Jump to content
×
×
  • Create New...

Budismo


Satthyia
 Share

Recommended Posts

Budismo

 

O budismo nasceu há 2.500 anos na India.O seu fundador,o BUDDHA

 

histórico,nasceu príncipe na familia dos shakya.Aos 29 anos renun-

 

ciou ao reino para procurar respostas aos problemas essenciais da humanidade.Depois de 6 anos de estudo junto de alguns Mestres e de

 

meditaçao solitária na floresta,atingiu a libertaçao ou iluminaçao.

 

BUDDHA nao é um deus nem um profeta..BUDDHA é um estado que qualquer ser humano tem o potencial de alcançar.

 

 

 

 

 

 

 

Contrariamente a muitas outras religioes,o budismo é nao-téista.quer isto dizer que nao contempla a existencia de um deus criador e se preocupa sobretudo em resolver problemas essenciais,os budistas tibetanos designam-se a si próprios NANGPA "aqueles que procuram dentro de si".Na verdade o budismo é uma via de busca e aperfeiçoamento espiritual.

 

O seu carácter aberto e nao dogmático leva cada vez mais pessoas a considerá-lo como uma filosofia,uma arte de vida e mesmo,segundo a opiniao de muitos mestres budistas contemporaneos,uma ciência de espírito.

 

 

 

 

 

-Os objectivos do budismo:

 

Todos os seres procuram a felicidade.Essa busca rege todos os nossos actos e é a finalidade essencial da nossa vida.O objectivo do budismo é permitir aos homens alcançar a serenidade e a paz mediante a transcendência do sofrimento.A finalidade é o estado de BUDDHA,um estado de total liberdade e serenidade.

 

O proprio BUDDHA definiu o seu ensinamento nestes termos:

 

*nao cometer acçoes negativas

 

*realizar acçoes positivas

 

*ter mestria sobre o espírito

 

 

 

 

 

 

È o ensinamento do BUDDHA...

 

Um dos principios essenciais do budismo é o principio de nao-violencia e de respeito por todas as formas de vida.Conceitos como o do Karma,ou lei de casualidade dos nossos actos,e o de renascimento ou de uma continuidade da consciência numa sucessao de vidas,sao tambem fundamentais da sua filosofia.

 

 

 

 

 

SIDDHARTHA BUDDHA,foi principe em lumbini,perto de palpa, nas escalas de hymalayan..seu pai era suddhodana,rei dos sakhyas,sua mae,maya morreu 7 dias apos o seu nascimento.BUDDHA morreu aos 80 anos.

 

nicole

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Acho o budismo uma doutrina muito interessante, embora vá contra algumas das suas ideias que nao sao muito racionais e soam um pouco a incompleto, no entanto é das religioes que mais admiro devido ao seus ensinamentos e a forma como os praticam.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

O que mais gosto no budismo é forma como a praticam que é sempre no gerundio.

Ou seja as coisas só mudam ou melhoram fazendo por isso.

Praticando e exercendo o verbo daquilo que se pensa e imagina.

Nada de fés cegas e deuses castigadores e guerras santas etc e tal.

 

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

O que mais gosto no budismo é forma como a praticam que é sempre no gerundio.

Porque gerundio Incosma...não percebi o sentido que quiseste dar

 

Por momentos ainda pensei que tinha alguma coisa a ver com brasileiros ou alentejanos (tou no gozo)

 

;)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Ou seja as coisas fazem-se e são reais fazendo-as!

Ama-se amando-se, transformam-se transformando-se.

 

Ou seja na prática.

É evidente que todos sabemos isso mas fazê-lo é que já é mais dificil.

É uma religião coerente nesse aspecto, não é nenhuma entidade que o faz mas sim tu prórprio atravez do que recebemos da natureza incluindo o corpo, mente e alma!

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Ou seja as coisas fazem-se e são reais fazendo-as!

Ama-se amando-se, transformam-se transformando-se.

 

Ou seja na prática.

É evidente que todos sabemos isso mas fazê-lo é que já é mais dificil.

