Administrador Ruvi Posted February 21, 2008 Administrador Share Posted February 21, 2008 Os portugueses vão poder assistir no primeiro sábado de Março, se as condições do céu o permitirem, ao primeiro eclipse total da Lua desde 2004, visível em toda a Europa, África e Ásia ocidental. O fenómeno terá início às 21h30 (hora TMG e de Lisboa) de 3 de Março, depois da Lua entrar em penumbra às 20h18, e terminará à 1h20 dessa noite, com o eclipse total a ocorrer entre 22h44 e as 23h58, precisou à agência Lusa a astrónoma Albertina do Campo, do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Se as nuvens não interferirem, a Lua "cheia" estará nessa noite bastante alta no céu, virada a sul, em muito boas condições para se observar a sua ocultação, referiu. O eclipse resultará da interposição da Terra entre o Sol e a Lua, que fará projectar nela a sua sombra em forma de cone. Mas mesmo no meio da fase de ocultação total, às 23h21, a Lua não irá desaparecer completamente devido a radiações luminosas de partículas da atmosfera terrestre que se projectam nela. É por isso que o disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, explicou a astrónoma do OAL. Foi a partir a observação dos eclipses que os antigos gregos descobriram que o planeta era redondo, recordou Alfredina do Campo. A palavra eclipse vem aliás do grego (ékleipsis), que significa desaparecimento. Em todo o país haverá sessões públicas de acompanhamento do fenómeno, com explicações detalhadas, com o Observatório Astronómico de Lisboa a abrir as suas portas ao público na noite de 03 de Março e o NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) a promover uma sessão idêntica no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril. Embora o eclipse seja facilmente visível à vista desarmada, o OAL disporá de telescópios para os curiosos e o NUCLIO dará aos interessados a possibilidade de observarem em directo, via Internet, a evolução do fenómeno noutros países, caso a Lua esteja encoberta nessa noite. A norte, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza também uma sessão de observação do eclipse na sua sede, na rua das Estrelas, durante a qual reunirá uma "Tertúlia" animada por um astrónomo, onde o público poderá esclarecer as suas dúvidas. Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, mas dessa vez não será visível na Europa. Os último ocorreu na madrugada de 28 de Outubro de 2004, uma quinta-feira, entre as 03h23 e as 04h45, sendo o de 03 de Março a horas bem mais convenientes, já que tudo se vai passar depois da hora do jantar de um sábado à noite. in Observatório do Algarve Link to comment Share on other sites More sharing options...
Annaïs Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 tavam nuvensss ***Anaïs*** ***Body Piercer Triparte*** !!!Harder Better Faster Stronger!!! Facebook http://www.triparte-tattoo.com/ Triparte Body Piercing Tattoo - Rua da prata nº88/90 Baixa Chiado Lisboa -218862994 Link to comment Share on other sites More sharing options...
lagartonni Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 interessante...um fenomeno a não perder! A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. "Never Argue with idiots… They will drag you down to their level and beat you by experience." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Markkus Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Eclipasa-mos! kidding! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Este é o primeiro dos dois eclipses totais da Lua de 2007, com o segundo a ocorrer a 28 de Agosto, mas dessa vez não será visível na Europa. Esta informação que aqui colocaste, Ruvi, refere-se ao Eclipse total da Lua que aconteceu o ano passado a 3 de Março e não ao que aconteceu esta noite que passou, que teve inicio a partir das 00:35... O primeiro eclipse lunar total visível em Portugal desde Março de 2007Eclipse total da Lua na próxima semana visível em Portugal 15.02.2008 - 11h50 Lusa A Terra vai atravessar-se entre o Sol e a Lua na próxima semana, no primeiro eclipse lunar total visível em Portugal desde Março de 2007, informou hoje o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Se as nuvens não o impedirem, o fenómeno astronómico será visível na noite de quarta para quinta-feira a partir das 00H35 (hora de Lisboa), num momento em que a Lua cheia estará bastante alta no céu, em boas condições para se observar a sua ocultação. A Lua ficará com um tom avermelhado durante o eclipse, que atingirá a sua expressão máxima às 03H26, com a Lua a mergulhar completamente na