Jump to content
  • Create New...

Recommended Posts

Eu, tu e ele.... fomos almoçar a um restaurante e no final a conta deu 30 €.

Fizemos o seguinte: cada um deu 10 €.

Eu: 10 € Tu: 10 € Ele: 10 €

O empregado de mesa levou o dinheiro até ao caixa e o dono do restaurante disse o seguinte: "Esses três senhores são clientes antigos do restaurante, por isso vou devolver 5 € como desconto"... E entregou ao empregado cinco moedas de 1 €.

O empregado, muito esperto, fez o seguinte : ficou com 2 € para ele e deu 1 € a cada um de nós ...

No final ficou assim :

Eu: 10 € (-1 € que foi devolvido) = Eu gastei 9 €

Tu: 10 € (-1 € que foi devolvido) = Tu gastaste 9 €

Ele: 10 € (-1 € que foi devolvido) = Ele gastou 9 €

Logo, se cada um de nós gastou 9 €, o que nós três gastámos juntos, foi 27 €. E se o empregado ficou com 2 € para ele, temos:

Nós: 27 €

Empregado: 2 €

TOTAL: 29 €

A pergunta é: onde foi parar o outro 1 € que está em falta? ? ? ? :wacko: :hammer:

...DiT DOLPHinTRANCE...

https://www.elastiktribe.org/forums/topic/1002-onde-est%C3%A1-o-euro/

Na realidade a despesa foi de 27€! Mas as coisas estão mal vistas! 25€ foi o que consumiram, mais 2€ que foi o que o enpregado tirou, e os três Euritos devolvidos estão com eles!

explicando melhor é assim!

Despesa do almoço=25€

O que o empregado tirou=2€

Isto dá os 27€ que foram pagos!

Mas ainda temos as 3 moedas de 1€ que foram devolvidas!

27€ que foram pagos, mais as 3 moeditas de 1€ que foram devolvidas temos os 30 €! Ñ desapareceu moeda nenhuma! A moeda que está a faltar no raciocinio está dividida pelos 3 individuos, ou seja cada um tem 3,33333...€ da moedinha que falta!

um pouco confuso mas espero que entendam :hammer:

:stoned:

«Na realidade a despesa foi de 27€! Mas as coisas estão mal vistas! 25€ foi o que consumiram, mais 2€ que foi o que o enpregado tirou, e os três Euritos devolvidos estão com eles!

explicando melhor é assim!

Despesa do almoço=25€

O que o empregado tirou=2€

Isto dá os 27€ que foram pagos!»

...correcto e afirmativo...de facto acho que todos concordamos que a despesa total (visto que o outro fanou 2 €) foi de 27€ (30 menos os 3 que recebemos de troco...)...e como nós entregámos 30 €, temos os 3 € de troco em nosso poder...um € para cada um...mas voltamos aos 9 € de despesa a cada um...

«Mas ainda temos as 3 moedas de 1€ que foram devolvidas!»

...se não as tivessemos teriamos pago 30 € e não 27...

«27€ que foram pagos, mais as 3 moeditas de 1€ que foram devolvidas temos os 30 €!»

...não percebi...então vamos imaginar que cada um de nós chegou ao restaurante só com 10 € no bolso...

...se pagámos 27 €, sobram-nos 3 €...e se além desses ainda recebemos(?!) mais os 3 € do empregado...então tinhamos 6 € em cima da mesa (2 € para cada um)?!...o que corresponderia a uma despesa total de 24 €?!...mas eu só vi lá os 3 € que foi o que o empregado nos trouxe...e a verdade é que saímos os 3 de lá só com 1 € cada um...(ou seja, 27 € de despesa)...tu saíste de lá com mais que isso?...

«Ñ desapareceu moeda nenhuma! A moeda que está a faltar no raciocinio está dividida pelos 3 individuos, ou seja cada um tem 3,33333...€ da moedinha que falta! »

...tens que explicar isso melhor...mas para já passas a ser o principal suspeito de ter fanado o eurito (e a avaliar pela tua conversa se calhar até foi mais que isso...)...hehe... :hammer:

...DiT DOLPHinTRANCE...

:wacko::wacko: Achei que todos tiveram razao mas uma coisa temos que ter a certeza nao a nada como os nossos antigos escudos.Tenho umas saudades tudo isto só para entrar-mos na cee.........

:sad::sad::sad:

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

...matematicamente as tuas contas até estão certas...mas alguns dados que utilizas nas equações não correspondem à situação que aconteceu porque nós não pagámos 8.3(3)€ mas sim 9 € (certinhos) cada um (10-1 de troco)...e como tal a despesa acabou por ser de 27€ e não de 25 como utilizas na equação... :hammer:

...DiT DOLPHinTRANCE...

27€ pagos - 2 do empregado = 25€ rebebidos pelo patrão.

A questão é k se se pagou 27€ (9€ cada um) não se deve somar 2 € (roubados pelo empregado) mas sim subtrair. porque o total já não é 30€ mas sim 27€.

O patrão ganhou 25€

O empregado 2€

25+2=27=27€(pagos por nós)

Nós pagamos 27€ mas nesses 27€ já estam incluidos os 2€ roubados pelo empregado, portanto não se podem subtrair porke já estão contabilizados.

^_^

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

«Nós pagamos 27€ mas nesses 27€ já estam incluidos os 2€ roubados pelo empregado, portanto não se podem subtrair porke já estão contabilizados.»

...é mais ou menos isso...subtrair até podem mas não se podem é somar outra vez, que era o caso...portanto a resposta certa é a que deste no parágrafo anterior a esse:

«A questão é k se se pagou 27€ (9€ cada um) não se deve somar 2 € (roubados pelo empregado) mas sim subtrair.»

Certíssimo! :peace::)

...DiT DOLPHinTRANCE...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now
  • Member Statistics

4,907
    Total Members
    653
    Most Online
    zZora
    Newest Member