É uma religião coerente nesse aspecto, não é nenhuma entidade que o faz mas sim tu prórprio atravez do que recebemos da natureza incluindo o corpo, mente e alma!

 

:)

ola!

Nao veju u BUDISMO como uma religião...

mas sim como uma filosofia d vida.

religiao pa mim é tipu a catolika evangelica etc ...

 

 

Hasta!

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

lol

 

uma coisa coisa é a tua maneira de ver, outra coisa é como elas sao

depende da maneira d intrepertação de cada um..

se estudares uma beka mais vais encontrar o budismu como uma filosofia d vida.

nu entantu...cada um pensa e ve as coisas á sua maneira...se todus pensassem u mesmu ...ui ui---

hasta! :huh:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

ha quem ache que o futebol seja uma filosofia de vida, no entanto muitos outros julgam ser só um desporto.

 

é claro que para quem acha que seja uma filosofia de vida, está no seu direito de o achar, mas isso nao invalida que o futebol seja aquilo que ele realmente é...

um desporto!

 

nao sei se me fiz entender...

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Acho que se um conjunto de "regras de conducta" forem uma religião, então o Budismo tambem o é! Se para ser religião é preciso ter entidade divina, então o Budismo não é religião! Acho que é uma questão de prespectivas, a conotação que cada definição tem para o seu termo! Acho que antes disso teremos de ver o que significado tem o termo "religião".

 

Religião

s. f.

culto prestado à divindade;

conjunto de preceitos e práticas pelas quais se comunica com um ser ou seres superiores;

doutrina ou crença religiosa;

reverência ou respeito às coisas sagradas;

temor de Deus;

observância dos preceitos religiosos;

crença;

escrúpulo;

 

Na minha opinião não se poderá considerar religião pois não ha entidades divinas!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

é mais ou menos como o trance.

 

tudo é relativo e se as pessoas são felizes com certas e determinadas filosofias de vida quem somos nós para os andar a chatear.

 

eu tenho a minha verdade e ele tem a dele o importante é as diferentes verdades respeitarem-se mutuamente e não entrarem em conflito...

 

O que é uma religião senão uma filosofia de vida.

 

ou uma filosofia de vida pode vir a ser uma religião?

 

só jesus pode responder a esta :D

 

tambem não sei se me fiz entender pois eu próprio não compreendo muito bem estes assuntos da espiritualidade filosófica ou deverei dizer filosofia espiritual

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Mas encontrei outra definição:

 

Religião natural:

a que assenta apenas nos dados do sentimento e da razão, sem recurso a revelação divina;

 

Talvez seja uma Religião Natural!

 

ou ainda:

 

Religião positiva ou Religião revelada:

aquela em que os dados dos sentidos e da razão são completados e confirmados pelos da revelação.

 

Muitos monges tibetanos têm "a revelação" durante a meditação! Agora fiquei curioso...qual destas será?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pois tribolik, cada um tem as suas verdades, é verdade! Mas existe uma realidade consensual, em que os seres humanos, em consenso decidiram dar nomes as coisas, e definições universais (que muitas vezes é dificil decifrar, devido as nossas realidades interiores estarem longe). E por isso acho que até é curioso discutir isto, porque apesar de Religião e Filosofia de vida serem parecidos, não é igual, pois quem segue uma filosofia de vida não está sujeito a "peditórios", não tem de ser cordeal a um deus, não ha ninguem acima de ti, e blá blá blá...

 

Eu tambem não percebo nada disto, e gostava de ter mais umas luzes? Num anda por ai nenhum tibetano :P

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

tenho uns kuantos amigos .. e eu proprrio k nos ineteressamos por esta cultura o budismo ... e chegamos a falar sobre um metodo de explicaçºao de umas terorias do budismo ... so livro do sidharta .... e de muitops outros e encontramos uma mt inetressante ,,

na concepção idealizada do budismo ... a coisa é a coisa ..e nada mais .. td o que lhe for acrescentado so a vai deteorizar ... por exemplo como apontaram num livro ..

se tivermos uma folha .. ao olharmos a folha o que dizemos que é uma folha ...

mas se a rasgarmos em 2 ... o q dizemos ?' e em 3 ... e assim sucessivamente ...

a complicação de nos tantarmos sempre explicar ou deividir .. compreender .. o que por si mesmo ja esta compreendido ... a explicação retira a essência da existência do que quer que seja ...

