento de perda... e assim, nada faz sentido...

 

Porque assim, imisicuído no mundo, perderás toda e qualquer razão que tenha guiado o teu caminho até à derradeira... E só te resta o ermo...

 

Enfim, o ego no seu melhor.

 

2º post que leio teu seguido e continuo sem perceber o que escreves xD não sei se é de mim ou de ti :smokinggun:

 

A minha sugestão : Sejam idealistas convictos, isso ajuda bastante (falo por experiência), e como o sunblast disse, haja personalidade forte :)

Link to comment
Share on other sites

"Sem arrogâncias, mas qualquer predador ataca o aparentemente mais frágil..."

 

Sim, mas as aparências iludem.... Alguns deles são guerreiros terríveis.... Acredita!!

Quando concluem que não tem nada a perder então..... Fica o caldo entornado!!!

 

Numa coisa concordo convosco.... É preciso personalidade!!!

Mas também uma boa dose de sangue frio, inteligência e, ..... Calma, muita calma!!!

 

O aparente pressupõe exactamente isso, a surpresa em expectativa... E sem nos esquecermos que alguns deles são guerreiros terríveis... e que a logística é e sempre foi uma das derradeiras mestras na guerra... e que quando não há nada a perder... devemos estar muito além.... porque já não precisamos de nada.

 

E que quando se perde esse sentimento de posse, perder-se-á também esse sentimento de perda... e assim, nada faz sentido...

 

Porque assim, imisicuído no mundo, perderás toda e qualquer razão que tenha guiado o teu caminho até à derradeira... E só te resta o ermo...

 

Algumas vezes quando não há mais nada a perder, é justamente quando se tem tudo a ganhar.

É no entanto importante mantermo-nos racionais, controlando as emoções, mesmo que por vezes a ética se perca um pouco nas manobras necessárias, sobretudo quando no outro lado também não jogam limpo.

 

Quanto ao "sentimento de posse que se perde" não vejo bem dessa forma. Poderá sempre haver uma reacção bem calculada.

Diria que se pode ganhar uma animosidade e um espírito empreendedor que coloca o medo em segundo plano, e que pode actuar como um regenerador da confiança. Existe sempre um acréscimo de energia quando fazemos "Xeque".

Pode fazer sentido dependendo de cada um e da justiça da causa em questão.

 

Uma batalha nunca deverá ser encarada como a derradeira, mas quando se percebe que é impossível a vitória, então talvez seja melhor afastarmo-nos, porque nem sempre se pode ganhar. Mas só se poderá saber isso depois de tentar.

Link to comment
Share on other sites

Bem.... e já agora para acabar a história do Charles....

 

Aquela situação não era fácil de digerir, mas Charles naquele período dificil concentrou-se sobretudo na educação do seu filho conseguindo dessa forma distrair-se da pressão a que se sentia submetido e, muitas vezes dessa forma arranjava alento para continuar.

Charles também não era santo nenhum, e de vez em quando aliviava alguns "stresses" acumulados com saídas aos fins de semana/férias com amigos que conheciam amigas, e as Festas por vezes eram inevitáveis.... Charles gostava de música e não raras vezes o apelo de uma boa noitada em boa companhia, ver o Sol nascer e sentir que um novo dia despontava, teve sempre nele um efeito regenerador....

 

Sempre teve a sorte de ter amigos/amigas que o compreendessem nas diversas ocasiões da sua vida.... Não raras vezes trocava opiniões com base nas experiências que vivia e muitas vezes recolheu ensinamentos preciosos.... outras vezes nem por isso....

Mas sempre se aprende algo, e, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.... O Charles tinha a mania de dizer isto....

 

Charles entretanto desenvolveu meios que o faziam sentir um pouco mais seguro no seu dia a dia no trabalho.... Dedicou muito do seu tempo livre a abstracções relacionadas com o mesmo e às relações daí inerentes... Tudo aquilo lhe parecia tão sem sentido no início... Mas também sabia que algo tinha que ser feito!! Após muita meditação apontou alguns raciocínios no seu caderno de apontamentos. A sua Bíblia por assim dizer!!!

 

Acho que dizia mais ou menos isto

 

-Ser tanto quanto possível pontual. Evitar chegar tarde.

-Agir com discrição...

-Nunca perder a auto-estima por muito que possam fazer... Nunca!!

-Identificar pessoas com situações idênticas e fazer alianças se possível.

-Evitar a todo o custo confrontação directa com os "bebeáguas"...

