Jump to content
×
×
  • Create New...

A Fórmula do Psytrance


Bluesense
 Share

Recommended Posts

boas...

 

quero eu com este tópico tentar perceber e dar a perceber a pessoas como eu que ainda não perceberam muito bem a dita "fórmula" de fazer psytrance...

 

eu leio aí em bastantes posts cenas do tipo: "ah e tal é sempre a mesma fórmula de produção,etc,etc...",mas será possível fazer psytrance com a fórmula 2/3 ou 2/4 em vez da normal fórmula 4/4 compassos??? se for isto a fórmula a que se referem,o que não me parece...

 

deixem então as vossas opiniões,críticas,reflexões,o que quiserem,mas expliquem o que é "sempre a mesma fórmula"...

 

obrigado :)

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

olá

 

formula de 2/4 ou 4/4 iria praticamente dar ao mesmo...

o triplet... 3/4 ja é de si diferente...

 

ha algumas bandas como vibe tribe que tem sons em triplet, acho que a faixa chama-se mesmo tree quarters (acho eu)

deverá muita gente pensar que akilo é alusivo a acidos lol mas na realidade tem muito a ver com a forma de como foi produzido em 3/4

 

eu acho que o psytrance... estara sempre amarrado, pelo facto que é uma vertente do TRANCE que é musica 4/4 que terá sempre determinadas

caracteristicas... na minha opinião é dificil de fugir a isto, e ja muitos anos que se diz que o psytrance estagnou em termos de evolução...

 

mas.

 

o facto do psy estar colado ao trance em si e dependente das caracteristicas do estilo, não significa que não venham aparecer novos estilos altamente psicadelicos... e que possam substituir este tipo de som nas festas...

 

eu ja ouvi grandes sons experimentais... de altas fusões de drum n bass com de acid techno,som muito psicadelico, e muito bom para se ouvir em festas ao ar livre...

 

na musica é possivel fazer tudo...

 

este é um bom topico, vamos la ver se a discução aqui vai ser interessante

Link to comment
Share on other sites

Assim como Vibe Tribe muitos outros produtores têm faixas em 3/4. Eu próprio tenho uma faixa que já toco há algum tempo no meu live, toda feita em 3/4 :P

 

"o facto do psy estar colado ao trance em si e dependente das caracteristicas do estilo, não significa que não venham aparecer novos estilos altamente psicadelicos... e que possam substituir este tipo de som nas festas... "

 

E eu comprovo. Já ouvi electro e minimal muito mais psicadélico que algum trance que se faz :unsure::dance2:

Link to comment
Share on other sites

pois mas eu acho que a tal fórmula do trance pouco ou nada pode ser mudada senão deixa de ser psytrance para passar a ser outro estilo qualquer,independentemente de ser psicadélico ou não...

 

eu gostava era de ler argumentos daqueles que dizem que o trance caiu na "rotina",ou que o artista x ou y tem sempre a mesma fórmula de produção...

 

eu não acho que seja assim,até acho que quando os artistas querem alternar por outra composição só estragam como é o caso de a-team(que tinham tem tudo para fazerem grandes músicas),electric universe(que lançaram agora uma bomba depois de terem lançado umas músicas que na minha opinião deixaram muito a desejar)azax syndrom(também mudou),e agora não me lembro de mais mas também é só para perceberem...

 

também há aquele problema,se inovam,a música soa diferente...já não presta...se mantém a "mesma fórmula"...também não presta porque não tem mais originalidade...

 

em quê que ficamos???

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

A maior parte dos artistas, depois do "estrelato", acabam por cair sempre de ritmo, e mudar o seu estilo de produção. De todos os que já têm uns aninhos, o que mais me desiludiu foi sem dúvida Broken Toy, que fez para mim, o melhor de todos os lives que já vi até hoje. Serra do Sicó, festa da Quest. Lindo, primeira vez que veio a Portugal. Depois caiu, mudou o seu estilo, e perdeu com isso. Shift, como já referi num post meu, também mudou o seu estilo. Quem ouviu o primeiro álbum dele "Redline", sabe bem o que digo. Azax, pelo que dizem também está menos puxado.