 

a coisa é ........ simplesmente!

 

 

hehe .. ! é deveras uma reigião com mt coisa linda .. inetressante ..

a minha poropria assinatura deriva de leituras deste genero .. e que se revela mt importante na mminha vida ... !

 

 

boas

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

chakra.gifBudismo Tibetanochakra.gif

face.jpg

O que é o budismo?

Ao contrário do pensamento comum, o budismo não é uma religião, pois não existe um deus criador, porém também não será correcto denominá-la como uma filosofia, pois aborda muito mais do que uma mera absorção intelectual.

O Budismo não tem uma definição, tendo aquela que qualquer praticante lhe queira atribuir, contudo poderemos denominá-la de caminho de crescimento de espiritual, através dos ensinamentos dos Buddhas.

Todos os seres sencientes têm o mesmo desejo primordial - seres felizes e livrarem-se do sofrimento. Até mesmo recém-nascidos, animais, e insectos têm esse desejo. É o nosso desejo desde tempos sem inicio e está presente em nós todo o tempo, mesmo quando estamos a dormir.

Nós desperdiçamos todo o trabalho da nossa vida para realizar este desejo.

Cada vez mais os seres humanos gastam tempo e energia desenvolvendo condições externas na sua busca pela felicidade e pela resolução dos seus problemas.

meditation_buddha.jpg

Qual foi o resultado? Em vez de ver-mos os nosso desejos satisfeitos, o sofrimento dos seres humanos cresce a cada dia que passa, ao contrário da felicidade e da paz, que a cada dia que passa diminui.

Isto mostra-nos claramente que precisamos de encontrar um método válido para realizar pura felicidade e liberdade do sofrimento.

Todos os nossos problemas e todos os nossos sofrimentos, são criados por mentes descontroladas e acções não-virtuosas.

Através da prática do Dharma nós podemos aprender a pacificar e controlar estes estados mentais. Para isto Buddha deu 84.000 ensinamentos, cada um referente a uma doença mental.

Ensinando que a nossa vida humana é extremamente preciosa e rápida para nos preocupar-mos com actividades fúteis e malvadas.

Para contrapor tais actividades devemos desenvolver paz, calma e sabedoria, para nos abstrairmos dos três venenos (ignorância, auto-apego, e raiva), de modo a eliminar o nosso mau karma, sairmos de samsara, e atingir felicidade permanente, e a verdadeira cessação de todos os nossos sofrimentos.

Existem vários tipos de Budismo, consoante a aspiração de cada pessoa. Existem três tipos principais de Budismo, o Hinayana, o Mahayana, e o Vajrayana.

No Hinayana, ou pequeno veículo, o praticante tem como motivação e objectivo a iluminação para bem próprio. Tentando cessar o seu sofrimento pessoal.

O culminar deste caminho será a cessação de samsara e a obtenção do estado de Arhat.

No Mahayana, ou Grande Veículo, o praticante tem como motivação e objectivo a iluminação para o bem de todos os seres.

A motivação do Mahayana é a compaixão universal, pela qual se tenta atingir a cessação do sofrimento pessoal como o Hinayana, mas com uma outra intenção última, que todos os seres também se possam livrar de todos os sofrimentos.

Compreendendo que somente quando se atinge o estado de Buddha se pode beneficiar todos os seres. É também importante referir que só com bodhichitta, este desejo de libertar todos os seres do sofrimento, se poderá atingir o estado de Buddha.

tchorten.jpg

No Vajrayana, ou Veículo Diamante, o praticante tem a mesma motivação, bodhichitta, mas através de receber instruções especiais e secretas, poderá atingir a iluminação de um modo mais rápido.