-Tentar não nos afastar muito do grupo do trabalho.... Tentar ser simpático e ouvir os seus problemas...

-Fingir que não se percebe certas conversas com intenção de desestabilizar. Se necessário abandonar a conversa. Evitar cercos!!!

-Cumprir os regulamentos internos.

-Nunca perder o interesse pelo trabalho, pelo contrário ver nisso uma forma de dar uma "chapada" sem mãos... Aproveitar todas as pequenas oportunidades para o fazer...

-Pedir por escrito certo tipo de trabalhos "manhosos" que o chefe manda fazer, com desculpa que se anda esquecido ou enervado.

-Sempre que estamos junto de pessoas que temos confiança devemos confrontá-los.... Mas com astúcia....

 

E sei lá que mais... o Charles quando se punha a escrever era lixado......

 

Creio que ele interiorizou bem os seus próprios princípios. Tal como ele gostava de dizer -Ser maluco, não quer dizer que se seja parvo.... E eu fartava-me de rir quando ele dizia isto!!! Mas tinha toda a razão.... Hoje olhando para trás, quase 20 anos depois, anos acho que continua com alguma razão....

 

Entretanto, com tudo isto, Charles lá se ia conseguindo aguentar....

Já estava rotinado nisto, quando teve conhecimento numa altura em que já nem estava à espera, que o Chefe estava a incorrer em factos que se podiam catalogar como abuso de poder....

Charles guardou essa informação para si tendo contudo o cuidado de as averiguar. Datas, horas, quem, quando, como......

 

E........ um belo dia entalou o chefe.... Isto é fez com que ajudasse a ir para a reforma mais cedo. Com uma boa reforma diga-se de passagem!!!

Hoje quando se encontram na rua mesmo passados tantos anos falam-se bem....

Acho que aprenderam a respeitar-se mutuamente......

 

O Charles é uma personagem ficcionada... Qualquer semelhança com a realidade é uma extrema coincidência.....

Link to comment
Share on other sites

chantagem é tambem um tipo de "mobbing" nao ?

 

entao devemos combater o "mobbing" com mais "mobbing" ??

 

virar o feitiço contra o feiticeiro ?

 

i like it :gap:

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

Eu compreendo perfeitamente que existem tentativas de abusos e abusos consumados em ordem hierárquica, mas tanto em descendência como em ascendência... E estes só são viáveis com o aval de ambas as partes...

 

Não existem coitadinhos nestas estórias, a protecção em submissão não é viável... Principalmente numa era em que a informação está ao alcance de um passo.

 

Ketsueki, a denúncia deveria ter sido feita enquanto a acção estava em curso. Nunca após e a contar com o ovo no cú da galinha. Das primeiras coisa que aprendi no mundo é o facto de não ter o direito de arrastar terceiros para as minhas lutas, porque por muito nobres que sejam, são minhas, pessoais e intransmissíveis.

 

Hoje em dia existem recursos que nunca antes estiveram disponíveis ao comum... apenas não são utilizados por ignorância ou pela tendência para a desresponsabilização de quem acata tais comportamentos, desresponsabilização essa que exerce uma culpa tão ou mais grave do que a dos alegados culpados que proporcionam tais actos.

 

Porque quando a razão cai em ouvidos moucos, o grito auxilía sempre a capacidade alheia de ouvir. Há que ser perseverante, com coragem e com a capacidade de absorver as consequências. Nunca baixar os braços..

 

Ah, granda Charles... Não há Xeque sem Mate.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Ketsueki, a denúncia deveria ter sido feita enquanto a acção estava em curso. Nunca após e a contar com o ovo no cú da galinha. Das primeiras coisa que aprendi no mundo é o facto de não ter o direito de arrastar terceiros para as minhas lutas, porque por muito nobre que sejam, são minhas, pessois e intransmissíveis.

 

Detsail, não acredito que tu a ganhares 1.000,00 €, testemunhas contra o teu patrão. Independentemente de estares ou não a fazer descontos...

 

Digo eu...

 

 

Qualquer queixa que apresentes em PoRTUGAl, precisas de testemunhas!!!

 

Como fazes para sustentar a tua queixa...diz lá...

 

Já fizeste uma queixa na PJ, na segurança social, nas finanças?

 

 

PS: Tomates, já ouviste falar??? Nem tds têm. Honestidade, idem! Exemplos, minha querida, não faltam no nosso meio!!!