 

Os anos vão passando, e se é certo que estes artistas vão aperfeiçoando a sua qualidade final nas faixas, acabam por perder outras.

 

Quem não se lembra de Astrix há uns 6 ou 7 anos atrás? :gap::closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

A maior parte dos artistas, depois do "estrelato", acabam por cair sempre de ritmo, e mudar o seu estilo de produção. De todos os que já têm uns aninhos, o que mais me desiludiu foi sem dúvida Broken Toy, que fez para mim, o melhor de todos os lives que já vi até hoje. Serra do Sicó, festa da Quest. Lindo, primeira vez que veio a Portugal. Depois caiu, mudou o seu estilo, e perdeu com isso. Shift, como já referi num post meu, também mudou o seu estilo. Quem ouviu o primeiro álbum dele "Redline", sabe bem o que digo. Azax, pelo que dizem também está menos puxado.

 

Os anos vão passando, e se é certo que estes artistas vão aperfeiçoando a sua qualidade final nas faixas, acabam por perder outras.

 

Quem não se lembra de Astrix há uns 6 ou 7 anos atrás? :gap::closedeyes:

 

nem mais,o album artcore foi um grande album e serviu de inspiração para muitos dos artistas de hoje em dia...quem é que fazia aquelas basslines???só mesmo astrix..

 

agora é só sex styles :gap: é outro que tal..

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

nem mais,o album artcore foi um grande album e serviu de inspiração para muitos dos artistas de hoje em dia...quem é que fazia aquelas basslines???só mesmo astrix..

 

agora é só sex styles :gap: é outro que tal..

o astrix sempre teve aquele genero de bassline desde o primeiro album Eye to eye, e o primeiro album de ALien project (que tambem foi produzido por ele...)

 

embora nao seja adepto do full on, eu gosto do som de astrix, sempre gostei! ele juntamente com o COSMA (um grande produtor que já morreu)

foram dos pioneiros nesta cena do full on, mas eles produziam som bastante psicadelico ao mesmo tempo

 

em relação ao astrix... é preciso ver que ele nao tem culpa que o seu som tenha alastrado globalmente... a formula que ele conseguiu inventar de misturar tendencias "club"(influencias de house,progressivo, electro etc) com psytrance... é que lhe deu a identidade!

 

e continuo a gostar de ouvir sons dele agora, so pela qualidade de produção! ja vale apena

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador
De todos os que já têm uns aninhos, o que mais me desiludiu foi sem dúvida Broken Toy, que fez para mim, o melhor de todos os lives que já vi até hoje. Serra do Sicó, festa da Quest. Lindo, primeira vez que veio a Portugal.

 

 

Ui grande festa essa mesmo! Foi uma daquelas que não esqueço.

Link to comment
Share on other sites

De todos os que já têm uns aninhos, o que mais me desiludiu foi sem dúvida Broken Toy, que fez para mim, o melhor de todos os lives que já vi até hoje. Serra do Sicó, festa da Quest. Lindo, primeira vez que veio a Portugal.

 

 

Ui grande festa essa mesmo! Foi uma daquelas que não esqueço.