Existe a alegoria do rio envenenado que nos transmite a diferença entre o caminho Mahayana e o Vajrayana.

Imaginemos um rio contaminado por bagas venenosas, algures no seu percurso, o praticante Mahayana espera que o veneno desapareça com o tempo das águas, não bebendo nem deixando os outros beber, o que poderá levar muito tempo, no entanto,

o praticante Vajrayana iniciado nas instruções secretas, muitas delas dadas somente de mestre para discípulo oralmente, também denominadas, verdades sussurradas ao ouvido, iria pelo rio em busca das bagas venenosas, para as retirar directamente do rio, e assim todos poderem livremente beber a água o mais rápido possível.

roda.gif

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

muitas gracias pelo texto nicole, é fascinante, parece que nos impele a ser budistas. Não fazia ideia das três "formas" de budismo, de facto é uma religião que requer muita disciplina, compreensão. A ideia que tenho do budismo é a de uma forma muito natural, correcta, de encarar a vida.

 

Namaste :dance:

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

é tudo muito bonito! muito shanti! mas na minha opiniao o budismo é só mais uma religiao como todas as outras repressora! sory mates nao acredito em nenhuma religiao para fazer d mim uma pessoa melhor! with respect 2 all! -_-

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

oi malta rija!!!!!

 

budismo? respeito!

 

o intuito do budismo é claro e simples.......respeito a tudo e a todos.

 

se conseguirmos fazer esta pequena coisa.....esta mesma que pode mudar toda a nossa visão sobre o resto.....e até mesmo sobre nós.....que quando atingirmos esse tipo de pensar......acabaremos por eliminar o eu que tanto nos faz ajuizar os outros e nós próprios.

 

a consciência não é uma coisa q se possa ter .....tem se partilhando-a

 

 

Hasta Siempre

Link to comment
Share on other sites

o Budismo é algo mais k uma religiao...é uma filosofia de vida.Akele k se converte ao budismo,vive para encontrar o seu eu interior e nao para rezar e dar dinheiro aos padres.o budismo pede k uma pessoa kuando morre seja cremada assim como o hinduismo.

Ambas as religioes me fascinam pelo simples facto k me identifico kom elas..sao filosofias k transcendem tudo e todos..filosofias k respeitam os animais..respeitam a natureza..e lutam mais k tudo pelo seu eu interior...a paz de espirito...atingir o nirvana...cenas assim.

para mim kuando se fala em religiao vejo logo montes de pessoas a venerar estatuas e a acreditar nakilo k nao sabem se realmente aconteceu.

no budismo e hinduismo...acreditam k deus é a natureza..tudo o k dela faz parte é deus...nao associamos um deus humano como a religiao catolica...alias...sou contra a igreja catolica...o vaticano..sao todos uma seita...com a opus dei..bahhh...a igreja ta milionaria...á custa de pessoas crentes k n tem mais nada onde se agarrar.

sim...pk a religiao é para os seres humanos como uma bengala..onde nos apoiarmos..

tendo tudo isto em conta...considero-me muito mais budista e hindu do k propriamente nos milagres de fatima e etc...

o budismo inspira paz e fraternidade...o hinduismo respeito pelos animais.acredito k esta mais depressa um deus num animal k o homem maltrata do k propriamente numa estatua de bronze em forma de cruz...

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

è facil sermos amigos dos nossos amigos.mas ser amigode quem s diz nosso inimigo é a quinta-essência da verdadeira religiao.tudo o resto é uma forma d negocio. ;)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

o Budismo é algo mais k uma religiao...é uma filosofia de vida.Akele k se converte ao budismo,vive para encontrar o seu eu interior e nao para rezar e dar dinheiro aos padres.o budismo pede k uma pessoa kuando morre seja cremada assim como o hinduismo.

 

Quem se converte ao cristianismo não o faz para dar dinheiro aos padres.....será que aqueles sacerdotes Hindus e Budistas não terão a sua fonte de rendimento?????