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

Ketsueki, a denúncia deveria ter sido feita enquanto a acção estava em curso. Nunca após e a contar com o ovo no cú da galinha. Das primeiras coisa que aprendi no mundo é o facto de não ter o direito de arrastar terceiros para as minhas lutas, porque por muito nobre que sejam, são minhas, pessois e intransmissíveis.

 

Detsail, não acredito que tu a ganhares 1.000,00 €, testemunhas contra o teu patrão. Independentemente de estares ou não a fazer descontos...

 

Digo eu...

 

 

Qualquer queixa que apresentes em PoRTUGAl, precisas de testemunhas!!!

 

Como fazes para sustentar a tua queixa...diz lá...

 

Já fizeste uma queixa na PJ, na segurança social, nas finanças?

 

 

PS: Tomates, já ouviste falar??? Nem tds têm. Honestidade, idem! Exemplos, minha querida, não faltam no nosso meio!!!

 

Fazes como o gajo do filme "Fight Club", vais ao gabinete do patrão, chateia-lo até ele chamar os seguranças e antes que eles cheguem espancas-te a ti próprio xD

 

Mas ya, sem testemunhas não se vai a lado nenhum, e muita gente pensa 50x antes sequer de tomar alguma atitude, porque existe uma relação muito complicada entre o ser humano e as garantias financeiras ..

Link to comment
Share on other sites

Detsail, não acredito que tu a ganhares 1.000,00 €, testemunhas contra o teu patrão. Independentemente de estares ou não a fazer descontos...

 

Digo eu...

 

Qualquer queixa que apresentes em PoRTUGAl, precisas de testemunhas!!!

 

Como fazes para sustentar a tua queixa...diz lá...

 

Já fizeste uma queixa na PJ, na segurança social, nas finanças?

 

PS: Tomates, já ouviste falar??? Nem tds têm. Honestidade, idem! Exemplos, minha querida, não faltam no nosso meio!!!

 

Linda, não são queixas, são denúncias... fundamentadas com manha, com destreza e se possível sem medo...

 

Não sei se tens consciência, mas a tua palavra é poderosa quando sustentada por factos.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Ketsueki, a denúncia deveria ter sido feita enquanto a acção estava em curso. Nunca após e a contar com o ovo no cú da galinha. Das primeiras coisa que aprendi no mundo é o facto de não ter o direito de arrastar terceiros para as minhas lutas, porque por muito nobre que sejam, são minhas, pessois e intransmissíveis.

 

Detsail, não acredito que tu a ganhares 1.000,00 €, testemunhas contra o teu patrão. Independentemente de estares ou não a fazer descontos...

 

Digo eu...

 

 

Qualquer queixa que apresentes em PoRTUGAl, precisas de testemunhas!!!

 

Como fazes para sustentar a tua queixa...diz lá...

 

Já fizeste uma queixa na PJ, na segurança social, nas finanças?

 

 

PS: Tomates, já ouviste falar??? Nem tds têm. Honestidade, idem! Exemplos, minha querida, não faltam no nosso meio!!!

 

 

Por 1000 euros queixava-me de certeza absoluta - já não me bastava ganhar pouco e ainda me fodiam por trás...se ganha-se 15000 se calhar ja pensava se não seria melhor estar caladinho.

 

Quanto ás denúncias, não necessitas de testemunhas, podes até fazê-las de maneira anónima, mas tens é que as fazer no local correcto - AQUI

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Bom...

Resumindo, não me fodam...

 

 

:lol: Ainda bem que pensas assim!!!

 

 

 

Estou mm a visualizar: funcionária denuncia "ilegalidades" e apresenta queixa a X.... quem testemunha a favor?!!!

 

Nobody!!! Poupem-me!

 

 

Exemplo: Construção Civil: quantos estão a trabalhar sem condições de segurança, saúde e higiene e sem contrato de trabalho? Quantos?! Sujeitam-se ou não?!

 

 

Já viu ou não quer ver?!

 

 

Quanto ás denúncias, não necessitas de testemunhas, podes até fazê-las de maneira anónima, mas tens é que as fazer no local correcto - AQUI :good:

 

 

:thank_you2:

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me não ser crente em relação à branda justiça pORTUGUESA!!! :closedeyes:

Uma ave tem de voar, mesmo que o céu esteja cheio de abutres!!!...

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me não ser crente em relação à branda justiça pORTUGUESA!!! :closedeyes:

 

Somos 2 :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    554
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!