 

Nem eu. Lama até aos joelhos :gap:

 

:dance2:

Link to comment
Share on other sites

formula de vibe tribe= acordes + synth com glide ou portmento + arpegio = sha la la

formula dark= baixo corrido + lfo + fx com força

formula full on noite= bend+distorçao com notas 1/16 | baixos com alguma variaçao de notas, e uma melodia com as mesmas notas de baixo so que uma oitava mais acima acompanhar

 

torna-se cada vez mais dificil conseguir escapar as formulas, porque qualquer som e uma formula, e nao existe infinitas formulas e normal que dentro de um estilo de som se oiçam coisas iguais...no rock acontece o mesmo, no house, no minimal ultra melodico tambem...a inovaçao ta em pegar no k existe e transformar um bocado......nada do k se ouve hoje foi criado por ninguem....azax por exemplo..a tecnica de filtro k ele usa ja Gms usava em 2002, e nao por isso e k dizem k a formula dele e igual a de Gms, porque?? porque ele pegou na formula e adaptou-a a sua maneira....no meu entender quem abriu as portas para as formulas foram gms....espero nao ter dito nenhuma barbaridade

Link to comment
Share on other sites

1...2...3...4... Pum...pum...pum...pum...!!

 

:dancing:

 

 

n parece mto dificil :lol:

 

 

:rofl:

 

palavras sábias extremamente esclarecedoras,obrigado pelo contributo ;)

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

nem mais,o album artcore foi um grande album e serviu de inspiração para muitos dos artistas de hoje em dia...quem é que fazia aquelas basslines???só mesmo astrix..

 

agora é só sex styles :gap: é outro que tal..

o astrix sempre teve aquele genero de bassline desde o primeiro album Eye to eye, e o primeiro album de ALien project (que tambem foi produzido por ele...)

 

embora nao seja adepto do full on, eu gosto do som de astrix, sempre gostei! ele juntamente com o COSMA (um grande produtor que já morreu)

foram dos pioneiros nesta cena do full on, mas eles produziam som bastante psicadelico ao mesmo tempo

 

em relação ao astrix... é preciso ver que ele nao tem culpa que o seu som tenha alastrado globalmente... a formula que ele conseguiu inventar de misturar tendencias "club"(influencias de house,progressivo, electro etc) com psytrance... é que lhe deu a identidade!

 

e continuo a gostar de ouvir sons dele agora, so pela qualidade de produção! ja vale apena

 

 

concordo plenamente... :smokinggun:

 

quanto ás ditas fórmulas não comento pois não percebo nada de produção... :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

1...2...3...4... Pum...pum...pum...pum...!!

 

:dancing:

 

 

n parece mto dificil :lol:

 

 

:rofl:

 

palavras sábias extremamente esclarecedoras,obrigado pelo contributo ;)

 

Estás a ver o quão fácil é?! LOL Vê lá se a Martinha não sabe... e nem produz!

 

:rofl:

 

:rofl:

 

:rofl:

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

1...2...3...4... Pum...pum...pum...pum...!!

 

:dancing:

 

 

n parece mto dificil :lol:

 

 

:rofl:

 

palavras sábias extremamente esclarecedoras,obrigado pelo contributo ;)

 

Estás a ver o quão fácil é?! LOL Vê lá se a Martinha não sabe... e nem produz!

 

:rofl:

 

:rofl:

 

:rofl:

 

 

 

HAHAHHAHAHAAHAHAHHA !!!

 

 

Sim ! A Martinha sabe ! :rolleyes:

whjfq8.jpg
Link to comment
Share on other sites

bom bom foram os anos em k o acido era rei isso sim na altura boa musica se ouvia anos 2000 até 2004 o ambiente era fantastico o LSD tambem fazia a festa e o cuidado com a roupa fluor tudo isso ajudava e claro muito menos festas

 

mas tambem concordo k os da velha guarda estão a perder muita kualidade a musica evolui e segue as modas...........

------- http://www.myspace.com/kanhabys - -( MAGIC DWARFS) http://www.myspace.com/magicdwarfsmotionaction

 

As festas trance são celebrações onde se atravessa diferentes estados espirituais sob o efeito estimulante das cores, luzes e movimentos, sendo realizadas em lugares considerados centros energéticos. A característica principal dessas festas é que elas não se baseiam apenas na música, incorporando também elementos locais e ancestrais, e criando, dessa forma, todo um movimento cultural em que se baseia o conceito e planejamento do evento, em uma atmosfera de tolerância e aceitação. A organização de uma festa trance é, portanto, semelhante a um ritual, onde o elemento primordial é a harmonia entre as pessoas, para que assim se possa alcançar os estados elevados da consciência, convertendo-se a festa em um ser vivo e inteligente, em completa harmonia com a natureza e o cosmos.