 

Ambas as religioes me fascinam pelo simples facto k me identifico kom elas..sao filosofias k transcendem tudo e todos..filosofias k respeitam os animais..respeitam a natureza..e lutam mais k tudo pelo seu eu interior

 

A cristã não respeita a natureza? Não quereremos todos a paz interior de uma ou de outra forma?

 

a igreja ta milionaria...á custa de pessoas crentes k n tem mais nada onde se agarrar.

 

Tá a igreja, o professor bambolé, a Maria Duval e se calhar alguns budistas....ou não??? O Dalai Lama tb não deve passar fome

 

o budismo inspira paz e fraternidade...o hinduismo respeito pelos animais.acredito k esta mais depressa um deus num animal k o homem maltrata do k propriamente numa estatua de bronze em forma de cruz...

 

O cristianismo também inspira paz e fraternidade, respeito por todos os seres (aliás é deles que vem a fonte de alimento). No hinduismo se calhar respeitam mais uns animais do que outros.

 

 

OP que quero dizer é que cada um com a sua.....e não é por teres uma diferente que esta é melhor....

 

Se o negócio do Buda rendesse também eles tavam ricos ou pensas que iam distribuir???

O estado Nirvana atinge-se com um tiro na cabeça, não é? :diabo:

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

I. Os actos de pensar, falar e agir geram “causas” que criam “efeitos” simultâneos. Portanto, ninguém passa por um determinado problema ou situação sem ter, antes, feito a devida causa para sofrer com esse problema ou situação ou usufruir disso. A somatória de causas e efeitos é chamada de “Karma”, e este repositório Kármico é tido como uma oitava forma de consciência, presente no indivíduo. Para melhor entender, se colocarmos essas formas de consciência numa ordem, temos: (1) visão, (2) tacto, (3) audição, (4) olfacto e (5) paladar; comumente chamados de cinco sentidos. A eles o budismo acrescenta quatro outras funções espirituais da percepção, que são: (6) força de integração dos cinco sentidos anteriores, (7) força do pensamento (que não julga apenas pelos cinco sentidos, mas procura ordem e leis dentro deles); (8) inconsciente gerador de actos e, (9) inconsciente imaculado (o “eu” essencial, ou ainda o “estado de buda”).

 

 

II. “Eu sou o meu próprio ambiente. O meu ambiente é a manifestação da minha vida.” Este é um dos princípios fundamentais do budismo: o meio ambiente em que vivemos é exactamente o reflexo da nossa vida, do nosso karma, e efeito de causas feitas no passado.

 

 

III. “Não há, em tese, reencarnação. Mas sim eternidade da vida pontilhada por momentos de actividade (vivo, desperto, activo) e latência (morto, sono, descanso). É possível fazer causas (positivas ou negativas) somente quando a vida está em actividade.O nosso karma normatiza um conjunto de questões principais, como forma, quando, onde e como vamos nascer e estar activos. A partir do nascimento, a pessoa fica por conta de seus actos. Dependendo de como pensa, fala e age, define sua vida futura. Daí a importância de buscar “sabedoria”, “iluminação” ou “compreensão” para praticar actos que proporcionem um karma evolutivo e não regressivo.

Aqui, cabe uma pergunta: Pelo raciocínio do karma que progride ou regride, uma vida que tenha se manifestado na forma humana, pode vir a se manifestar na forma de um insecto, por exemplo?

Do ponto de vista do budismo, em tese, dependendo das causas que essa pessoa produza, ela pode vir a se manifestar como uma forma de vida dita “inferior” (à humana). No caso, teríamos uma vida cujo karma fez com que se tornasse degressiva.

 

 

IV. Pelo poder inacto de compreensão e mudança descrito nos itens anteriores, o ser humano é tido como o centro das atenções do budismo e também o responsável moral pela protecção das formas de vida consideradas “inferiores”. Há uma frase atribuída a Sidharta em resposta a uma pergunta sobre quais tipos de seres inferiores os seres humanos poderiam matar. “Basta matar o desejo de matar...”, respondeu ele.

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    524
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!