sombra da Terra. "O disco lunar estará sempre visível, com várias tonalidades entre o cinzento e o avermelhado, devido às radiações luminosas projectadas por partículas da atmosfera terrestre", explicou à agência Lusa fonte do OAL. A Lua vai entrar sucessivamente na penumbra (00H35) e na sombra (01H43) até começar o eclipse total, que decorrerá entre as 03H01 e as 03H52. Nas fases seguintes, a Lua sairá da sombra às 05H09 e da penumbra às 06H17, altura em que o seu disco estará de novo totalmente visível, embora a sua imagem comece a dissolver-se com o nascimento de um novo de dia. O começo da fase de sombra será visível em África, na Europa, no Oceano Atlântico, na América Central e do Sul, e na América do Norte, com excepção da zona ocidental. Quanto ao final do fenómeno, só poderá ser visto na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no Oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do Oceano Pacífico. Este eclipse tem a particularidade da Lua não atravessar a sombra da terra pelo meio, mas sim um pouco abaixo do diâmetro central e paralelo à orbita da Lua, o que tornará menor a fase de ocultação total. Os últimos eclipses totais da Lua visíveis em Portugal ocorreram a 03 de Março de 2007 e a 28 de Outubro de 2004. In, Publico.Pt I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hatshepsut Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 yeeeiiiiiii no dia dos meus anos! Me www.playfilmes.pt Link to comment Share on other sites More sharing options...
Erripúter Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 yeeeiiiiiii no dia dos meus anos! O Eclipse foi na noite do dia de hoje, Quinta.. Bebam lá leite, vá!.... . Link to comment Share on other sites More sharing options...
Natti Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Mas que grande confusão que vai pr'áqui!! O eclipse foi este noite que passou e pronto. Não vai haver mais nenhum no dia 3 de Março, isso foi o ano passado... ... clear? Ora vejam aqui: Eclipses em 2008 I'm on a mission! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vicious Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Noticia de última hora: "o próximo eclipse só se pode avistar a partir da Herdade do Grou, no próximo dia 1/3". Link to comment Share on other sites More sharing options...
Piteira Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 lol vais lá my friend???pareçe q tenho q por baixa....stay strong Eco Drums Lab http://ecodrumslab.blogspot.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrador Ruvi Posted February 21, 2008 Author Administrador Share Posted February 21, 2008 Mas que grande confusão que vai pr'áqui!! O eclipse foi este noite que passou e pronto. Não vai haver mais nenhum no dia 3 de Março, isso foi o ano passado... ... clear? Ora vejam aqui: Eclipses em 2008 Eu também achei muito estranho porque ontem á noite também me tinham falado que tinha acontecido, mas deposi fiz pesquisa e apareceu a noticia, que pelos vistos era do ano passado. Peço desculpa! Pode ter sido de Link to comment Share on other sites More sharing options...
detsail Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Vês.... Não é difícil pedir desculpas. Se o fizesses mais vezes, quando o lapso é maior... Isso é que era. "In the absence of light, darkness will prevail..." Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hatshepsut Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Pois eu tb estava a achar estranho ter a mesma prenda 2 anos seguidos!! Ruvi dia 1 pagas uma á conta desta Me www.playfilmes.pt Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administrador Ruvi Posted February 21, 2008 Author Administrador Share Posted February 21, 2008 Pois eu tb estava a achar estranho ter a mesma prenda 2 anos seguidos!! Ruvi dia 1 pagas uma á conta desta Na boa, em Março vou ver se me eclipso um pouco! Link to comment Share on other sites More sharing options...
DigitalSelf Posted February 21, 2008 Share Posted February 21, 2008 Pois eu tb estava a achar estranho ter a mesma prenda 2 anos seguidos!! Ruvi dia 1 pagas uma á conta desta Já me lixaram..tinha embrulhado a lua ontem à noite para adiantar trabalho, só me faltava o laço! ps. pagas duas "Só os que procuram o absurdo atingem o impossível." Link to comment Share on other sites More sharing options...
stantans Posted February 22, 2008 Share Posted February 22, 2008 e eu não vi.. pensei k era às 00:45, mas à 1:30 a lua tava exactamente igual e n me apeteceu esperar até às 3 iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now