Link to comment
Share on other sites

nem mais,o album artcore foi um grande album e serviu de inspiração para muitos dos artistas de hoje em dia...quem é que fazia aquelas basslines???só mesmo astrix..

 

agora é só sex styles :gap: é outro que tal..

o astrix sempre teve aquele genero de bassline desde o primeiro album Eye to eye, e o primeiro album de ALien project (que tambem foi produzido por ele...)

 

embora nao seja adepto do full on, eu gosto do som de astrix, sempre gostei! ele juntamente com o COSMA (um grande produtor que já morreu)

foram dos pioneiros nesta cena do full on, mas eles produziam som bastante psicadelico ao mesmo tempo

 

em relação ao astrix... é preciso ver que ele nao tem culpa que o seu som tenha alastrado globalmente... a formula que ele conseguiu inventar de misturar tendencias "club"(influencias de house,progressivo, electro etc) com psytrance... é que lhe deu a identidade!

 

e continuo a gostar de ouvir sons dele agora, so pela qualidade de produção! ja vale apena

 

 

concordo plenamente... :smokinggun:

 

quanto ás ditas fórmulas não comento pois não percebo nada de produção... :closedeyes:

 

zink mas não é preciso perceberes de produção porque aqui a dita fórmula,é no meu entender mais um termo para as pessoas que não percebem nada de psytrance,dizerem que percebem e só gostam de coisas diferente,aquelas que fogem à fórmula...enfim...

 

querem mudar a fórmula???façam música de dança com 34 kicks por compasso :smokinggun:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

bom bom foram os anos em k o acido era rei isso sim na altura boa musica se ouvia anos 2000 até 2004 o ambiente era fantastico o LSD tambem fazia a festa e o cuidado com a roupa fluor tudo isso ajudava e claro muito menos festas

 

mas tambem concordo k os da velha guarda estão a perder muita kualidade a musica evolui e segue as modas...........

 

 

 

Concordo plenamente.......................bons anos........................taxe a perder a mística e a magia....................P.L.U.R. :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

formula de vibe tribe= acordes + synth com glide ou portmento + arpegio = sha la la

formula dark= baixo corrido + lfo + fx com força

formula full on noite= bend+distorçao com notas 1/16 | baixos com alguma variaçao de notas, e uma melodia com as mesmas notas de baixo so que uma oitava mais acima acompanhar

que exagero lol

 

essa descrição é do genero... BOLOS -> farinha ovos e forno

 

quando a milhoes de receitas de bolos, e milhares de maneiras de fazer a mesma receita!

mas o que faz maior diferença é ser bom pasteleiro!

Link to comment
Share on other sites

aii a uns tempos andava ai uma imagem msm cagar a rir... curtia por aki mas n encontro.. psy trance vsti qq merda... a gozar com essa cena da formula de fazer trance...

 

a cena é a gozar mas a idea é um synth k carrega-se em random... e faz uma faixa d psytrance sozinho...

 

lololo

Divine Stones (Urban Antidote Records)

MSN: divinestones@hotmail.com

New tracks and next gigs @ myspace:

MySpace.com - Divine Stones' Profile

 

cubnl9.gif

abletonco5.jpg

Link to comment
Share on other sites

formula de vibe tribe= acordes + synth com glide ou portmento + arpegio = sha la la

formula dark= baixo corrido + lfo + fx com força

formula full on noite= bend+distorçao com notas 1/16 | baixos com alguma variaçao de notas, e uma melodia com as mesmas notas de baixo so que uma oitava mais acima acompanhar

que exagero lol

 

essa descrição é do genero... BOLOS -> farinha ovos e forno

 

quando a milhoes de receitas de bolos, e milhares de maneiras de fazer a mesma receita!

mas o que faz maior diferença é ser bom pasteleiro!

