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Mandalas


Satthyia
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Mandalas

Mandala significa círculo em sânscrito. Aqui, ela designa um diagrama simbólico de uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade meditacional, representando todas as qualidades iluminadas. A palavra tibetana para mandala é kyilkhor (tib. dkyil khor), centro-círculo. Cada mandala é associada a uma certa divindade; porém, essas divindades não são "deuses" ou "deusas", mas buddhas (tib. sangs rgyas/ sangye), seres iluminados que demonstram sua compaixão, sabedoria e habilidade para liberar todos os seres do sofrimento e levá-los ao despertar.

As mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou metal, simbolizadas por montes de arroz, ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um rio próximo, para que as bênçãos se espalhem. A dissolução de uma mandala serve também como exemplo da impermanência.

As técnicas de construção de mandalas fazem parte do aprendizado dos monges tibetanos, incluindo a memorização dos textos que especificam os nomes, proporções e posições das linhas principais que definam a estrutura básica das mandalas. Esses textos não descrevem cada linha ou detalhe, mas servem como guias para complementar a ajuda dos monges mais experientes.

A base central segue proporções de 8 x 8, semelhante à arquitetura dos templos indianos tradicionais e dos altares védicos. O ponto cardeal norte é representado à direita, o sul à esquerda, o leste abaixo e o oeste acima. O centro da mandala representa a essência, a natureza búddhica, a própria iluminação.

Mandala significa círculo em sânscrito. Aqui, ela designa um diagrama simbólico de uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade meditacional, representando todas as qualidades iluminadas.

A palavra tibetana para mandala é kyilkhor (tib. dkyil khor), centro-círculo.

Cada mandala é associada a uma certa divindade; porém, essas divindades não são "deuses" ou "deusas", mas buddhas (tib. sangs rgyas/ sangye), seres iluminados que demonstram sua compaixão, sabedoria e habilidade para liberar todos os seres do sofrimento e levá-los ao despertar.

As mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou metal, simbolizadas por montes de arroz, ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma.

Neste último caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um rio próximo, para que as bênçãos se espalhem.

A dissolução de uma mandala serve também como exemplo da impermanência.

As técnicas de construção de mandalas fazem parte do aprendizado dos monges tibetanos, incluindo a memorização dos textos que especificam os nomes, proporções e posições das linhas principais que definam a estrutura básica das mandalas.

Esses textos não descrevem cada linha ou detalhe, mas servem como guias para complementar a ajuda dos monges mais experientes.

A base central segue proporções de 8 x 8, semelhante à arquitetura dos templos indianos tradicionais e dos altares védicos.

O ponto cardeal norte é representado à direita, o sul à esquerda, o leste abaixo e o oeste acima.

O centro da mandala representa a essência, a natureza búddhica, a própria iluminação.

Geralmente, essas mandalas são construídas no início de uma cerimônia de iniciação (sânsc. abhisheka, tib. dbang bskur/ wangkur), na qual um mestre (sânsc. guru, tib. bla ma/ lama) qualificado autoriza seus alunos a praticar um tantra.

Os tantras (tib. rgyud/ gyü) são escrituras esotéricas que descrevem diversos tipos de yogas (tib. rnal 'byor/ nenjor) — meditações, visualizações, recitação de mantras — para alcançar a iluminação.

Por exemplo, em uma iniciação de Kalachakra, o mestre autoriza seus alunos a praticas as yogas das escrituras do Kalachakra Tantra; aqueles que atingem a verdadeira realização dessas práticas alcançam o estado iluminado do buddha Kalachakra.

 

 

 

nicole.ahimsa :weed:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

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mandala.gif

 

 

Os símbolos sagrados conhecidos na Índia como Yantras e no Tibet como Mandala, tem o poder de, através da fixação dos olhos em seu ponto central, auxiliá-lo em sua meditação, paz interior e iluminação do momento.

O uso destes diagramas mágicos é muito antigo e, embora sejam mais comuns na Índia e no Tibet, podem ser encontrados em várias partes do mundo, como em Catedrais, desenhos indígenas, Runas, Labirintos, etc.

Abaixo, apresentamos algumas Mandalas e Yantras. Escolha um, fixe seus olhos em seu ponto central e integre-se. Utilize-os também como proteção de tela para criar bons auspícios no ambiente.

mand1.gif

Tripur Sundari

Sexualidade e Poder

mandtib3.gif

..]एकम् सत्. .

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ha mtus mais mas na sei pk na consegui po-los a todos aki...

hasta ^_^

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outch... :huh:

allo nicole,não sei se leste aquilo que postaste, mas tens aí alguns paragrafos repetidos!

Tem atenção amiga, gostei do tópico. ;)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

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Nao sabia tanto sobre as mandalas, no entanto farto-me de as ver :) , e curto bué.

Tem muita geometria, espiritualidade.. i like that. Boa nicole :rolleyes:B)

Em portugues gosto de pronunciar "mandá lá" (que depois vê-se lol) :lol:

 

[[=]] **

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  • 6 months later...

O evento em Lisboa da construção das Mandalas pelos monges Tibetanos foi cancelado.

Se o desejo de ver este evento justificar ainda poderá ser observado no Porto.

 

 

 

 

http://elastiktribe.org//index.php?showtop...t=0entry76217

 

 

:toosad:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

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Para quem estiver interessado em ver ao vivo a construção de uma Mandala:

 

 

http://elastiktribe.org//index.php?showtopic=2617

 

 

 

:)

bigadaaaaa...é mta giro ^_^ foi a minha primeira vez :oops::huh: lolllll :P

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Não percebi essa Nicole, explica lá isso...

 

 

:huh:

passo a explicar...nunca tinha visto a construçao de uma Mandala.Axei bastante interessante e gostei.Obrigado! ;)

 

 

p.s.percebeste agora incosma???jokas ^_^

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

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