 

 

Boa... hahahahaha Adorei essa :gap:

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

aii a uns tempos andava ai uma imagem msm cagar a rir... curtia por aki mas n encontro.. psy trance vsti qq merda... a gozar com essa cena da formula de fazer trance...

 

a cena é a gozar mas a idea é um synth k carrega-se em random... e faz uma faixa d psytrance sozinho...

 

lololo

 

olha eu n faço musica , mas precebo o minimo e keres k t diga isto d FÓRMULA DO PSYTRANCE é so rir :D

 

só dá msm para rir

 

mas kual fórmula

:tasmaluco:

Link to comment
Share on other sites

formula de vibe tribe= acordes + synth com glide ou portmento + arpegio = sha la la

formula dark= baixo corrido + lfo + fx com força

formula full on noite= bend+distorçao com notas 1/16 | baixos com alguma variaçao de notas, e uma melodia com as mesmas notas de baixo so que uma oitava mais acima acompanhar

que exagero lol

 

essa descrição é do genero... BOLOS -> farinha ovos e forno

 

quando a milhoes de receitas de bolos, e milhares de maneiras de fazer a mesma receita!

mas o que faz maior diferença é ser bom pasteleiro!

 

 

Boa... hahahahaha Adorei essa :gap:

 

msm , foi o que falou melhor :D ESTE FORUM É 1 MOCA

Link to comment
Share on other sites

''after looking around you... end up finding that the ´´formula´´ is inside of you''

 

:good:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

entao ja agora ja nao existe formula!!! lololol isto realmente parte tudo....primeiro keixam-se k os artistas usam sempre a mesma formula e agora ja nao ha formula nenhuma....pronto vamos chegar a um consenso.....os artistas usam sempre os mesmo igredientes... :)

Link to comment
Share on other sites

entao ja agora ja nao existe formula!!! lololol isto realmente parte tudo....primeiro keixam-se k os artistas usam sempre a mesma formula e agora ja nao ha formula nenhuma....pronto vamos chegar a um consenso.....os artistas usam sempre os mesmo igredientes... :)

 

quem falou aqui que existia um fórmula do psytrance????sinceramente não estou a perceber este post :blink:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

os artistas nao usam sempre a mesma formula o que utilizao sao as suas influencias... e como ha muitos que tem as mesmas influencias dai possa-se chamar uma formula... :D

 

por exemplo ha mesmo mts produtores com influencias de vibe tribe, astrix, por ai fora... depois logo muito do som que ouvimos para ai parece vindo da mesma formula... mas tudo nao passa das influencias...

Divine Stones (Urban Antidote Records)

MSN: divinestones@hotmail.com

New tracks and next gigs @ myspace:

MySpace.com - Divine Stones' Profile

 

cubnl9.gif

abletonco5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fórmula, mas qual fórmula... :huh: AAAAHHHH.....a fórmula!!!!! :lol: :lol:

 

Junte um pouco de boa disposição, uns pedacinhos de euforia, alegria e amor, mais umas jekas e uns joints, misture tudo muito bem e....voilá!

 

PSYTRANCE RULLLLESSSSS....

 

Até jazzzzz.......

Link to comment
Share on other sites

os artistas nao usam sempre a mesma formula o que utilizao sao as suas influencias... e como ha muitos que tem as mesmas influencias dai possa-se chamar uma formula... :D

 

por exemplo ha mesmo mts produtores com influencias de vibe tribe, astrix, por ai fora... depois logo muito do som que ouvimos para ai parece vindo da mesma formula... mas tudo nao passa das influencias...

 

exactamente....tudo nao passa de igredientes iguais...e pegar nisso e evoluir a maneira de cada um

Link to comment
Share on other sites

os artistas nao usam sempre a mesma formula o que utilizao sao as suas influencias... e como ha muitos que tem as mesmas influencias dai possa-se chamar uma formula... :D

 

por exemplo ha mesmo mts produtores com influencias de vibe tribe, astrix, por ai fora... depois logo muito do som que ouvimos para ai parece vindo da mesma formula... mas tudo nao passa das influencias...

 

ya consigo perceber o que queres dizer...mas isso chamam-se mesmo influências,não se chama fórmula...

 

tirando D'nB,toda ou quase toda a música de dança,é feita com 4/4 compassos,isto é a única fórmula que conheço que se pode chamar fórmula como definição...

 

agora quando dizem que produtor x ou y já não presta porque faz albuns sempre com a mesma fórmula,eu pergunto-me,mas que fórmula queriam que ele usasse???

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

1...2...3...4... Pum...pum...pum...pum...!!

 

:dancing:

 

Neste reply esta explicada a formula do psytrance :)

Afinal de contas ao fim de 10 hrs , ja so se ouve o kick ihihihih

eu ate costumo dizer:

"olha olha, agora vai entrar aquela !!"

"qual ?"

" aquela : PUM PUM PUM PUM "

No Comment Records

http://soundcloud.com/renlab/malice-in-wonderland-and-lab

"Now we shall replace the kickdrum by a guy saying Satan"

Link to comment
Share on other sites

agora quando dizem que produtor x ou y já não presta porque faz albuns sempre com a mesma fórmula,eu pergunto-me,mas que fórmula queriam que ele usasse???

 

talvez a mesma k sempre teve, mas sem deixar de perder a criatividade....na minha opiniao

Link to comment
Share on other sites

agora quando dizem que produtor x ou y já não presta porque faz albuns sempre com a mesma fórmula,eu pergunto-me,mas que fórmula queriam que ele usasse???

 

talvez a mesma k sempre teve, mas sem deixar de perder a criatividade....na minha opiniao

 

exactamente mas se o produtor for excessivamente criativo e tentar fazer uma coisa diferente,também já não presta porque perdeu a sua identidade e que já não puxa ou sei lá mais o quê...

 

quando é para criticar,arranja-se sempre argumentos,disso não tenhas dúvidas...

 

por exemplo se te defenderes por um lado,alguém te ataca por outro...se te defenderes por outro,alguém te ataca por um(não está muito claro mas acho que dá para perceber)...é como sempre foi em todos os aspectos da vida,dizer mal é muito fácil e muito depressa...é como construir,demora sempre mais do que a destruir...

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

epa concordo ctg nisso, mas e mm assim... se faz algo diferente tem k ser melhor ainda o k tinha feito antes, pk senao for melhor nao vale mesmo nada....mas se este mesmo artista nunca tivesse feito som e aparecesse com esse nova coisa diferente ja era o melhor artista.......e o que chamo de "habituar mal o publico"

Link to comment
Share on other sites

ya é uma cena dificil de explicar...

 

por exemplo,a nova geração(aquela que começou a ouvir psy à 2/3 anos),gosta mais dos albuns novos do que própriamente dos albuns antigos porque foi o que ouviram 1º e habituaram-se aquilo...passado uns tempos,quando experimentam ouvir a discografia do seu artista favorito,dizem logo que os albuns antigos não prestam...

 

a geração mais antiga também tem a mania de se afirmar como os verdadeiros e dizem que antes é que era e tal...não sei...chama um sociólogo do trance :gap:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

eheheheh, tem a sua psicologia....eu ja fui discriminado por nao ouvir trance a 10 anos...isto e verdade ..... e sabem de kem e a culpa??? e da minha mae que so resolveu engravidar em 87 :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

essa é que é boa :smokinggun: e não perde identidade...

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    580
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!